ISD recebe visita de representantes da área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde

Publicado em 12 de julho de 2023

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu, nesta quarta-feira, 12 de julho, a visita do Coordenador-Geral da área de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Arthur Medeiros, do técnico da pasta para a região Nordeste, Cícero Kaíque e da Coordenadora Estadual da Rede Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do RN, Marilene Soares. Na ocasião, os representantes do Ministério puderam conhecer de perto serviços de reabilitação e trocar experiências sobre a execução da Política Nacional de Saúde para as pessoas com deficiência.

 

Durante a manhã, os representantes conheceram as atividades desenvolvidas no ISD, Organização Social localizada no município de Macaíba (RN), habilitada como Centro Especializado em Reabilitação IV (CER), na reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. 

 

O coordenador-geral e o técnico estiveram nas duas unidades do ISD, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), onde puderam conhecer as atividade de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas de forma integrada com a assistência na saúde à pessoa com deficiência.

 

“Foi muito positivo conhecer a potencialidade do Instituto não apenas para a oferta do cuidado, mas também na formação de profissionais, que sabemos que é o diferencial hoje para termos o cuidado qualificado na saúde da pessoa com deficiência. Aqui vemos pesquisa e ensino unidas em prol da qualificação do cuidado, envolvendo graduação, pós-graduação, educação permanente em saúde… isso mostra o potencial que temos de transformação da realidade pela educação.”, destaca o coordenador-geral Arthur Medeiros. 

 

De acordo com a Coordenadora Estadual da Rede Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do RN, Marilene Soares, o momento foi importante para trocar informações e experiências sobre os serviços oferecidos pelo Brasil. “A visita do coordenador nacional é um diferencial para o atendimento no serviço. Ele vem conhecer a realidade daqui de perto e, além de compartilhar experiências e notícias de outros locais, leva também nossa experiência para dividir com outros estados”, afirma. 

 

Além de atuar na rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência como CER, o ISD também oferece, desde 2018, o primeiro Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência no Brasil, que recebe anualmente estudantes das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. “É muito importante ver as possibilidades de troca e como podemos contribuir para o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência a nível nacional. A comunicação da rede via Ministério é muito importante para fortalecer a assistência”, completa a coordenadora do CER ISD (CER ISD), Camila Simão. 

 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD recebe visita de representantes da área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia