Diretoria do ISD apresenta relatório anual 2023 ao Conselho de Administração

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

A diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação localizada em Macaíba (RN), apresentou na manhã desta quarta-feira (28) o relatório anual de execução do contrato de gestão para o Conselho de Administração da instituição. Na ocasião, foram detalhadas as ações realizadas ao longo de 2023 nas duas unidades do instituto, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neuroengenharia Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). 

No relatório constam as metas de desempenho e os indicadores alcançados pelo ISD em 2023, que serão avaliadas pela Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gestão instituída pelo MEC, além dos demonstrativos financeiros analisados por auditores independentes. Todos os pontos foram aprovados à unanimidade pelos membros do conselho, que acompanharam a reunião virtualmente.

Dos 11 indicadores vigentes analisados no contrato de gestão, o ISD alcançou em 2023 a meta pactuada com o Ministério da Educação em nove, com tendência de alcance parcial nos outros dois. Entre os itens avaliados estão o índice de sucesso do programa de mestrado em neuroengenharia; a ocupação das instalações por pesquisadores externos e as práticas de educação permanente em saúde.

O presidente do Conselho de Administração, Theodoro Paraschiva, destacou que o desempenho seguiu a tendência apresentada nos últimos anos e reconheceu o esforço coletivo para manutenção dos índices dentro ou próximo da meta estipulada no contrato de gestão.

“Mais uma vez o instituto demonstrou que superou quase todas as metas propostas. É claro que há aquelas que não foram alcançadas, até porque quando todas as metas são batidas com facilidade, significa que não existe mais desafio, e as metas são para isso, mostram aquilo para que a gente veio, para que serve o Instituto”, ponderou Theodoro.

A apresentação do relatório foi conduzida pelo diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr., e pelo diretor-administrativo, Jovan Gadioli. Os diretores aproveitaram a ocasião para formalizar um convite à comissão para comparecer ao evento alusivo em comemoração aos dez anos da qualificação do instituto como organização social. “Esse evento está sendo planejado com a premissa maior de prestação de contas à sociedade do que aconteceu ao longo desses dez anos, quais são as entregas do ISD para a sociedade”, explicou o diretor-geral, Reginaldo Freitas.

A íntegra do relatório anual 2023 será posteriormente disponibilizada para toda a população. Além da prestação de contas, o documento também celebra os 10 anos de criação do programa de pós-graduação na área de Neuroengenharia do ISD, o primeiro na área a ser reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Ao longo de uma década, 112 neuroengenheiros receberam a titulação de mestres pelo Instituto Santos Dumont, dos quais mais de 90% estão atuando no mercado de trabalho ou na academia após a titulação. O programa também contribuiu para o desenvolvimento científico brasileiro, com a publicação de novos estudos em revistas internacionais voltados principalmente para melhoria da qualidade de vida da população por meio de pesquisas norteadas pela compreensão cerebral e inovação em tecnologias em saúde.

Novos conselheiros

Durante a reunião desta quarta-feira também foram integrados dois novos membros ao Conselho de Administração do ISD. Tratam-se de indicações realizadas pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Ministério da Educação (MEC), em substituição a representantes anteriormente indicados.

A CNI indicou o novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Pinto Serquiz Elias. Ele assume a cadeira que era ocupada pelo antigo presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, que deixou a função em outubro do ano passado. Sequiz é empresário dos setores de água mineral e reciclagem.

Já o Ministério da Educação indicou a nova presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho. Ela substitui a antiga presidente da coordenação, Mercedes Maria da Cunha Bustamante. Denise foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ).

Participaram da reunião: Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral do ISD; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD; Lilian Lira Lisboa, gerente do Anita; e Eduardo Frare, coordenador de projetos do ISD. Além deles, os conselheiros: George Dantas; Theodoro Paraschiva (também representando o conselheiro José Luiz Setúbal); Fábio Lorotonda; Francisco Vignoli e Laerte Guimarães e os ouvintes convidados Fátima Rodrigues Fernandes e Thiago Almeida.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Diretoria do ISD apresenta relatório anual 2023 ao Conselho de Administração

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia