Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

Informações gerais

O Brasil tem aproximadamente 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde – Ano Base 2019 – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em agosto de 2021. Com o envelhecimento da população brasileira, a expectativa é de que cada vez mais pessoas necessitem de algum tipo de habilitação ou reabilitação através próteses, órteses e procedimentos de saúde diversos. Com o objetivo de preparar profissionais voltados para esse público, o Instituto Santos Dumont (ISD) idealizou o Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, pioneiro no Brasil.

O Programa foi aprovado por meio do chamamento público do Ministério da Educação, número 001 de outubro de 2017, é oferecido pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), em Macaíba (RN). Desde outubro de 2016, o Anita é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação – CER III, nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual. No início de agosto de 2021, o Ministério da Saúde modificou a habilitação para CER IV, incluindo atendimento à deficiência visual. A mudança ocorreu a partir da publicação da Portaria Nº 1.842/2021.

As ações do CER IV ISD estão organizadas nas seguintes clínicas: Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

O Programa de Residência do ISD é direcionado a profissionais nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. 

Além disso, o Programa contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Processos seletivos abertos

Clique aqui para acessar o edital de matrícula e remanejamento de vagas remanescentes

A matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as) para as respectivas vagas ocorrerá no período de 15 a 21 de fevereiro de 2024, nos horários das 08h às 11h30 ou de 13h às 16h30.

Clique aqui para acessar o resultado final

A Secretaria Acadêmica do ISD entrará em contato com os aprovados até a semana do dia 12/02/2024, para orientá-los sobre os procedimentos de matrícula e assinatura de contrato, que acontecerão no período de 19 a 21/02/2024, conforme previsto no edital.

Clique aqui para acessar a classificação preliminar da 3ª Etapa (Atualização)*

Os Recursos contra a pontuação obtida na Análise Curricular devem ser submetidos até o dia 20/12, através do seguinte formulário:

https://forms.gle/jvqcsBEA3VENZ6TCA

*Atualização em 20/12/2023.

 


 

O envio da documentação de comprovação de títulos para a Análise Curricular deverá ser feito de forma remota por meio deste formulário eletrônico, no prazo de 13 a 17/12/2023, até às 15h: 

https://forms.gle/dQiYykKtZMFHrf887

Clique para acessar os resultados preliminares.

Os(as) candidatos(as) poderão interpor recurso contra a pontuação obtida na Prova Prática até o prazo de 07/12/2023 às 15h, exclusivamente através do formulário disponível no link:

https://forms.gle/6ArUWLMyqSao14HR6

Processos seletivos anteriores

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.