História do ISD

História do ISD

História do ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) foi idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e constituído e qualificado como Organização Social no ano de 2014. Suas unidades, entretanto, operam há mais de 10 anos no Nordeste Brasileiro, devido à parceria do Instituto com a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), gestora desses espaços em seus anos iniciais de atividade.

A primeira unidade do ISD a entrar em operação foi o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em 2006, que à época se chamava Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Em 2007, o Instituto Internacional de Neurociências recebeu o nome “Edmond e Lily Safra” em função de uma doação da senhora Lily Safra, devido ao seu interesse na área de neurociências. O valor doado ao projeto não pode ser divulgado por questões contratuais. Desde 2014, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra é mantido por meio de um contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC).

O IIN-ELS se apresenta como um centro avançado de pesquisa em neurociências no Brasil, com corpo de pesquisadores permanentes e associados, que trabalham nas linhas de pesquisa centrais desenvolvidas pelo IIN-ELS. Naquela época, os estudos eletrofisiológicos com matrizes de microeletrodos implantados no sistema nervoso eram raros no Brasil, ainda mais quando combinados com abordagens histológica e imunohistoquímica, comportamental e métodos de análise quantitativa.

Prédio onde o IIN-ELS deu início às suas atividades, em Natal (RN). Foto de 2012 - Arquivo Memória ISD
Mostra de trabalhos da oficina de Ciência e Física do CEC Natal. Foto de 2013 - Arquivo Memória ISD

Em fevereiro de 2007, foi inaugurado o Centro de Educação Científica (CEC) Escola Alfredo J. Monteverde, em Natal (RN), fundada pela AASDAP e gerida pelo ISD desde 2014. No mesmo ano, em setembro, foi inaugurado o CEC Escola Alfredo J. Monteverde de Macaíba (RN).

Em operação no Rio Grande do Norte desde 2008, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), também localizado em Macaíba, está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) na qualidade de escola para as profissões da saúde.

No ano de 2010, ainda sob gestão da AASDAP, foi inaugurado o CEC de Serrinha-BA. E em 2013, o IIN-ELS, em Macaíba, passou a oferecer o primeiro programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Brasil, na área de Engenharia Biomédica, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa é uma área do conhecimento que integra técnicas de engenharia e neurociências para o estudo e compreensão do funcionamento do sistema nervoso, bem como para a elaboração de interfaces entre o cérebro humano e dispositivos artificiais.

Em 2014, o IIN-ELS sai do bairro da Candelária, em Natal, e passa a funcionar em Macaíba. No dia 17 de outubro de 2016, o ISD ampliou sua área de atuação, expandindo a abrangência dos serviços do Anita por meio da Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde, que o habilitou como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER III).

No dia 6 de agosto de 2021, a Portaria Nº 1.842 oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER Anita) de III para IV para atender pessoas com deficiência visual.

O primeiro CER IV da Grande Natal, e o segundo do Rio Grande do Norte, atende pacientes oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Essa região concentra 1.371.945 habitantes, o que corresponde a quase 39% da população potiguar. 

Fachada do Anita no dia de sua inauguração. Foto de 2008 - Arquivo Memória ISD
Fachada do Anita ganhou obra do artista plástico Marcos Andruchak, pintada de forma colaborativa em comemoração aos 10 anos do Centro. Foto: Ascom ISD 2018.

Em 2018, o Anita celebrou seus 10 anos com uma série de ações envolvendo antigos funcionários, parceiros na educação e na comunidade, assim como apoiadores do poder público e fornecedores.

Em 2019, o IIN-ELS celebrou um ano em sua nova sede com a plantação do Baobá da Ciência, além do painel pintado exclusivamente e oferecido de presente pela artista Anna Benigna (imagens AQUI).

A artista Anna Benigna e a obra feita especialmente para o primeiro aniversário da nova sede do IIN-ELS. Foto: Ascom ISD 2019.
Mudança de prédios do IIN-ELS. Fotos: Arquivo Memória ISD

Entenda o que é o Instituto Santos Dumont (ISD) assistindo ao vídeo institucional. As ações do Instituto se dividem em três linhas de atuação: educação científica, educação em saúde e pesquisa em neurociências e neuroengenharia, modificando a realidade do Nordeste brasileiro.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.