Jornada Bexiga Neurogênica

Jornada Bexiga Neurogênica

Jornada Bexiga Neurogênica

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A Bexiga Neurogênica (BN) compreende a incapacidade de controlar o ato de urinar devido a uma disfunção ou doença do sistema nervoso central ou periférico. 

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, o Instituto Santos Dumont (ISD) promove a 5ª edição da Jornada de Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica, que acontece em formato híbrido, com possibilidade de acompanhar as atividades presencialmente no Instituto Santos Dumont em Macaíba (RN) ou virtualmente, onde serão disponibilizadas apenas 50 vagas para inscrição remota. O público-alvo contempla profissionais, alunos(as) de graduação, pós-graduação e pesquisadores(as) de diversas áreas da saúde que assistem a pacientes com esse distúrbio. 

Edição 2022

A edição de 2022 traz como tema: “Inovação e Tecnologia em Saúde no Tratamento da Bexiga e Intestino Neurogênicos”. Em sua quinta edição, a Jornada traz quatro minicursos no primeiro dia de evento. Pela manhã, serão dois minicursos voltados para avaliação da bexiga neurogênica e intestino neurogênico e, no período, da  tarde vão acontecer dois minicursos voltados para tratamento da BN e IN. Os minicursos serão ofertados apenas no modo presencial. 

No segundo dia, a programação é composta por palestras e exposição de trabalhos científicos. As submissões, no formato de resumo, podem ser feitas até o dia 26 de outubro. Clique aqui e confira as regras para submissão de trabalhos científicos. 

 

As inscrições dos minicursos e da jornada estão disponíveis nos links abaixo de forma separada: 

Histórico

A primeira edição da Jornada de Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica aconteceu no ano de 2017, e foi promovida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse ano, o evento abordou de maneira mais direcionada a atuação multiprofissional no cuidado às crianças com Bexiga Neurogênica (BN) em geral, discutindo o que tem sido feito para o cuidado a esses pacientes e como é possível avançar nas estratégias de cuidado, com um olhar da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) sobre a BN, disfunções vesicais e intestinais em pacientes com Lesão Medular, além do acompanhamento psicológico à família das crianças com BN.

 

No ano de 2018, o foco foi no tratamento de crianças utilizando a técnica de neuromodulação, o perfil das crianças que buscam o urologista, infeções do trato urinário, refluxo vesico-uretral e o manejo da fisioterapia.
 
Em 2019, ampliamos o olhar para as disfunções neurogênicas em pacientes neurotípicos, com síndrome congênita do Zika Vírus e em pacientes com Doença de Parkinson.
 
Em 2021, tivemos uma abordagem voltada para o acompanhamento dos pacientes com BN desde a fase hospitalar até a fase ambulatorial, passando por todos os níveis de atenção à saúde e abordando as formas de articulação da rede de saúde no manejo desses pacientes. O evento contou com a participação de médicos da Atenção Básica, urologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.