Matriz curricular e ementas

Matriz curricular e ementas

Matriz curricular e ementas

A matriz curricular do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (ISD) é composta por disciplinas obrigatórias e optativas que visam a formação de um profissional versátil na interface entre engenharias e neurociênciasEssa estrutura foi idealizada para transpor as barreiras existentes entre as graduações em exatas, biológicas e humanas. 

Confira abaixo as disciplinas e suas respectivas ementas, que também estão disponíveis na Plataforma Sucupira AQUI (Selecionar: Instituição de Ensino Superior: 33280010 – Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont/ Programa: Neuroengenharia – 33280010001P2).

Disciplinas obrigatórias

Descrição:

A disciplina de neuroanatomia abrange os aspectos anatômicos, estruturais e funcionais do sistema nervoso, com ênfase no estudo do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e periférico. Será abordado a anatomia do sistema nervoso tanto a nível celular como de sistemas (somatossensorial, visual, auditivo, olfativo, gustativo, motor, vestibular, límbico e autônomo, memória e aprendizado). Desta forma, o objetivo geral da disciplina é caracterizar o sistema nervoso, em todos os seus componentes, em termos de sistemas e das suas macro e micro estruturas anatômicas de maneira teórica e prática, consistindo de aulas expositivas, discussão de textos, realização de atividades práticas e apresentação de seminários referentes aos temas discutidos.

Conteúdo temático

  1. Princípios e fundamentos de neuroanatomia funcional
    • Encéfalo • Medula espinal • Nervos periféricos
  2. Anatomia celular: aspectos morfológicos, fisiológicos e interação funcional
  3. Sistema somatossensorial
  4. Sistema visual
  5. Sistema auditório
  6. Sistemas olfatório e gustativo
  7. Sistema motor
  8. Sistema vestibular
  9. Sistema límbico
  10. Memória e aprendizado
  11. Sistema autônomo
 
Carga Horária: 60 h 
Total de Créditos: 4
 
Oferecimento: Anual – 1º Semestre

Descrição:

A disciplina tem como objetivo principal caracterizar as bases fisiológicas e funcionais do sistema nervoso. Ela será composta por aulas expositivas, discussão de textos e de questões levantadas pelos professores.

Conteúdo temático:

  1. Citologia do neurônio e canais iônicos
  2. Bases conceituais de eletrofisiologia
    • Potencial de membrana • Bioeletrogênese • Propagação do sinal neural • Sinapse e integração sináptica • Neurotransmissores
  3. Processamento Sensorial
    • Transdução e codificação sensorial • Modalidades de estímulos • Sistemas sensoriais: tato, dor, visão, audição, gustação e olfação • Representação cortical dos sentidos
  4. Planejamento, execução e controle motor
    • Contração muscular • Movimentos reflexos, voluntários e autônomos • Planejamento e execução dos movimentos • Aprendizado e controle motor • Principais desordens motoras
  5. Sistema nervoso autônomo, homeostase e hipotálamo
  6. Bases neurofisiológicas das emoções; Sistema límbico
  7. Bases neurais da cognição
    • Atenção • Memória e aprendizado • Controle executivo
 
Carga Horária: 60 h 
Total de Créditos: 4
Oferecimento: Anual – 1º Semestre

Descrição:

Definição de algoritmo e introdução à programação de computadores. Git. Construção de um ambiente colaborativo. Manipulação de dados de entrada e saída. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Vetores. Ponteiros. Funções. Sobrecarga de Funções. Classe. Herança. Polimorfismo. Sobrecarga de Operadores. Execução de projetos associados a Neuroengenharia.

Competências:

  1. Domínio da Neurociência e Engenharia Biomédica – Aplicar os conhecimentos da engenharia em neurociência;
  2. Domínio Científico – Pesquisar e realizar experimentos com rigor científico para solucionar problemas, buscando a inovação.
  3. Criação e Desenvolvimento de Sistemas aplicados – Projetar, desenvolver e implementar sistemas computacionais objetivando a integração de recursos físicos e lógicos.
  4. Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neuroengenharia.
  5. Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo.
  6. Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para causar transformações sociais.
  7. Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos.

Objetivos de Aprendizagem:
Desenvolver a lógica de programação através de uma linguagem de programação estruturada e com orientação a objetos. – Conceituar variável, estrutura de decisão, estrutura de repetição e vetor no contexto de algoritmos. – Implementar algoritmos simples utilizando uma linguagem de programação. – Abstrair estruturas de dados dinâmicas em uma memória computacional. – Construir sistemas aplicáveis à neuroengenharia. – Identificar a estrutura mais apropriada na resolução de problemas da neuroengenharia.

Conteúdo temático:

  1. Arquitetura básica de computadores
  2. Elementos de hardware (memória, processador, dispositivos de entrada/saída)
  3. Sistemas de numeração e bases numéricas
  4. Organização básica de um ambiente computacional (Hardware, Sistema Operacional, compiladores, programas)
  5. Introdução à programação
  6. Algoritmos
  7. Aspectos básicos de linguagens de programação
  8. Projetos em neuroengenharia
  9. Ferramentas de gerenciamento de projetos
  10. Git: Fluxo de trabalho em ambiente colaborativo.
  11. Linguagem de Programação
  12. Constantes, variáveis, e atribuições
  13. Entrada/saída de dados e operadores aritméticos
  14. Expressões lógicas e comandos condicionais
  15. Estruturas de repetição • Estruturas de dados, vetores, e matrizes
  16. Modularização de programas (procedimentos e funções)
  17. Registros
  18. Ponteiros
  19. Manipulação de arquivos
  20. Sobrecarga de Funções
  21. Classe
  22. Herança
  23. Polimorfismo
  24. Sobrecarga de Operadores
  25. Execução de projetos associados a Neuroengenharia
 
Carga Horária: 60 h 
Total de Créditos: 4

Oferecimento: Anual – 2º Semestre

Descrição:

Introdução a sinais contínuos e discretos. Amostragem. Caracterização de sistemas lineares invariantes no tempo. Fundamentos de aquisição de dados e ruído. Análise de Fourier de sinais contínuos e discretos. Análise e projeto de filtros. Transformada de Laplace e transformada Z. Métodos de transdução. Aplicações em análise de dados neurais.

Competências:
Domínio da Neurociência e Engenharia Biomédica – Conhecer e dominar as principais técnicas para análise de sinais biológicos;
Domínio Científico – Ter capacidade de entender e utilizar as técnicas utilizadas no estado da arte de análise de dados.
Criação e Desenvolvimento de Sistemas aplicados – Projetar, desenvolver e implementar sistemas computacionais objetivando a integração de recursos físicos e lógicos.
Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neuroengenharia.
Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo.
Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para causar transformações sociais.
 Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos.

Objetivos de Aprendizagem:
Conhecer e entender as principais técnicas de processamento de sinais aplicados em dados biológicos. – Utilizar as bibliotecas de processamento de sinais em MATLAB ou python. – Desenvolver pipelines para processamento de sinais em python. – Capacidade de escolher os métodos mais adequados às propriedades dos sinais.

Conteúdo temático

  1. Aquisição e amostragem de sinais biológicos
  2. Sinais contínuos e discretos; • Classificação de sinais
  3. Sistemas lineares e invariantes no tempo
  4. Ruído
  5. Análise de Fourier
  6. Filtros: filtros ideais, tipos de filtros, filtros contínuos e discretos
  7. Projeto de filtros
  8. Transformada de Laplace e Transformada Z
  9. Aplicações e análise de sinais neurais
  10. Wavelets
  11. Intervalo inter-spike e PSTH
  12. Análise de conectividade
 
Carga Horária: 60 h 
Total de Créditos: 4
 
Oferecimento: Anual – 2º Semestre

Disciplinas optativas

Descrição:

A disciplina fundamenta teoricamente aspectos relacionados às etapas de processamento histológico e tipos de microscopia. A disciplina também conta com aulas práticas direcionadas ao uso de microscópio, bem como de softwares para análises de dados histológicos como: Volume, número de células, densidade óptica relativa, reconstruções 3D e ramificação de processos.

Competências:

  1. Domínio da Neurociência e Engenharia Biomédica – Aplicar os conhecimentos da análise de imagem em estudos científicos.
  2. Domínio Científico – Analisar e interpretar dados histológicos com rigor científico para solucionar problemas.
  3. Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neuroengenharia.
  4. Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo.
  5. Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para causar transformações sociais.
  6. Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos.

 

Objetivos de Aprendizagem
O objetivo geral da disciplina é fornecer uma abordagem teórico-prática por onde o aluno desenvolverá habilidades relacionadas a extrair e interpretar dados de imagens histológicas e como usar em sua pesquisa.

Conteúdo temático

  1. Processamento histológico: Visão geral (Teórica)
    • As etapas do processamento histológico • Amostragem sistemática de coleta de tecido • Tipos de colorações e histoquímica • Conceitos gerais de microscopia • Possíveis fontes de erro advindas do processamento • Morfometria vs Estereologia vs Análise de imagem • Neuroanatomia open science: Bases de dados abertas • Exemplos de artigos usando os softwares e análises que serão abordadas na disciplina
  2. Aquisição de imagens no microscópio (Prática)
    • Componentes do microscópio • Uso do microscópio para microscopia óptica • Uso do microscópio para microscopia de fluorescência • Ajuste de iluminação e configurações de câmera • Aquisição de mosaicos em 2D • Aquisição de stacks 3D
  3. Análise de imagem no software imageJ (Prática)
    • Inserção de imagens e stacks no programa • Calibração de escala da imagem • Salvar coordenadas no ROI manager • Medição de áreas • Contagem manual de perfis celulares • Contagem automática de perfis celulares por segmentação de imagem • Densidade óptica relativa • Reconstrução 3D de blocos de tecido • Análise de variação de pixel por linha • Quimógrafos
  4. Análise estereológica no software StereoInvestigator (Prática)
    • Ferramentas e operacionalização do StereoInvestigator • Estimador de Cavalieri: Estimação de volume regional • Fracionador óptico: Estimação de número total de células • Nucleator: Estimação de volume somático e nuclear • Análise de Sholl
  5. Análise de imagem no software iLastik (Prática)
    • Aprendizagem de máquina aplicada a análise de imagem • Contagem automática de perfis celulares • Vantagens e desvantagens de classificadores automáticos

     

Carga Horária: 30 h 

Total de Créditos: 2

Descrição:

Organização de dados em neurociência e aplicação de modelos computacionais e ferramentas analíticas Banco de Dados. 

Modelagem de bancos de dados; Linguagens de consulta a bancos de dados; Arquitetura de sistemas de bancos de dados; Aplicações de sistemas de bancos de dados; Bancos de dados biológicos; Banco de dados médicos; Tendências da tecnologia de bancos de dados; Aplicações em banco de dados utilizando – Phisyonet; Projeto de Banco de Dados – Estudo de caso.

Carga Horária: 45 h 

Total de Créditos: 2

Descrição:

A Bioestatística é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das definições básicas para grande parte das teorias biológicas modernas, abrangendo o planejamento de experimentos biológicos, sumarização e análise dos dados das experiências e da interpretação e inferência dos resultados. A disciplina priorizará o entendimento das ideias ao invés da memorização de fórmulas.

O objetivo geral da disciplina é permitir ao estudante o manejo de métodos estatísticos que os auxiliem na interpretação correta dos dados gerados pela prática experimental, baseada em aulas expositivas, sempre associadas à realização de atividades de fixação dos conteúdos ministrados em softwares tradicionais de análise estatística, como o SPSS, ou ainda com software livre (PSPP), utilizando exemplos que permitam ao estudante identificar que tipo de análise estatística mais se enquadra nos seus próprios resultados.

Conteúdo temático

  1. O Planejamento da pesquisa experimental
    Introdução: Origem, bioestatística • Planejamento da pesquisa experimental: Métodos científicos (dedutivo, indutivo, experimental…) • A pesquisa científica: Estrutura (decisão, execução, análise, redação) • Formulação da pesquisa: Factível, nova, ética, interessante • Delineamentos dos estudos de pesquisa: Pesquisas observacional, experimental e meta-análise
    Introdução ao SPSS e ao PSPP
    Probabilidade: Experimento aleatório, espaço amostral, exemplos mutualmente exclusivos (ou) exemplos não exclusivos (e) arranjo e combinação • Tamanho da amostra e randomização: amostras probabilísticas e não-probabilísticas, erros no processo de amostragem, cálculo do “n” amostral, métodos de randomização • Coleta, organização e análise dos dados: acurácia, precisão e viés (de seleção, aferição…)
  2. Introdução à estatística descritiva
    Estudo das variáveis estatísticas • Distribuição de frequências: ordenação dos dados, amplitude total, número de classes, histograma, caule e folha • Parâmetros da distribuição de frequências: medidas de tendência central (moda, mediana, média (arit., geom., harmônica)), medidas de dispersão (amplitude total, variância, desvio padrão…), medidas de assimetria e curtose (achatamento), medidas de posição (quartil, decil, gráfico box plot, outlier), erro padrão da média, intervalo de confiança • Distribuição de probabilidades: Gaussiana, Bernoulli (binomial), e Poisson Inferência estatística e teste de hipótese: H0, H1, erros tipo 1 e tipo 2
  3. Testes de hipótese paramétricos
    Teste t de Student: para amostras independentes, para amostras pareadas • Correlação e regressão linear simples: diagrama de dispersão, valor-r; coeficiente de determinação (r²), equação da linha
  4. Testes de hipótese não-paramétricos
    Distribuição qui-quadrado • Testes de normalidade: Kolmogorov-Smirnov – KS, e Shapiro-Wilk • Testes de Rastreamento Diagnóstico – Screening test: sensibilidade e especificidade • Teste U de Wilcoxon-Mann-Whitney (WMW) • Teste t de Wilcoxon • Tabelas 2×2
  5. Análise multivariada
    Análise de Variância (One way Anova) (Teste F) • Two way Anova • Anova de medidas repetidas • Teste de Kruskal-Wallis (Teste H) • Teste de Friedman • Experimentos fatoriais (análise fatorial / multivariada)


Carga Horária: 45 h 
Total de Créditos: 3
Oferecimento: Anual – 1º Semestre

Descrição:

Ética, moral e direito; bases da bioética: origem, conceito e princípios; ética e direitos humanos; situações de conflitos de valores e princípios éticos; ética em pesquisa; bioética e interdisciplinaridade; dilemas éticos da atualidade; neuroética; responsabilidade social na pesquisa científica.

Objetivo Geral: 

Discutir as interrelações entre os campos da bioética e pesquisa científica. Objetivos Específicos: 1) Reconhecer os fundamentos conceituais da bioética e seus princípios 2) Identificar situações que envolvam dilemas éticos na pesquisa científica 3) Discutir dilemas éticos da atualidade, incluindo a neuroética.

Conteúdos Temáticos:

  1. Introdução à Bioética
    • Ética, moral e direito • Origem, conceito, fontes da Bioética • Bioética princípios • ética e direitos humanos.
  2. Identificando situações de conflitos de valores e princípios éticos: sessões de vídeo
  3. Dilemas éticos da atualidade
    • Ciência e Tecnologia • Ética Médica • Genética • Reproducão Humana • Neurociências • Ética social
  4. Ética em pesquisa – Princípios éticos na pesquisa envolvendo seres humanos – Limites éticos para o uso de animais na pesquisa científica
  5. Neuroética
  6. Responsabilidade social na pesquisa científica.
 
Metodologia: 
Os conteúdos serão trabalhados por meio das seguintes metodologias: aulas expositivas dialogadas, seminários e discussões a partir de situações-problema, filmes e textos envolvendo a temática relacionada. O processo de avaliação consistirá de dois instrumentos, com pesos iguais (5,0 + 5,0): produção coletiva, por parte do grupo de apresentação de seminário e produção individual de narrativa, tema, estilo e forma a escolha do mestrando, sobre um dos conteúdos temáticos III, IV, V e VI.
 
Carga Horária: 30 h 
Total de Créditos: 2
Oferecimento: Bianual – 1º Semestre
Descrição:

Identificação dos riscos existentes no trabalho e ambiente, com ênfase à promoção da saúde do indivíduo e da coletividade. Normas gerais de biossegurança. Classificação de riscos. Principais causas de acidentes e medidas de prevenção e proteção individual e coletiva. Conduta e normas de laboratório. Procedimento operacional padrão. A disciplina visa capacitar o aluno sobre a importância da promoção da saúde, de modo que ele possa identificar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e demais acidentes aos quais os profissionais de laboratório estão expostos, além de identificar produtos e resíduos sólidos e líquidos dos serviços de saúde, desde a sua geração até a adequada destinação final. A disciplina consistirá em aulas teóricas e práticas em diferentes laboratórios, permeadas por leitura e discussão de textos referentes aos temas propostos. Os alunos serão avaliados por meio de seminários, entrega de relatórios de aulas práticas e demais trabalhos propostos.

Conteúdo temático

  1. Introdução à Biossegurança: Conceitos gerais, importância e legislação.
  2. Noções de segurança química e biológica em laboratório.
  3. Conduta em laboratório: níveis de segurança.
  4. Proteção (individual e coletiva) e prevenção de acidentes: diagnóstico e prevenção de riscos. Equipamentos de proteção individual (EPIs) e Equipamentos de proteção coletiva (EPCs).
  5. Manuseio, armazenamento e descarte de agentes químicos e biológicos potencialmente patogênicos.
  6. Normas de segurança em áreas de manipulação de materiais contagiosos, químicos e radioativos. Riscos biológicos, químicos e físicos.
  7. Práticas em laboratório
  • Organização do espaço de trabalho
  • Uso adequado e cuidados com equipamentos
  • Procedimento Operacional Padrão (POP)

     

Carga Horária: 30 h 
Total de Créditos: 2
Oferecimento: Semestral

Descrição:

A disciplina tem como objetivo descrever e analisar diferentes aspectos da cognição em roedores e primatas, estabelecendo seus correlatos neurais. As aulas serão compostas por discussões de capítulos de livros e artigos recentes relacionados ao conteúdo temático da disciplina.

Competências

  1. Domínio Científico – Pesquisar nos materiais indicados para ampliar o conhecimento do tema discutido na disciplina.
  2. Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neurociência, com ênfase nos processos cognitivos, e da neuroengenharia.
  3. Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo em um ambiente multidisciplinar.
  4. Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para promover transformações sociais.
  5. Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver o conhecimento dos alunos acerca da cognição em distintas espécies animais. – Conceituar os principais tópicos acerca da cognição, formando um arcabouço de conhecimento que irá guiar os alunos nas seguintes disciplinas do programa. – Estimular e guiar os alunos na leitura e discussão de artigos e capítulos de livro sobre cognição animal. – Traçar um paralelo entre cognição animal e a aplicabilidade em pesquisas que utilizam humanos como sujeitos experimentais.

  • Conteúdo temático
  • Córtex e cognição
  • Percepção e Atenção
  • Memória e aprendizado
  • Mapas cognitivos
  • Integração sensório-motora
  • Planejamento, tomada de decisões e comportamento estratégico
  • Emoções
  • Comunicação e linguagem

Carga Horária: 30 h 
Total de Créditos: 2
Oferecimento: Bianual – 2º Semestre.

Descrição:

O ensino superior no século XXI. O futuro do ensino superior. Engajamento de estudantes em aulas presenciais. A gestão da sala de aula presencial. Criação eficaz de disciplinas para o sucesso dos estudantes. Estratégias de aprendizagem colaborativa. Aprendizagem ativa. Aula Expositiva Interativa. Simulação. O que é ciência. O método científico. O Método Experimental. A Discussão Científica. As etapas de uma pesquisa científica. Ética em pesquisa científica. Métodos de leitura e análise de artigos em Neuroengenharia. Projeto de pesquisa. Importância do Curriculum vitae, Comunicação de informações científicas considerando os aspectos da fala, escrita, material audiovisual e postura em apresentações públicas, reuniões, exposição de painel, seminários, aulas e outros.

 
Competências:

Domínio da Neurociência e Engenharia Biomédica – Aplicar os conhecimentos da engenharia em neurociência
Domínio Científico – Pesquisar e realizar experimentos com rigor científico para solucionar problemas, buscando a inovação
Criação e Desenvolvimento de Sistemas aplicados – Projetar, desenvolver e implementar sistemas computacionais objetivando a integração de recursos físicos e lógicos
Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neuroengenharia
Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo
Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para causar transformações sociais
Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos.

Objetivos de Aprendizagem:
• Compreender os elementos da criação de uma disciplina de sucesso 

• Identificar modelos de design de aprendizagem 

• Analisar o alinhamento de objetivos, avaliações e recursos de aprendizagem 

• Aplicar princípios de atividades de ensino engajadoras 

• Analisar as melhores práticas para facilitar a aprendizagem colaborativa 

• Entender as teorias e características da aprendizagem ativa 

• Compreender os procedimentos metodológicos da Aula Expositiva Interativa 

• Colocar em prática a Aula Expositiva Interativa de forma a facilitar a aprendizagem dos estudantes 

• Conceituar e caracterizar a simulação como metodologia de ensino 

• Avaliar em que situações de aprendizagem os tipos de simulação podem ser aplicados 

• Definir ciência e métodos científicos 

• Descrever as etapas de uma pesquisa científica 

• Selecionar artigos científicos apropriados para a neuroengenharia analisando a sua pertinência à área

Conteúdo temático:

  1. Didática
    • O ensino superior no século XXI: • Perspectivas sobre ensino e aprendizagem • Estudantes no centro • Foco nos docentes • O futuro do ensino superior: Visão geral • O futuro do ensino superior • Conexões globais • Foco na aprendizagem no mundo real • Aumento da prontidão para o local de trabalho • Engajamento de estudantes em aulas presenciais: Como reconhecer o engajamento de estudantes • Prática intencional e reflexiva • Confiança social para engajamento de estudantes • Como engajar estudantes com o conteúdo do curso • Como apoiar o engajamento entre estudantes • A gestão da sala de aula presencial: Introdução à gestão da sala de aula presencial • Como abordar problemas comportamentais comuns na sala de aula presencial • Planejamento intencional da gestão da sala de aula • Como abordar outros problemas de gestão da sala de aula • Reconhecer estudantes como indivíduos • Criação eficaz de disciplinas para o sucesso dos estudantes: Identificar os resultados desejados • Determinar as evidências de avaliação • Planejar as experiências e instruções de aprendizagem • Estratégias de aprendizagem colaborativa: O que é a aprendizagem colaborativa? • Benefícios da aprendizagem colaborativa • Facilitação da aprendizagem colaborativa • Atividades de aprendizagem colaborativa • Aprendizagem ativa: Introdução: O que é aprendizagem ativa? • Teorias e características da aprendizagem ativa • Benefícios e desafios da aprendizagem ativa • Estratégias para a aprendizagem ativa • Aula Expositiva Interativa: O que é a aula expositiva e interativa? • Procedimentos metodológicos • Simulação: O que é simulação? • Procedimentos metodológicos
  2. Metodologia científica
    • O Método científico • O que é pesquisa? • Conceito de pesquisa científica • Pesquisas: observacional, experimental e não-experimental (quase-experimental) • Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa • A pesquisa em seres humanos e em Animais de Experimentação • A pesquisa em Seres Humanos: Conceito e preceitos éticos • O tratado de Helsinque e suas atualizações • O consentimento esclarecido • Pesquisa em animais de experimentação: Conceito e princípios éticos • Regras para uso de animais em experimentação • As etapas de uma pesquisa científica • A escolha do tema e a formulação do problema • Tema: a justificativa, a relevância, a importância • Problema: a dúvida, a pergunta • A construção das hipóteses • As relações entre tema, problema e hipótese • O referencial teórico • Projeto de pesquisa • As finalidades de um projeto de pesquisa • A estrutura de elaboração de um projeto de pesquisa: página de rosto, introdução, objetivos geral e específico, justificativa, métodos e cronograma • O projeto de pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa • Relatório científico • Adequação a exigências éticas e precauções a serem tomadas • Redação e apresentação de um projeto de pesquisa

Carga horária: 45 h
Créditos: 3
Descrição:
 
A disciplina visa desenvolver a comunicação de informações científicas considerando os aspectos da fala, escrita, material audiovisual e postura em apresentações públicas, reuniões, exposição de painel, seminários e aulas expositivas. Cada aluno realizará apresentação oral, de pôster e conduzirá uma reunião científica. Ao término de cada atividade serão discutidos os pontos chave de cada prática. 
 
Conteúdo temático
  1. Processo ensino-aprendizagem 
  2. Didática e prática docente em ensino superior 
  3. Preparação de apresentação oral 
  4. Preparação de material áudio-visual, postura e fala para pesquisadores da mesma área e preparação de apresentação para alunos do ensino médio 
  5. Preparação e exposição de pôster com informações do projeto de pesquisa ou artigo científico 
  6. Discussão dos métodos e técnicas para tornar a apresentação efetiva 

Carga horária: 30 h 
Total de Créditos: 3