ISD apresenta linha de cuidado do Paradesporto a Ministério do Esporte e discute parcerias

Publicado em 6 de abril de 2024

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu na manhã da última quinta-feira (4) representantes do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para apresentar a linha de cuidado do Paradesporto e discutir possibilidades de parcerias. Uma das metas é viabilizar a construção de um complexo paradesportivo para a ampliação do modelo implementado no Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD).

Desde 2023, o ISD é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e oferece  acesso a modalidades do paradesporto por meio do Centro de Referência Paralímpico, que funciona em Macaíba, para crianças e adultos de todo o estado. Atualmente,o serviço inclui avaliação e treinamentos gratuitos nas modalidades de bocha e atletismo.

A equipe do Ministério do Esporte, acompanhando membros do Ministério da Educação que compõem o Comitê de Avaliação e Acompanhamento do Contrato de Gestão (CAACG), visitou o ginásio onde ocorrem as atividades de paradesporto do ISD, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). Uma reunião anterior, na quarta-feira (3), contou também com a presença do superintendente do Ministério da Saúde, Jalmir Simões.

“Um grande potencial que o Ministério do Esporte tem aqui é a capacidade formadora, é ter isso aqui como laboratório de formação de profissionais de saúde, para que eles entendam que,  independente da linha de cuidado, o esporte entra como uma estratégia possível na vida da pessoa com deficiência”, avaliou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.

Na ocasião,  a gerente do Anita, Lilian Lisboa, o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya, a coordenadora do CER ISD, Camila Simão, e a Coordenadora das Atividades de Ensino do ISD, Samantha Maranhão, explicaram como o Paradesporto, uma das 12 linhas de cuidado do ISD, pode ser uma poderosa ferramenta na reabilitação e na promoção da participação e inclusão social da pessoa com deficiência.

“Esse momento foi organizado para que a gente pudesse apresentar o modelo, com o objetivo maior de firmar parcerias para a promover cada vez mais ações de educação permanente, ações de pesquisa e também ampliar o Paradesporto na rede da pessoa com deficiência”, pontuou a coordenadora do CER ISD, Camila Simão.

O secretário executivo do Paradesporto, Fábio Araújo, lembrou que o Ministério do Esporte está com prazo aberto para a inscrição de projetos para a Lei de Incentivo ao Esporte e que essa é uma oportunidade de estreitar os laços entre o Instituto e o poder executivo federal.

O representante informou ainda que o projeto apresentado poderá servir de inspiração para outras iniciativas semelhantes em todo o Brasil. “A gente precisa de exemplos como o de vocês para convencer as pessoas de que realmente o esporte pode mudar a vida das pessoas com deficiência”, reconheceu.

As visitas e discussões contaram com a participação de  Vânia Tie, coordenadora geral do Paradesporto do Ministério do Esporte; Tassiana Barreto, secretária executiva do Ministério do Esporte; Tibério Maribondo, coordenador Regional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);  Theresa Helena Queiroz, colaboradora técnica da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência  do Ministério da Saúde e Marilene Soares, coordenadora da Rede PcD do RN.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD apresenta linha de cuidado do Paradesporto a Ministério do Esporte e discute parcerias

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia