Há mais de 10 anos no Nordeste brasileiro, funcionam os Centros de Educação Científica (CECs) do Instituto Santos Dumont (ISD).
O objetivo geral é o de desenvolver um projeto que promova a Educação Científica para alunos do ensino básico, a fim de oferecer e difundir o exercício da formação científica que não está ao alcance de todos os setores da nossa sociedade, e assim contribuir no processo de Inclusão Social
O pressuposto é de oferecer aos alunos, continuamente, um espaço edificador da aprendizagem significativa dos conteúdos das ciências, reconhecidos universalmente, essenciais à formação de cidadãos conscientes de seus papéis como agentes de transformação.
Os conteúdos ensinados estão intimamente relacionados à vida dos educandos, favorecendo a diversidade de ideias e a compreensão da realidade. Tais conteúdos são trabalhados em oficinas diversas: robótica, biologia, história, artes, tecnologia, física, comunicação, ambiente e química.
Integram as oficinas de educação científica dos CECs 1.400 alunos por ano em suas três unidades: Natal-RN, Macaíba-RN e Serrinha-BA. Uma quarta unidade na cidade de Caxias-MA é administrada pelo Governo do Estado do Maranhão, sob a assessoria pedagógica do ISD.
As oficinas dos CECs são realizadas no contraturno da escola pública regular, sem divisão de turmas por faixas etárias. Cada aluno participa de duas oficinas por ano, em dois dias na semana. Para fazer parte dos CECs não há seleção: o pré-requisito é estudar na rede pública de ensino, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.