Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS – Resultado seleção 2017.1

Publicado em 18 de janeiro de 2017

Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS – Resultado seleção 2017.1

18/01/2017

Texto e foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

O Comitê de Seleção do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) concluiu a segunda etapa do Processo Seletivo 2017.1 para o curso de mestrado e com base nos critérios de avaliação previstos no respectivo edital, selecionou os seguintes alunos:

Ledycnarf Januário de Holanda (UnP)
Luiza Gabriela de Araújo Fonseca (UFRN)
César Augusto Noronha (UFRN)
Mylena Nazaré Medeiros Dos Reis Ferreira (UFPA)
Rommel Soares Araújo (UFRN)
Juliette de Paula Felipe de Oliveira (UFRN)
Larissa Fernanda Estevam do Nascimento (UFRN)
Mayara Jully Costa da Silva (UEPB)
João Rodrigo de Oliveira (UFRN)
Ozair Argentille Pereira da Silva (UFRN Santa Cruz)
Alice de Oliveira Barreto Suassuna (UFRN)
Ludimille Santos França (INATEL)
Evaldo Junior Lopes Borba (FURG)

Alunos do Mestrado gravam vídeo especial de boas vindas aos colegas selecionados. Confira:

Matrículas

Os selecionados deverão fazer a pré-matrícula entre 23 e 27 de janeiro e serão informados dos procedimentos por e-mail. Já as matrículas serão feitas presencialmente na primeira semana de aulas, que começam em 06 de março.

O curso é gratuito e oferece atividades nas suas instalações em Macaíba, no Rio Grande do Norte. Os alunos podem contar com transporte gratuito entre Natal e a sede do Instituto.

Essa é a sétima chamada do IIN-ELS para graduados nas áreas de ciências da saúde ou de engenharia, que tenham interesse em aprofundar conhecimentos na área de Neuroengenharia. O próximo ciclo de inscrições no PPG do IIN-ELS será entre 20 de abril a 06 de junho de 2017.

A Neuroengenharia é uma área de pesquisa interdisciplinar que agrega métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele.

Único no Brasil

O IIN-ELS é pioneiro em oferecer, desde 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Linhas de pesquisa do PPG do IIN-ELS

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS tem duas linhas de pesquisa: Interface Cérebro-Máquina (ICM), que é uma área cujo objetivo é estabelecer uma comunicação direta entre o sistema nervoso e artefatos robóticos, eletrônicos ou computacionais por meio do uso de sinais neurofisiológicos e de micro-estimulação cerebral. O desenvolvimento de ICM possui grandes potenciais terapêuticos e tecnológicos para uma variedade de enfermidades neurológicas, que afetam dramaticamente a função motora, tais como a paralisia, a doença de Parkinson e o acidente vascular cerebral.
A outra linha de pesquisa é a Neuromodulação, que consiste no implante de dispositivos no sistema nervoso, central ou periférico, que liberam um agente (químico, biológico ou físico) parapromover um efeito de restabelecer, modular, inibir ou aumentar funções do sistema nervoso. A neuromodulação com estimulação elétrica tem sido utilizada atualmente para tratamento de sintomas motores de Parkinson e tremor essencial, síndrome de Tourette, transtorno obsessivo-compulsivo, dor crônica, depressão, Alzheimer e coma cerebral, mas ainda há inúmeras possibilidades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Mais informações sobre o IIN-ELS: https://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-internacional-neurociencias/

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS – Resultado seleção 2017.1

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia