Preceptores do ISD participam de oficina com foco na formação do profissional de saúde

Publicado em 25 de abril de 2022

Em mais um ciclo da Oficina de Preceptoria promovido mensalmente pelo Instituto Santos Dumont (ISD), cerca de 30 preceptores divididos entre fisioterapeutas, psicólogas(os), terapeutas ocupacionais, neurologistas, nutricionista e fonoaudiólogas que atuam no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD), em Macaíba (RN), apresentaram trabalhos e discutiram questões relativas às competências profissionais no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência na manhã desta segunda-feira, 25.

 

De acordo com a neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Educação em Saúde do ISD, Samantha Maranhão, a realização da Oficina tem como meta “aprimorar o processo de trabalho em preceptoria com cenários permeados por objetivos de aprendizagem definidos e claros” junto aos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD/ISD), mestrandos do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e graduandos que realizam estágios na instituição. A Oficina de Preceptoria é uma estratégia de educação permanente interna desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont para aperfeiçoamento e atualização dos processos de trabalho Divididos em grupos, os preceptores se embasaram na leitura do artigo Core Competencies on Disability of Health Care Education (Competências essenciais para educação em saúde da pessoa com deficiência, em tradução livre) e realizaram dinâmicas de grupo para ancorar as discussões dos temas propostos. A partir dele, os profissionais debateram estratégias de como o preceptor pode estreitar a distância entre teoria e prática, além de assumir o papel de suporte para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança.

 

“O preceptor tem a função de estreitar a distância entre teoria e prática. Assume o papel de suporte, para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança”, ressalta Samantha Maranhão.

 

Em 2021, ocorreu uma modificação do Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que encurtou os períodos letivos, colocando 2,5 em um ano, por causa da pandemia. No período, o Instituto Santos Dumont recebeu 624 graduandos. Esses discentes eram oriundos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus Central, em Natal; da Escola Multicampi de Ciências Médicas, em Caicó; da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – além de alunos da Associação Cultural e Educacional do Pará (ACEPA). Além desses, o ISD conta com 40 mestrandos ativos e 16 residentes próprios.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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Em mais um ciclo da Oficina de Preceptoria promovido mensalmente pelo Instituto Santos Dumont (ISD), cerca de 30 preceptores divididos entre fisioterapeutas, psicólogas(os), terapeutas ocupacionais, neurologistas, nutricionista e fonoaudiólogas que atuam no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD), em Macaíba (RN), apresentaram trabalhos e discutiram questões relativas às competências profissionais no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência na manhã desta segunda-feira, 25.

 

De acordo com a neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Educação em Saúde do ISD, Samantha Maranhão, a realização da Oficina tem como meta “aprimorar o processo de trabalho em preceptoria com cenários permeados por objetivos de aprendizagem definidos e claros” junto aos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD/ISD), mestrandos do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e graduandos que realizam estágios na instituição. A Oficina de Preceptoria é uma estratégia de educação permanente interna desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont para aperfeiçoamento e atualização dos processos de trabalho Divididos em grupos, os preceptores se embasaram na leitura do artigo Core Competencies on Disability of Health Care Education (Competências essenciais para educação em saúde da pessoa com deficiência, em tradução livre) e realizaram dinâmicas de grupo para ancorar as discussões dos temas propostos. A partir dele, os profissionais debateram estratégias de como o preceptor pode estreitar a distância entre teoria e prática, além de assumir o papel de suporte para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança.

 

“O preceptor tem a função de estreitar a distância entre teoria e prática. Assume o papel de suporte, para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança”, ressalta Samantha Maranhão.

 

Em 2021, ocorreu uma modificação do Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que encurtou os períodos letivos, colocando 2,5 em um ano, por causa da pandemia. No período, o Instituto Santos Dumont recebeu 624 graduandos. Esses discentes eram oriundos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus Central, em Natal; da Escola Multicampi de Ciências Médicas, em Caicó; da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – além de alunos da Associação Cultural e Educacional do Pará (ACEPA). Além desses, o ISD conta com 40 mestrandos ativos e 16 residentes próprios.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

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