Pesquisadora de Iniciação Científica do ISD vai participar de congresso de neurociências em Portugal

Publicado em 1 de fevereiro de 2024

A pesquisadora de Iniciação Científica do Instituto Santos Dumont (ISD), Ricaele Ferreira, será uma representante do Rio Grande do Norte na edição anual do Computational and Systems Neuroscience (Cosyne), conferência internacional que discute a neurociência em sistemas computacionais. O evento acontece entre os dias 29 de fevereiro e 5 de março nas cidades de Lisboa e Cascais, em Portugal, e reúne pesquisadores de diversos países. 

Será uma oportunidade inédita para a estudante de 22 anos, que fará a sua primeira viagem internacional. Ricaele cresceu e iniciou os estudos na pequena cidade de Itajá, no Vale do Açu, a cerca de 210 quilômetros de Natal. Atualmente, é estudante de psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa/UFRN), em Santa Cruz, também no interior do estado, e desenvolve pesquisas na área de neuroengenharia no ISD, com foco na análise de emoções a partir de tomadas de decisões.

Para a jovem pesquisadora, participar de uma conferência fora do país surge como uma possibilidade de ampliar conhecimentos na área de neurociências e de buscar intercâmbio com novos pesquisadores, já que durante o Cosyne serão realizadas palestras, discussões em grupos e análises de novos estudos. “Quero conversar com as pessoas, participar de Workshops e trazer informações que possam ser compartilhadas nas pesquisas que desenvolvemos aqui no ISD”, comenta Ricaele.

Ricaele foi selecionada para participar do evento a partir de um programa de bolsas ofertadas pelo Cosyne para pesquisadores de grupos minoritários, como mulheres e pessoas de baixa renda. A ideia do projeto é criar mecanismos financeiros para que esses jovens cientistas possam viajar e ter contato direto com pesquisadores internacionais, ampliando o conhecimento em neurociências.

“Não é o tipo de oportunidade que aparece todo dia. Eu venho do interior, onde as coisas são mais difíceis, e vejo que essa é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Vou conhecer pessoas que estimulam a neurociência, abrir novas portas e levar o ISD para fora do país. Isso tudo me deixa muito orgulhosa”, comemora a estudante.

Cosyne 2024

O Computational and Systems Neuroscience (Cosyne) chega em 2024 a sua 20ª edição. O evento foi criado em 2004 e é organizado por pesquisadores de universidades e centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa. 

Este ano, o Cosyne acontece em duas etapas: a primeira em Lisboa, onde será feita a reunião principal do congresso, e a segunda em Cascais – a 30 quilômetros da capital portuguesa, onde serão realizados Workshops e palestras. 

Os tópicos da conferência incluem debates sobre base neural do comportamento, sistemas sensoriais e motores, codificação neural, sistema de recompensa e tomada de decisão, entre outros assuntos. 

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Pesquisadora de Iniciação Científica do ISD vai participar de congresso de neurociências em Portugal

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia