Pesquisador do ISD vence segundo prêmio nacional em conferência de computação

Publicado em 4 de janeiro de 2024

O pesquisador do Instituto Santos Dumont (ISD), Gabriel Alves Vasiljevic, recebeu o prêmio de melhor tese no 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames’23). A conferência, que aconteceu em Rio Grande (RS), é a principal da área de Jogos e Entretenimento Digital no Brasil. Em outubro de 2023, Vasiljevic também venceu o prêmio nacional de Melhor Tese de Doutorado no 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Além disso, foi finalista na categoria de Melhor Tese no 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’23), que aconteceu em agosto do mesmo ano. 

Intitulada “Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games” [Modelo, taxonomia e metodologia para pesquisa aplicando jogos baseados em eletroencefalografia com Interface Cérebro-Computador, em tradução livre], o trabalho desenvolvido pelo pesquisador propõe um modelo de metodologia e taxonomia para pesquisas voltadas aos jogos com Interface Cérebro-Máquina que utilizam eletroencefalografia. A eletroencefalografia é um método não-invasivo de análise da atividade elétrica cerebral, a partir da utilização de eletrodos.05

Linha de pesquisa no ISD, a Interface Cérebro-Computador, também conhecida como Interface Cérebro-Máquina, é uma área que trata da interação entre o cérebro humano e sistemas computacionais. Ela é muito explorada na área de reabilitação, onde é utilizada em diversos contextos, como para movimentar exoesqueletos a partir de pensamento do usuário. Nos últimos anos, também tem ganhado mais espaço em outros campos, como educação, arte e jogos, dimensão explorada na tese do pesquisador. O trabalho de Vasiljevic busca integrar esses métodos e classificá-los, o que explica seu caráter inovador e contribuição para o meio científico.

“A premiação destaca as contribuições interdisciplinares dos produtos resultantes da tese, que envolveu múltiplas subáreas da Computação,  como Interação Humano-Computador e Jogos, além dos campos da Neuroengenharia e Neurociências,  focando em interfaces cérebro-computador. Tanto o desenvolvimento destas interfaces quanto seu uso em pesquisas requer conhecimento teórico e prático em métodos de diversas áreas, e a tese facilita a integração destes métodos.”, explica o pesquisador. 

A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vasiljevic foi orientado pelo professor Leonardo Cunha de Miranda, do Departamento de Matemática Aplicada da UFRN (DIMAp/UFRN), a partir do grupo PAIRG,  que é o acrônimo de Physical Artifacts of Interaction Research Group, em inglês. 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaladi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Pesquisador do ISD vence segundo prêmio nacional em conferência de computação

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia