Pesquisador do ISD vence prêmio nacional de melhor tese na área de computação

Publicado em 20 de novembro de 2023

O professor pesquisador do Instituto Santos Dumont (ISD), Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, recebeu o Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Melhor Tese de Doutorado no 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que aconteceu em Maceió (AL). 

 

A tese, orientada pelo professor Leonardo Cunha de Miranda, foi desenvolvida no Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DIMAp/UFRN), no grupo de pesquisa PAIRG, que é o acrônimo de Physical Artifacts of Interaction Research Group, em inglês. 

 

O trabalho é intitulado “Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games” [Modelo, taxonomia e metodologia para pesquisa aplicando jogos baseados em eletroencefalografia com Interface Cérebro-Computador, em tradução livre]. Ele também foi finalista na categoria de Melhor Tese no 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’23), que aconteceu em agosto. 

 

“A maior relevância da tese foi que ela integrou metodologias e técnicas de várias áreas diferentes para facilitar a pesquisa de Interface Cérebro-Computador para pessoas que não necessariamente são da área de neurociências. Os pesquisadores das neurociências nem sempre possuem experiência na área da computação, e vice-versa, então a pesquisa cria um método interdisciplinar, em que as duas áreas se combinam”.

 

Interface Cérebro-Computador

Linha de pesquisa no ISD, a Interface Cérebro-Computador, também conhecida como Interface Cérebro-Máquina, é uma área que trata da interação entre o cérebro humano e sistemas computacionais. Ela é muito explorada na área de reabilitação, onde é utilizada em diversos contextos, como para movimentar exoesqueletos a partir de pensamento do usuário. 

 

A utilização da Interface Cérebro-Computador, no entanto, vem crescendo além dos ambientes clínicos, com exemplos recentes de aplicações em áreas como educação, artes e jogos, dimensão que foi explorada por Vasiljevic em sua tese. No trabalho, ele desenvolveu uma taxonomia para classificar estudos primários na área, bem com uma metodologia para conduzir estudos científicos com jogos que utilizam a Interface Cérebro-Computador a partir da eletroencefalografia, uma das metodologias não-invasivas para captação dos sinais cerebrais. 

 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Pesquisador do ISD vence prêmio nacional de melhor tese na área de computação

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia