Pesquisador do ISD participa de seminário em universidade de Cuba

Publicado em 17 de janeiro de 2024

O professor e pesquisador do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, Denis Delisle Rodriguez, participou nesta terça-feira (16) de um seminário no Centro de Biofísica Médica da Universidad de Oriente, em Cuba. O evento aconteceu em meio às comemorações pelo 30º aniversário do Centro e pelo Dia da Ciência Cubana, celebrado em 15 de janeiro. 

O seminário teve como tema “Desenvolvimento de sistemas baseados em aprendizado de máquina para assistência e treinamento motor, cognitivo e de comunicação”. Na ocasião, Rodriguez, que fez sua graduação na Universidad de Oriente e é natural de Cuba, apresentou os resultados de pesquisas que realiza no ISD envolvendo o desenvolvimento de interfaces cérebro-computador, e falou sobre as possibilidades de parcerias com Centro de Biofísica Médica. 

A expectativa é que as colaborações internacionais estabelecidas pelo pesquisador possam contribuir com avanços na linha de estudos do movimento e de reabilitação muscular de ambos países. “Foi importante identificar oportunidades de novas colaborações na área de interfaces cérebro-computador com métodos de ressonância magnética, onde o Centro de Biofísica Médica foi pioneiro mundial”, destacou Denis Rodriguez.

Além das discussões científicas, o seminário foi ainda mais especial para Rodriguez porque representou o retorno a uma antiga casa. “Para mim foi importante voltar como palestrante internacional ao Centro de Pesquisa, onde iniciei meus primeiros passos como pesquisador. Foi também uma oportunidade de apresentar para pesquisadores juniors e seniors a nossa missão no ISD, o programa de Pós-Graduação e os avanços de nossas pesquisas”, celebrou.

Denis Delisle Rodriguez é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidad de Oriente Cuba e graduado em Engenharia em Telecomunicações e Eletrônica pela Universidad de Oriente Cuba. Ele é pesquisador e professor do programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont. 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao MEC e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Pesquisador do ISD participa de seminário em universidade de Cuba

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia