Paratletas atendidos no ISD conquistam medalhas em competição nacional

Publicado em 16 de abril de 2024

No último domingo (14), cinco pacientes da linha de cuidado do paradesporto no Instituo Santos Dumont (ISD) foram medalhistas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, nas etapas de João Pessoa/PB e Belo Horizonte/MG. A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021 e este ano conta com etapas disputadas em todas as capitais brasileiras.

Os competidores do ISD conquistaram, ao todo, duas medalhas de ouro e três de prata, todas na modalidade de tiro esportivo, e comemoraram o resultado exitoso.“Foi um sentimento único, primeira vez competindo e já foi um ouro”, descreve o medalhista Oneill Andrews Ferreira da Silva Filho, vencedor na categoria 10m com pistola. 

O sentimento de dever cumprido também foi compartilhado por Catiane Deise, que conquistou o segundo lugar na categoria 10m com pistola. “Para mim foi uma experiência única a gente ter tido a oportunidade de, assim de primeira, já trazer a medalha de prata para minha cidade”, comemorou a paratleta.

Em tratamento de osteomielite e paciente do ISD há sete meses, Júlio César  também chegou ao topo do pódio na capital paraibana. Ele considera que conhecer o Instituto está entre as principais mudanças que aconteceram em sua vida nos últimos 12 anos, desde que foi diagnosticado com mieloma múltiplo, um tumor na coluna que foi tratado com quimioterapia e transplante de medula. 

“Há um ano e meio eu estava hospitalizado, fiz uma cirurgia e passei quase um ano acamado. Então, aqui no Anita as portas se abriram, conheci pessoas importantes para minha vida, fui treinar e conseguir o ouro para representar o ISD e o Rio Grande do Norte. Hoje eu sou outra pessoa, completamente diferente”, relata.

Na etapa de Belo Horizonte, entre 15 competidores do tiro esportivo, o paratleta e aluno de iniciação científica do ISD, Pablo Ferreira, ficou em segundo lugar na categoria de 10m com carabina, ao lado de Ricardo Alexandre, que também conquistou a prata na categoria 10m com pistola.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados, o Meeting Paralímpico busca o aprimoramento técnico e oportunidades de competição aos atletas nas modalidades de atletismo, natação, halterofilismo, bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

A temporada 2024 começou em fevereiro e já passou por Porto Alegre/RS, Rio Branco/AC, Florianópolis/SC, Porto Velho/RO, Curitiba/PR, Cuiabá/MT, Salvador/BA, Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Aracaju/SE, Recife/PE e Palmas/TO. As próximas etapas estão marcadas para o dia 27 de abril em Natal/RN e Vitória/ES.

Paradesporto

O ISD promove atividades de paradesporto para usuários das linhas de cuidado do CER ISD em encontros semanais, realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaíba. O Instituto realiza cursos, ações formativas e eventos acerca do tema, envolvendo educadores físicos, profissionais de outras áreas da saúde, usuários do CER e suas famílias.

Centro de Referência Paralímpico

O Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atualmente, são oferecidas as modalidades de bocha e paratletismo para adultos e crianças a partir de 7 anos de forma gratuita. Os treinamentos abrangem desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

Após realizar um agendamento, as pessoas interessadas passam por uma triagem remota seguida de uma avaliação global, quando se verificam os critérios de elegibilidade para as modalidades oferecidas no Instituto. O agendamento pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou pelo WhatsApp: (84) 9-9155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

No posts found

Paratletas atendidos no ISD conquistam medalhas em competição nacional

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia