“Mesmo com pandemia, resultados do ISD superam expectativas”, conclui Comissão que avalia ações do Instituto para o MEC

Publicado em 7 de maio de 2021
Imagem mostra dirigentes do ISD na sala de reuniões do Anita e membros da Comissão de acompanhamento e avaliação das atividades com gestores e assessor do Instituto em participação por videoconferência: "Resultados louváveis", escreveu Comissão em Relatório sobre o ano 2020

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG) do Ministério da Educação com o Instituto Santos Dumont (ISD) afirmou, em relatório apresentado nesta sexta-feira (7), que o ISD “superou as expectativas em 2020” e recomendou que o MEC renove o contrato de gestão com o Instituto – passo que está atualmente em negociação. 

“O ISD respondeu com enorme rapidez às demandas da sociedade e adaptou-se prontamente ao contexto adverso que uma pandemia totalmente imprevisível tem acarretado, com resultados louváveis”, diz o relatório, enaltecendo, entre outros pontos, o que chamou de “solidez da integração construída entre as áreas de atuação do Instituto, refletida na abordagem interdisciplinar e no trabalho interprofissional em áreas pioneiras no país”.

Esses e outros resultados relativos ao ano passado, na avaliação da Comissão, corroboram “a indicação favorável para a celebração de um novo ciclo do Contrato de Gestão”.

O contrato vigente entre as partes – por meio do qual o MEC financia e acompanha as atividades do ISD desde 2014 – expira no final do ano. 

Os termos de um novo documento, com duração de no mínimo 10 anos, estão em discussão e o parecer da CAACG sobre os resultados é um dos elementos que serão considerados sobre a mesa.

RESULTADOS

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do MEC com o ISD reúne especialistas ligados a universidades e outros órgãos do Governo Federal qualificados na área de atuação das Organizações Sociais. 

Os indicadores que avalia – um total de 13 em 2020 – foram pactuados com o MEC e envolvem ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa. 

Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, mais da metade das metas do ISD para o ano foram cumpridas ou superadas e foi esse panorama analisado pela Comissão e elogiado no relatório apresentado aos dirigentes do Instituto nesta sexta.

Fábio de Abreu e Lima, representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na CAACG e presidente interino da reunião realizada por videoconferência para divulgação da análise e das recomendações da Comissão, ressaltou no encontro que “o ISD tem mostrado sempre, sempre, sempre evolução” e reiterou que “os resultados apresentados superaram as expectativas mesmo com esse contexto de pandemia”.

O esforço de divulgação científica do ISD com a criação do Neurotalks, um espaço no canal Instituto Santos Dumont no Youtube para apresentação de pesquisas em Neurociências, foi um dos pontos destacados pela Comissão

AÇÃO, EM TEMPOS DE PANDEMIA

De acordo com o relatório apresentado nesta sexta, a Comissão avaliou que “o conjunto de ações realizadas pelo ISD em 2020 mostrou ter alcançado resultados que superaram as expectativas da CAACG, considerando a pandemia de Covid-19 e a consequente e necessária paralisação das atividades presenciais” tanto no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) quanto no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)” – em referência às duas unidades do Instituto. 

A Comissão reconheceu que “o ISD prontamente atendeu o contexto pandêmico e demanda existente no contexto hospitalar do Rio Grande do Norte, produzindo milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para doação como também imediatamente se preparou para o teleatendimento, apesar do contexto de crise financeira em que operou no período”. 

O relatório também destaca que embora não estejam contemplados no quadro de indicadores e metas do contrato de gestão, os dados relativos aos atendimentos do ISD “refletem a relevância do papel do Instituto na realidade da saúde da população regional”. A análise aparece no documento acompanhada de números: Foram 25.502 atendimentos presenciais e 5.349 atendimentos por telessaúde em diversas frentes de atuação no Anita só no ano passado.

EDUCAÇÃO

Os programas de educação para a ação social e comunitária do Instituto foram citados, por sua vez, como uma “diversidade valiosa para ampliar a formação interprofissional e fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, resultando em avanços consideráveis na qualidade de vida da população atendida. 

Na lista de ações citadas no relatório estão o Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Semea), Arte de Crescer, Neurinho, Mortalidade Materna Evitável na Perspectiva dos Direitos Humanos, Fazendo Direito (s), Serviço de Referência para Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual, Rodas da Vida, Educa Parkinson e Projeto Barriguda.

Os indicadores referentes à produção científica dos pesquisadores e alunos foram outros citados com bom desempenho no ano. Entre os pontos destacados na conclusão do relatório estão o fato de os alunos terem sido estimulados a explorar em suas produções conteúdos relacionados à Covid-19 e, ainda,  o esforço de divulgação científica com a criação do Neurotalks, um espaço no canal Instituto Santos Dumont no YouTube para apresentação de pesquisas em Neurociências.

A área de Comunicação e Divulgação Social do Instituto também foi apontada pela Comissão como “uma ação que ganhou musculatura e nova dimensão”. “Novas estratégias foram estabelecidas, houve reformulação e redimensionamento das redes sociais, os meios de divulgação foram fortalecidos, com resultados significativos”, diz o documento.

Angela Santana (que aparece no centro da tela) criou o modelo de Organizações Sociais no Brasil em 1998 em conjunto com o então ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira. Ela se despediu da presidência da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do MEC com o ISD nesta sexta-feira e elogiou transformações positivas do Instituto

Presidente da Comissão destaca “transformações” no Instituto

Angela Santana, que criou o modelo de Organizações Sociais no Brasil em 1998 em conjunto com o então ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira, se despediu da presidência da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão nesta sexta-feira – um cargo que ocupava desde 2015.

Em um discurso emocionado no início da reunião, ela – que está atualmente licenciada e participou apenas neste momento da videoconferência – disse que o ISD é “aquilo que sonhou para as Organizações Sociais”, um modelo que descreve ter gerado  “com muito sacrifício”. 

“Pelo que eu vi, de todas as Organizações Sociais, vocês foram a que apresentou a maior transformação institucional. O que nós vemos hoje é um orgulho”, disse Angela e foi além: “Vocês são exemplo de gestão, vocês são exemplo na assistência social, na assistência à saúde, e em tudo que vocês estão fazendo, no ensino, na pesquisa. Muito obrigada, muito obrigada, por essa alegria que vocês me deram”.

O Instituto Santos Dumont foi qualificado como Organização Social por meio de Decreto Presidencial em 2014, com o propósito de: “desenvolver projetos de educação e de pesquisa científica por meio da criação de um ambiente multidisciplinar, visando ao desenvolvimento de pesquisas de ponta em múltiplas áreas do conhecimento, envolvendo projetos de âmbito educacional, social e de desenvolvimento econômico”.

O diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, disse que “a palavra de ordem” diante do depoimento de uma das criadoras desse modelo e de todas as contribuições que a Comissão tem dado ao desenvolvimento do ISD “é gratidão”. “Sobre a valorização e o reconhecimento do trabalho do ISD, eu entendo com muita clareza que sem o acompanhamento e a avaliação desta Comissão desde 2015 a gente não teria conseguido”, observou ele.

A reunião também marcou a despedida de Lúcia Christina Iochida enquanto representante da Secretaria de Educação Superior do MEC na CAACG. 

Em nome do ISD, o diretor-geral também agradeceu a ela e aos demais membros do grupo o tempo e o cuidado dedicados a ajudar a alavancar o desenvolvimento do Instituto.

Estiveram presentes na videoconferência para avaliação final dos resultados do ISD em 2020 os coordenadores de projetos do MEC Naimar Araújo Moretti e Vinícius Nunes de Aquino, e os seguintes membros da Comissão: Fábio de Abreu e Lima, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Renato Evangelista de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Sylvia Helena Figueiredo, representante do Ministério da Economia.  

Representando o Instituto, participaram o diretor-geral, Reginaldo Freitas Jr, o diretor administrativo, Jovan Gadioli, a gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, Lilian Lira Lisboa, o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra do ISD, Edgard Morya, e o assessor de planejamento, Eduardo Frare. 

LEIA TAMBÉM

Acesse a série de reportagens #PorDentrodoISD, que detalha os resultados do Instituto e em dois textos já publicados mostra em quanto tempo se formam e para onde vão os mestres em Neuroengenharia diplomados pelo ISD – e o que aprendem estudantes de medicina, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia que fazem estágio no Instituto.

Texto:  Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuenia – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD e reprodução Microsoft Teams

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

“Mesmo com pandemia, resultados do ISD superam expectativas”, conclui Comissão que avalia ações do Instituto para o MEC

Imagem mostra dirigentes do ISD na sala de reuniões do Anita e membros da Comissão de acompanhamento e avaliação das atividades com gestores e assessor do Instituto em participação por videoconferência: "Resultados louváveis", escreveu Comissão em Relatório sobre o ano 2020

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG) do Ministério da Educação com o Instituto Santos Dumont (ISD) afirmou, em relatório apresentado nesta sexta-feira (7), que o ISD “superou as expectativas em 2020” e recomendou que o MEC renove o contrato de gestão com o Instituto – passo que está atualmente em negociação. 

“O ISD respondeu com enorme rapidez às demandas da sociedade e adaptou-se prontamente ao contexto adverso que uma pandemia totalmente imprevisível tem acarretado, com resultados louváveis”, diz o relatório, enaltecendo, entre outros pontos, o que chamou de “solidez da integração construída entre as áreas de atuação do Instituto, refletida na abordagem interdisciplinar e no trabalho interprofissional em áreas pioneiras no país”.

Esses e outros resultados relativos ao ano passado, na avaliação da Comissão, corroboram “a indicação favorável para a celebração de um novo ciclo do Contrato de Gestão”.

O contrato vigente entre as partes – por meio do qual o MEC financia e acompanha as atividades do ISD desde 2014 – expira no final do ano. 

Os termos de um novo documento, com duração de no mínimo 10 anos, estão em discussão e o parecer da CAACG sobre os resultados é um dos elementos que serão considerados sobre a mesa.

RESULTADOS

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do MEC com o ISD reúne especialistas ligados a universidades e outros órgãos do Governo Federal qualificados na área de atuação das Organizações Sociais. 

Os indicadores que avalia – um total de 13 em 2020 – foram pactuados com o MEC e envolvem ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa. 

Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, mais da metade das metas do ISD para o ano foram cumpridas ou superadas e foi esse panorama analisado pela Comissão e elogiado no relatório apresentado aos dirigentes do Instituto nesta sexta.

Fábio de Abreu e Lima, representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na CAACG e presidente interino da reunião realizada por videoconferência para divulgação da análise e das recomendações da Comissão, ressaltou no encontro que “o ISD tem mostrado sempre, sempre, sempre evolução” e reiterou que “os resultados apresentados superaram as expectativas mesmo com esse contexto de pandemia”.

O esforço de divulgação científica do ISD com a criação do Neurotalks, um espaço no canal Instituto Santos Dumont no Youtube para apresentação de pesquisas em Neurociências, foi um dos pontos destacados pela Comissão

AÇÃO, EM TEMPOS DE PANDEMIA

De acordo com o relatório apresentado nesta sexta, a Comissão avaliou que “o conjunto de ações realizadas pelo ISD em 2020 mostrou ter alcançado resultados que superaram as expectativas da CAACG, considerando a pandemia de Covid-19 e a consequente e necessária paralisação das atividades presenciais” tanto no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) quanto no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)” – em referência às duas unidades do Instituto. 

A Comissão reconheceu que “o ISD prontamente atendeu o contexto pandêmico e demanda existente no contexto hospitalar do Rio Grande do Norte, produzindo milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para doação como também imediatamente se preparou para o teleatendimento, apesar do contexto de crise financeira em que operou no período”. 

O relatório também destaca que embora não estejam contemplados no quadro de indicadores e metas do contrato de gestão, os dados relativos aos atendimentos do ISD “refletem a relevância do papel do Instituto na realidade da saúde da população regional”. A análise aparece no documento acompanhada de números: Foram 25.502 atendimentos presenciais e 5.349 atendimentos por telessaúde em diversas frentes de atuação no Anita só no ano passado.

EDUCAÇÃO

Os programas de educação para a ação social e comunitária do Instituto foram citados, por sua vez, como uma “diversidade valiosa para ampliar a formação interprofissional e fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, resultando em avanços consideráveis na qualidade de vida da população atendida. 

Na lista de ações citadas no relatório estão o Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Semea), Arte de Crescer, Neurinho, Mortalidade Materna Evitável na Perspectiva dos Direitos Humanos, Fazendo Direito (s), Serviço de Referência para Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual, Rodas da Vida, Educa Parkinson e Projeto Barriguda.

Os indicadores referentes à produção científica dos pesquisadores e alunos foram outros citados com bom desempenho no ano. Entre os pontos destacados na conclusão do relatório estão o fato de os alunos terem sido estimulados a explorar em suas produções conteúdos relacionados à Covid-19 e, ainda,  o esforço de divulgação científica com a criação do Neurotalks, um espaço no canal Instituto Santos Dumont no YouTube para apresentação de pesquisas em Neurociências.

A área de Comunicação e Divulgação Social do Instituto também foi apontada pela Comissão como “uma ação que ganhou musculatura e nova dimensão”. “Novas estratégias foram estabelecidas, houve reformulação e redimensionamento das redes sociais, os meios de divulgação foram fortalecidos, com resultados significativos”, diz o documento.

Angela Santana (que aparece no centro da tela) criou o modelo de Organizações Sociais no Brasil em 1998 em conjunto com o então ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira. Ela se despediu da presidência da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do MEC com o ISD nesta sexta-feira e elogiou transformações positivas do Instituto

Presidente da Comissão destaca “transformações” no Instituto

Angela Santana, que criou o modelo de Organizações Sociais no Brasil em 1998 em conjunto com o então ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira, se despediu da presidência da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão nesta sexta-feira – um cargo que ocupava desde 2015.

Em um discurso emocionado no início da reunião, ela – que está atualmente licenciada e participou apenas neste momento da videoconferência – disse que o ISD é “aquilo que sonhou para as Organizações Sociais”, um modelo que descreve ter gerado  “com muito sacrifício”. 

“Pelo que eu vi, de todas as Organizações Sociais, vocês foram a que apresentou a maior transformação institucional. O que nós vemos hoje é um orgulho”, disse Angela e foi além: “Vocês são exemplo de gestão, vocês são exemplo na assistência social, na assistência à saúde, e em tudo que vocês estão fazendo, no ensino, na pesquisa. Muito obrigada, muito obrigada, por essa alegria que vocês me deram”.

O Instituto Santos Dumont foi qualificado como Organização Social por meio de Decreto Presidencial em 2014, com o propósito de: “desenvolver projetos de educação e de pesquisa científica por meio da criação de um ambiente multidisciplinar, visando ao desenvolvimento de pesquisas de ponta em múltiplas áreas do conhecimento, envolvendo projetos de âmbito educacional, social e de desenvolvimento econômico”.

O diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, disse que “a palavra de ordem” diante do depoimento de uma das criadoras desse modelo e de todas as contribuições que a Comissão tem dado ao desenvolvimento do ISD “é gratidão”. “Sobre a valorização e o reconhecimento do trabalho do ISD, eu entendo com muita clareza que sem o acompanhamento e a avaliação desta Comissão desde 2015 a gente não teria conseguido”, observou ele.

A reunião também marcou a despedida de Lúcia Christina Iochida enquanto representante da Secretaria de Educação Superior do MEC na CAACG. 

Em nome do ISD, o diretor-geral também agradeceu a ela e aos demais membros do grupo o tempo e o cuidado dedicados a ajudar a alavancar o desenvolvimento do Instituto.

Estiveram presentes na videoconferência para avaliação final dos resultados do ISD em 2020 os coordenadores de projetos do MEC Naimar Araújo Moretti e Vinícius Nunes de Aquino, e os seguintes membros da Comissão: Fábio de Abreu e Lima, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Renato Evangelista de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Sylvia Helena Figueiredo, representante do Ministério da Economia.  

Representando o Instituto, participaram o diretor-geral, Reginaldo Freitas Jr, o diretor administrativo, Jovan Gadioli, a gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, Lilian Lira Lisboa, o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra do ISD, Edgard Morya, e o assessor de planejamento, Eduardo Frare. 

LEIA TAMBÉM

Acesse a série de reportagens #PorDentrodoISD, que detalha os resultados do Instituto e em dois textos já publicados mostra em quanto tempo se formam e para onde vão os mestres em Neuroengenharia diplomados pelo ISD – e o que aprendem estudantes de medicina, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia que fazem estágio no Instituto.

Texto:  Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuenia – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD e reprodução Microsoft Teams

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia