Instituto Santos Dumont leva projetos à cúpula mundial sobre responsabilidade social

Publicado em 27 de abril de 2017

Instituto Santos Dumont leva projetos à cúpula mundial sobre responsabilidade social

27/04/2017

Por: Ariane Mondo – Ascom ISD

Fotos: Divulgação

De 08 a 12 de abril de 2017 ocorreu em Hammamet, Tunísia, o evento World Summit on Social Accountability, cúpula mundial sobre responsabilidade social cujo lema é: “melhorando o impacto de instituições educacionais na saúde das pessoas”. O Instituto Santos Dumont (ISD) esteve presente na programação oficial de painéis, onde profissionais de saúde do mundo inteiro puderam trocar experiências e ideias para melhorar a educação e sistemas de saúde ao redor do mundo.

Um dos painéis levados pelo ISD tratou sobre estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

O diretor de ensino e pesquisa do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, participou do evento e fez  apresentações sobre projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS): o “Projeto Barriguda”, desenvolvido na comunidade quilombola de Capoeiras, em Macaíba (RN); a inserção da temática ”violência obstétrica” no ensino de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e o Serviço de Referência para Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual em Macaíba, implantado em 2016 e resultado de uma ampla articulação com diversos setores da sociedade. Essas são experiências exitosas do Programa de Educação para Ação Social e Comunitária do ISD especificamente relacionadas ao tema central do encontro realizado na Tunísia.

Para o professor Reginaldo, a participação do Instituto Santos Dumont nesse tipo de evento é extremamente importante pelas possibilidades de intercâmbio e conhecimento de experiências bem-sucedidas praticadas no mundo: “A ida à cúpula na Tunísia reafirma o compromisso do ISD com a responsabilidade social seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, áreas em que estabelece seus laços com a sociedade civil. No âmbito da saúde, é muito gratificante observar que o trabalho desenvolvido na nossa Instituição está em sintonia com as melhores práticas adotadas pelas escolas internacionalmente reconhecidas como socialmente responsáveis. A ideia é que cada vez mais os profissionais da saúde desenvolvam, durante sua formação, a consciência do compromisso que precisam ter com a construção de uma realidade social mais justa e mais humana. Precisamos pensar globalmente para agir localmente”.

Reginaldo apresenta projetos do ISD relacionados à responsabilidade social
Reginaldo apresenta projetos do ISD relacionados à responsabilidade social

O evento na Tunísia foi organizado pela The Network Towards Unity for Health (TUFH), Organização Não-Governamental que reúne profissionais de saúde e instituições do mundo inteiro e que atua em parceria com a Organização Mundial da Saúde. Em seus encontros anuais realizados em diferentes cidades do mundo, a TUFH une organizações inovadoras de assistência à saúde, universidades, instituições educacionais e indivíduos de distintos países, todos comprometidos a contribuir para a melhoria das condições de saúde em suas comunidades.

O evento de 2017 foi encerrado com a oficialização da chamada “Carta da Tunísia”, que trará recomendações a serem seguidas por escolas e serviços de saúde participantes. O Consenso Global de Responsabilidade Social das Escolas Médicas será atualizado a partir do documento pactuado na Tunísia. Acesse a versão de 2012 do Consenso Global em português AQUI.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Instituto Santos Dumont leva projetos à cúpula mundial sobre responsabilidade social

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia