ISD leva paradesporto para o Salão da Inclusão do RN

Publicado em 22 de março de 2024

A importância de ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao esporte foi o tema central da participação do Instituto Santos Dumont (ISD) no Salão da Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação do RN, nesta quinta-feira (21). Paratletas e profissionais ligados ao paradesporto potiguar participaram de palestras, de rodas de conversa e fizeram demonstrações ao público de modalidades paralímpicas, como bocha e parataekwondo.

Representante da Seleção Brasileira de parataekwondo, o potiguar Cícero Nascimento foi um dos paratletas convidados pelo ISD para participar do evento. Ele foi medalhista de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, realizado em novembro do ano passado na capital do Chile, e apresentou a modalidade para os visitantes do salão. “Espaços como esse são importantes para dar mais visibilidade aos esportes paralímpicos. Mostramos que pessoas com deficiência podem vencer e ter novas oportunidades através do esporte”, destacou.

Cícero fez uma demonstração de como o esporte é praticado com o também atleta de parataekwondo Ricardo Wagner, atual campeão brasileiro da modalidade em sua categoria. “Queremos que mais pessoas com deficiência se interessem e possam praticar o parataekwondo”, enfatizou Ricardo.

Outros paratletas, como o mesatenista Ecildo Lopes e a judoca da Seleção Brasileira e medalhista de ouro no Parapan de Santiago (categoria até 48 quilos classe J1), Rosicleide Andrade, passaram pelo estande do ISD nesta quinta. Ambos compartilharam experiências e destacaram o papel do paradesporto na melhora da qualidade de vida e da integração social. As medalhas e os prêmios conquistados por eles ficaram em exposição no estande do Instituto.

Para o diretor-geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior, a presença no Salão da Inclusão reforça o papel de integração do ISD à sociedade. Isso porque o Instituto é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e oferece acesso a modalidades do paradesporto por meio do Centro de Referência Paralímpico, que funciona em Macaíba, para crianças e adultos com deficiência de todo o estado.

“Essa ação é uma estratégia que valorizamos muito. Ela concretiza uma das coisas que acreditamos no ISD: estar perto da população, interagir com a comunidade, abrir esses espaços de visibilidade e, principalmente, de escuta e de conexão com as pessoas. É essa sociedade que nos acolhe e é para essa sociedade que trabalhamos”, afirmou Reginaldo.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD), Camila Simão, destacou a contribuição da linha de cuidado do paradesporto na evolução no tratamento de pacientes com deficiência atendidos pelo ISD. A fala aconteceu durante palestra realizada dentro da programação oficial do salão. “O paradesporto é uma ferramenta muito potente para a reabilitação das pessoas com deficiência, promovendo a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Além disso, pode ser um desfecho para uma alta qualificada do paciente”, analisa.

Jéssika Azevedo é atleta da bocha paralímpica

A estudante de arquitetura Jéssika Azevedo, de 21 anos, conheceu a bocha paralímpica há 9 anos. O esporte vem tendo papel central na vida dela, ajudando, inclusive, na integração familiar. Jéssika é acompanhada pelo pai nas competições. É ele que faz a função de calheiro, auxiliando no manejo da calha usada para dar impulso e direção para a bola usada no esporte. “Muitas vezes a pessoa com deficiência se torna invisibilizada, tem a questão do capacitismo também, e aí quando você vai pro esporte e tem a oportunidade de conquistar algo, quebra esses preconceitos”, considera. 

O Salão da Inclusão vai até este sábado (23) e acontece das 9h às 21h no hall de entrada do Home Center Ferreira Costa, localizado no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A entrada e o estacionamento para o evento são gratuitos.

Centro de Referência Paralímpico

O Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e funciona nas unidades do ISD, em Macaíba. Oferece avaliação e treinamentos gratuitos para crianças a partir de 7 anos e adultos, com deficiência, nas modalidades de bocha e atletismo O agendamento para triagem pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou por mensagem de texto no WhatsApp: (84) 9-9155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD leva paradesporto para o Salão da Inclusão do RN

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia