Em 29 de setembro a equipe pedagógica dos Centros de Educação Científica (CECs) participou da XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, ocasião em que se formalizou a inclusão do CEC Natal nesse fórum de especialistas, que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Dora Montenegro, Diretora dos Centros de Educação Científica (CECs), considera esse um importante espaço de interlocução com outros profissionais da educação: “Com a inclusão formal do ISD nesse Comitê, o trabalho desenvolvido nos CECs poderá contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação da educação integral”, explicou ela.
![](https://www.institutosantosdumont.org.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_4342_editada-768x470.jpg)
No mesmo evento, em outro momento do dia, os educadores dos CECs de Natal-RN e Macaíba-RN também participaram da I Jornada Potiguar de Educação Integral, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a Educação Integral na atualidade, contribuindo para práticas e políticas públicas que possam garantir o alcance das Metas do Plano Nacional de Educação relacionadas a essa temática. A abertura da Jornada foi feita pela Professora Márcia Gurgel, Diretora do Centro de Educação da UFRN, representando a Reitora Ângela Maria Paiva. Em sua fala, Márcia destacou a importância do debate acerca da educação integral e o diálogo entre a Universidade, Secretarias de Educação, escolas e demais setores da sociedade para a proposição de práticas integradoras.
![](https://www.institutosantosdumont.org.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_4286_editada-768x532.jpg)
Em seguida, houve conferência da Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, que abordou o tema “Uma Agenda para a Educação integral no Século XXI”. Durante sua fala, a educadora citou exemplos de práticas pedagógicas brasileiras diferentes das tradicionais e promoveu reflexões sobre a realidade e os desafios da Educação Integral no Brasil. No período entre 2007 e 2013, Jaqueline foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC e é autora de diversas publicações sobre Educação Integral, incluindo o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma referência nessa área.
Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.