ISD e Pronas/PcD realizam formação sobre deficiência intelectual e autismo para profissionais de centros de reabilitação do RN

Publicado em 18 de novembro de 2022

O Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, recebeu nesta sexta-feira, 18, a primeira aula presencial do projeto de Educação Permanente na atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e à Deficiência Intelectual, em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PcD). A estratégia de educação visa a aprimorar a capacitação de cem profissionais dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) que atuam no cuidado às pessoas com deficiência intelectual e autismo no Rio Grande do Norte.

O curso entra na fase presencial após seis meses de aulas virtuais. A carga horária total da formação é de 636 horas de aula, dividida em 11 módulos sobre temas diversos, tais como a integração ensino-serviço-comunidade e as contribuições da fonoaudiologia para a precisão de diagnósticos. A formação híbrida foca em dois aspectos: nas aulas on-line, a ênfase está na atualização da teoria sobre reabilitação intelectual e, nas aulas presenciais, a prática profissional para reabilitação intelectual do público com TEA é o destaque.

Segundo a Coordenadora de Atividades no Ensino em Saúde do Anita, Samantha Maranhão, a primeira aula presencial marca o início da estruturação de um plano de ação que será elaborado por cada CER. “Esses planos serão impulsionados por reflexões oriundas do método Arco Charles-Maguerez, ferramenta que pretende pactuar com o objetivo da estratégia de educação permanente, qual seja, melhorar a realidade da reabilitação intelectual de cada serviço contemplado na formação”, afirmou Samantha.

A fisioterapeuta Meyriane Morais, profissional do CER de Guamaré, comenta que os encontros contribuem para a aproximação entre a gestão e os profissionais atuantes na linha de frente do atendimento às pessoas com deficiência intelectual.  “Conseguimos nos colocar no lugar dos técnicos, é uma troca valiosa. O curso também nos ajuda a melhorar o atendimento prestado ao público com autismo, que vem crescendo nos últimos anos. Aqui aprendemos a otimizar os atendimentos aos pacientes que já temos e aos que estão chegando”, diz Meyriane.

Autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e interesses específicos por algumas atividades repetitivas. Dados do órgão norte-americano Center of Diseases Control and Prevention Autism and Developmental Disabilities Monitoring (CDC/ADDM), indicam que uma em cada 44 crianças, em todo o mundo, é autista. O levantamento indica a ampliação no número de casos diagnosticados ao longo do tempo, pois a proporção já chegou a ser de 1 para cada 500 crianças. Os dados atuais do CDC estimam  que a condição afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no território brasileiro.

Texto: Leandro Vieira / Ascom – ISD

Fotos:  Leandro Vieira – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
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ISD e Pronas/PcD realizam formação sobre deficiência intelectual e autismo para profissionais de centros de reabilitação do RN

O Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, recebeu nesta sexta-feira, 18, a primeira aula presencial do projeto de Educação Permanente na atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e à Deficiência Intelectual, em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PcD). A estratégia de educação visa a aprimorar a capacitação de cem profissionais dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) que atuam no cuidado às pessoas com deficiência intelectual e autismo no Rio Grande do Norte.

O curso entra na fase presencial após seis meses de aulas virtuais. A carga horária total da formação é de 636 horas de aula, dividida em 11 módulos sobre temas diversos, tais como a integração ensino-serviço-comunidade e as contribuições da fonoaudiologia para a precisão de diagnósticos. A formação híbrida foca em dois aspectos: nas aulas on-line, a ênfase está na atualização da teoria sobre reabilitação intelectual e, nas aulas presenciais, a prática profissional para reabilitação intelectual do público com TEA é o destaque.

Segundo a Coordenadora de Atividades no Ensino em Saúde do Anita, Samantha Maranhão, a primeira aula presencial marca o início da estruturação de um plano de ação que será elaborado por cada CER. “Esses planos serão impulsionados por reflexões oriundas do método Arco Charles-Maguerez, ferramenta que pretende pactuar com o objetivo da estratégia de educação permanente, qual seja, melhorar a realidade da reabilitação intelectual de cada serviço contemplado na formação”, afirmou Samantha.

A fisioterapeuta Meyriane Morais, profissional do CER de Guamaré, comenta que os encontros contribuem para a aproximação entre a gestão e os profissionais atuantes na linha de frente do atendimento às pessoas com deficiência intelectual.  “Conseguimos nos colocar no lugar dos técnicos, é uma troca valiosa. O curso também nos ajuda a melhorar o atendimento prestado ao público com autismo, que vem crescendo nos últimos anos. Aqui aprendemos a otimizar os atendimentos aos pacientes que já temos e aos que estão chegando”, diz Meyriane.

Autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e interesses específicos por algumas atividades repetitivas. Dados do órgão norte-americano Center of Diseases Control and Prevention Autism and Developmental Disabilities Monitoring (CDC/ADDM), indicam que uma em cada 44 crianças, em todo o mundo, é autista. O levantamento indica a ampliação no número de casos diagnosticados ao longo do tempo, pois a proporção já chegou a ser de 1 para cada 500 crianças. Os dados atuais do CDC estimam  que a condição afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no território brasileiro.

Texto: Leandro Vieira / Ascom – ISD

Fotos:  Leandro Vieira – ISD

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Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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