History

History

Created by the neuroscientist Miguel Nicolelis, the Santos Dumont Institute was built and qualified as a Social Organization in the year of 2014. It’s units, however, have been operating for more than 10 years in the Northeast Region of Brazil thanks to a partnership with the Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), that managed the space in its early years of activity.

The first ISD unit to start operating was the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences (IIN-ELS), in 2006, that at the time was named Natal’s International Institute of Neurosciences. In 2007, the Institute received the name “Edmond and Lily Safra” thanks to a donation from mrs. Lily Safra, because of her interest in the neurosciences field. The donated amount can’t be disclosed due contract matters. Since 2014, the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences is maintained thanks to a contract signed with the brazilian Ministry of Education (MEC, as portuguese abbreviation). 

IIN-ELS presents itself as an advanced research center in neurosciences, with permanent and associate researchers that work between the main research fields developed in the Institute. In the early days, electrophysiology studies with microelectrode arrays implanted in the nervous system were rare in Brazil, even more so when combined with histological and immunohistochemical, behavioral and quantitative analysis methods.

Prédio onde o IIN-ELS deu início às suas atividades, em Natal (RN). Foto de 2012 - Arquivo Memória ISD
Mostra de trabalhos da oficina de Ciência e Física do CEC Natal. Foto de 2013 - Arquivo Memória ISD

Em fevereiro de 2007, foi inaugurado o Centro de Educação Científica (CEC) Escola Alfredo J. Monteverde, em Natal (RN), fundada pela AASDAP e gerida pelo ISD desde 2014. No mesmo ano, em setembro, foi inaugurado o Centro de Educação Científica (CEC) Escola Alfredo J. Monteverde de Macaíba (RN).

Em operação no Rio Grande do Norte desde 2008, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), localizado em Macaíba, está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) na qualidade de escola para as profissões da saúde.

No ano de 2010, ainda sob gestão da AASDAP, foi inaugurado o CEC de Serrinha-BA. E em 2013, o IIN-ELS passou a oferecer, no município de Macaíba, o primeiro programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Brasil, na área de Engenharia Biomédica, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta é uma área do conhecimento que integra técnicas de engenharia e neurociências para o estudo e compreensão do funcionamento do sistema nervoso, bem como para a elaboração de interfaces entre o cérebro humano e dispositivos artificiais.

Em 2014, o IIN-ELS sai do bairro da Candelária, em Natal, e passa a funcionar em Macaíba. No dia 17 de outubro de 2016, o ISD ampliou sua área de atuação, expandindo a abrangência dos serviços do CEPS por meio da Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde, que o habilitou como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER III).

 

No dia 6 de agosto de 2021, a Portaria Nº 1.842, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER Anita) de III para IV. A partir de então, além dos serviços de reabilitação em deficiência auditiva, intelectual e motora, o CER IV Anita, operacionalizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), passou a atender pacientes com deficiência visual.

 

O primeiro CER IV da Grande Natal, e o segundo do Rio Grande do Norte, atende pacientes oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Essa região concentra 1.371.945 habitantes, o que corresponde a quase 39% da população potiguar. Para financiar os procedimentos, o Ministério da Saúde fará um aporte anual de R$ 1.740.000,00.

Fachada do Anita no dia de sua inauguração. Foto de 2008 - Arquivo Memória ISD
Fachada do Anita ganhou obra do artista plástico Marcos Andruchak, pintada de forma colaborativa em comemoração aos 10 anos do Centro. Foto: Ascom ISD 2018.

Em 2018, o Anita celebrou seus 10 anos com uma série de ações envolvendo antigos funcionários, parceiros na educação e na comunidade, assim como apoiadores do poder público e fornecedores.

Em 2019, o IIN-ELS celebrou um ano em sua nova sede com a plantação do Baobá da Ciência, além do painel pintado exclusivamente e oferecido de presente pela artista Anna Benigna (imagens AQUI).

A artista Anna Benigna e a obra feita especialmente para o primeiro aniversário da nova sede do IIN-ELS. Foto: Ascom ISD 2019.
Mudança de prédios do IIN-ELS. Fotos: Arquivo Memória ISD

Entenda o que é o Instituto Santos Dumont (ISD) assistindo ao vídeo institucional. As ações do Instituto se dividem em três linhas de atuação: educação científica, educação em saúde e pesquisa em neurociências e neuroengenharia, modificando a realidade do Nordeste brasileiro.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.