Gestantes aprendem a fazer repelente natural em atividade do projeto Arte de Nascer (Receita)

Publicado em 12 de julho de 2016

12/07/2016

Texto e imagens: Ariane Mondo – Ascom ISD

As grávidas que vieram ao Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), em Macaíba (RN), ouviram nossas médicas falarem sobre métodos para prevenir Dengue, Zika e Chikungunya na gravidez.

As gestantes aprenderam uma receita de repelente natural de baixo custo e após a roda de conversa, fizeram o próprio repelente. Essa é uma atividade do premiado Projeto Arte de Nascer, que integra o Programa Institucional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde Materno-Infantil, sob responsabilidade do CEPS.

No vídeo abaixo, Carolina Damásio, uma das infectologistas e preceptoras médicas do CEPS dá algumas dicas para as gestantes sobre medidas simples de prevenção contra Zika, Dengue e Chikungunya.

 

 
E abaixo, Ana Claudine Pontes, uma das preceptoras médicas do CEPS, dá o passo-a-passo de como fazer o repelente natural.
 

 
::::::: INGREDIENTES ::::::::
 
* Água;
* Extrato de neem (folhas diluídas em álcool);
* Óleo de coco;
* Óleo essencial de citronela.
 
Dicas:
 
As folhas de neem devem ser colocadas em um recipiente para infusão e o álcool para diluição deve ser em quantidade que apenas cubra as folhas.
A quantidade de óleo de citronela recomendada no vídeo é para uma porção pequena de repelente. Se o frasco for maior, recomenda-se colocar mais gotas de óleo de citronela.

Por ser natural, esse repelente não tem fixador e deve ser reaplicado a cada 1 hora.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Gestantes aprendem a fazer repelente natural em atividade do projeto Arte de Nascer (Receita)

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia