Laboratórios interdisciplinares

Laboratórios interdisciplinares

Laboratórios interdisciplinares

O Instituto Santos Dumont (ISD) dispõe de uma estrutura de laboratórios equipados com o que há de mais moderno para desenvolver pesquisas científicas nas áreas de Neurociências e Neuroengenharia. A instituição também conta com uma equipe qualificada de técnicos (as) de pesquisa e desenvolvimento, disponíveis para auxiliar na condução de experimentos em nossas instalações. 

Com o objetivo de estimular o compartilhamento da infraestrutura e contribuir para o fortalecimento das pesquisa Brasileira, pesquisadores externos à instituição podem submeter solicitações para utilizar a infraestrutura disponível nas áreas de Neurociências, Neuroengenharia e Reabilitação. 

Conheça nossos laboratórios:
I – Laboratório de Eletrofisiologia Humana e Interface Homem-Máquina 

O laboratório de eletrofisiologia e comportamento humano e Interface Homem-Máquina é voltado para atividades de pesquisa clínica nas áreas de análise e intervenção não-invasiva da atividade cortical de crianças e adultos com e sem deficiências. 

As atividades realizadas neste laboratório englobam: análise de sinais eletroencefalográficos, rastreamento ocular, neuromodulação não-invasiva por meio de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e estimulação magnética transcraniana (EMT), espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS), estimulação elétrica funcional (FES) e treinamento por realidade virtual (RV). 

  • Eletrofisiologia Humana
  • Interface Homem-Máquina
  • ActiCap 16 e 32 canais
  • Actichamp
  • Toucas para ETCC
  • Dispositivo FES
  • V-Amp (2, 3 e 4)
  • Kit de Realidade Virtual HTC VIVE
II – Laboratório de Microscopia

O laboratório de microscopia é focado no escaneamento histológico. Nele é possivel fazer desde capturas em campo claro e fluorescência até capturas de maior qualidade, no confocal. Também podemos fazer análises quantitativas de material biológico com a utilização dos softwares Stereo investigator e Zen black.

  • Microscopia Confocal
  • Microscopia
  • Microscópio confocal (Zeiss – LSM 710);
  • Laser Argônio, HeNe e Diodo;
  • Fonte de fluorescência 120Q
  • Placa motorizada 
  • Microscópio confocal (Zeiss – LSM 710) com platina motorizada
  • Software Zen Black
  • Microscópio Zeiss (Axio imager-Z2) com platina motorizada integrada à aparato de estereologia (MBF – Stereoinvestigator);
  • Fonte de fluorescência X-cite exacte (Lumen Dynamics);
  • Cubos de fluorescência Dapi, FITC e Texas Red.
III – Laboratório de Neuroengenharia

O Laboratório de Neuroengenharia é o espaço propício para desenvolvimento de projetos em eletrônica analógica, eletrônica digital, instrumentação eletrônica, sistemas embarcados e pequenos projetos mecânicos. As ferramentas disponibilizadas auxiliam no projeto e criação de placas de circuito impresso, protótipos eletrônicos e mecânicos, e sistemas de integração humano-máquina. As instalações também contam com o laboratório de neuroprostética, dedicado à montagem de próteses implantáveis de microeletrodos (simples, estereotrodos e tetrodos) para a aquisição em eletrofisiologia animal.

  • Neuroengenharia
  • Neuroprostética
  • Impressora 3D FDM – S3 Sethi
  • PCB Router (CNC para placas de circuito impresso) – PhoenixCNC
  • CNC Corte Laser 80W – Zumak
  • Osciloscópio Tektronix TDS 2002B
  • Osciloscópio Tektronix DPO 2014B
  • Fonte de Bancada Simétrica MPL-3303 Minipa
  • Equipamento para construção de tetrodos Open Ephys Twister3.
  • Equipamento CNC de corte a laser para construção de gabaritos de acrílico implantáveis e setups comportamentais
  • Lupas Zeiss modelos Stemi 508 e Stemi 2000C com iluminadores LED Zeiss modelo CL4500.
  • Pinças de precisão e estações de soldas Weller modelo WSL com micro ponteiras
IV – Laboratório de Neurorreabilitação

O laboratório de neurorreabilitação é voltado para atividades de assistência e pesquisa clínica na área de análise biomecânica e intervenção do movimento humano, especificamente, para a recuperação funcional da marcha de pessoas com deficiência física. 

Atividades realizadas neste laboratório englobam: treinamento com vibração do corpo inteiro, aquisição e processamento de dados cinemáticos e cinéticos, treinamento de marcha e equilíbrio postural à zero gravidade e treinamento de marcha com suporte parcial de peso e assistido por robô.

  • ZeroG
  • Ginásio Terapêutico
  • Uma plataforma vibratória Kikos P201®
  • Um sistema de análise cinemática (Qualisys Motion Capture – Qualisys@)
  • Um sistema de análise cinemática e cinétIca (ProtoKinetics Zeno™ Walkway Gait Analysis System@)
  • Um sistema de marcha e equilíbrio postural à zero gravidade (Aretech ZeroG Gait and Balance System@) 
  • Dois sistemas de treinamento de marcha assistido por robô (Lokomat Hocoma@) 
Conheça nossa equipe de apoio técnico:
2
Diego Aquino Câmara

Currículo Lattes 

Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e licenciado em Ciências Biológicas (UFRN). Possui experiência nas áreas de envelhecimento, Parkinson e cronobiologia. É responsável pelo laboratório molhado, onde são feitas as técnicas de coloração por Nissl, imunohistoquímica, imunofluorescência e também pela microtomia em criostato, microscopia (campo claro e fluorescência) e confocal.

3
Joseph Andrews Belo Alves

Currículo Lattes

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também está realizando o Doutorado na área de Neurofisiologia Comportamental. Graduado em Tecnologia Biomédica com ênfase em Neurociência pela UFRN. Possui experiência nas áreas de aquisição de eletrofisiologia, montagem de aparatos de comportamento animal e análise de sinais fisiológicos e comportamentais. No ISD, é responsável pela assistência das pesquisas em eletrofisiologia em modelo animal durante comportamento, atuando na manutenção e no treinamento das atividades associadas ao uso dos laboratórios de Neuroprostética e Eletrofisiologia.

1
Larissa Coutinho de Lucena

Currículo Lattes

Doutora e Mestre em Fisiotearpia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com graduação em Fisioterapia e especialização em Fisioterapia Neurofuncional. Possui conhecimento e experiência nas área de fisioterapia neurofuncional voltada para adultos e idosos, biomecânica e análise de movimento no contexto da reabilitação, treinamento de marcha com suporte parcial de peso ou assistida por robôs e neurotecnologia e suas aplicações clínicas. No ISD, é responsável pelo apoio às pesquisas realizadas nos laboratórios de Eletrofisiologia Humana, Interface Homem-Máquina e Neurorreabilitação.

4
Luiz Henrique Bertucci Borges

Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2021) pela Universidade Positivo e mestrado em Neuroengenharia (2023) pelo Instituto Santos Dumont (ISD). Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase no desenvolvimento de circuitos eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, tecnologia para reabilitação, aquisição de sinais biológicos e interface humano-máquina. No ISD, atua no apoio às pesquisas desenvolvidas no laboratório de neuroengenharia. 

Biotério e Centro Cirúrgico

Além da estrutura de laboratórios, o ISD dispõe de um biotério de saguis e roedores e dois centros cirúrgicos equipados com o que há de mais moderno para a realização de cirurgias em modelos animais. Além disso, dispõe de uma equipe composta por veterinária e técnicos, que atuam no cuidado e atenção aos animais utilizados para ensino e pesquisa, orientação e capacitação de pesquisadores para realização de pesquisas em modelos animais.

1
Valéria Arboés Petronilo

Graduada em Medicina Veterinária (2004) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atua como médica veterinária do ISD, onde desde 2006 é Responsável Técnica do Biotério de criação e experimentação. É coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais do ISD, com experiência em medicina veterinária de animais de laboratório, bioterismo; bioética e biossegurança na experimentação animal. Atual, principalmente, nos seguintes temas: manejo, criação, saúde e bem-estar de animais de experimentação, Cirurgia estereotáxica experimental em roedores e saguis. No biotério, planeja, supervisiona, atua e acompanha os processos e os cuidados das espécies animais utilizadas em pesquisa e ensino, além de prover assistência e cuidados básicos aos animais e outras responsabilidades. Na pesquisa, orienta e desenvolve treinamentos aos técnicos e pesquisadores quanto ao manejo, manipulação e procedimentos realizados nos animais.

3
Alexandre Magno de Freitas Dias

Possui Ensino Fundamental completo pela Escola Estadual Henrique Castriciano de Sousa. Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2009. Possui experiência em manejo de animais de laboratório, com foco em saguis. No biotério, é responsável pela manejo, checagem e cuidados com os animais do biotério de saguis, incluindo a reprodução, do pareamento ao desmame. Auxilia os pesquisadores no manejo e checagem dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente, preparo e disponibilização da alimentação dos animais.

4
Sergio Caciano de Oliveira Neto

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2010. Tem experiência em manejo de animais de laboratório (ratos, camundongos e saguis). No biotério de roedores, é responsável pela checagem e cuidados com os animais do biotério de experimentação; auxilia os pesquisadores no manejo e acompanhamento dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente; faz controle de estoque; garante a troca de gaiolas e a disponibilização da alimentação dos animais.

2
Sidney Pereira da Cruz

Possui ensino médio completo pela Escola Estadual Mario Franciscon (2001). Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2010. No biotério de roedores, é responsável pela checagem e cuidados com os animais, incluindo a reprodução, do pareamento ao desmame; auxilia os pesquisadores no manejo e acompanhamento dos animais; faz manejo e checagem dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente; faz controle de estoque; garante a troca de gaiolas e a disponibilização da alimentação dos animais.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.