Coronavírus: ISD explica dificuldades respiratórias que são alerta para a doença

Publicado em 17 de abril de 2020

Os sintomas da COVID-19, o novo coronavírus, podem ser os de uma gripe comum ou ter a potência de uma pneumonia grave.

Febre acompanhada de tosse, dor no tórax ou dificuldade respiratória estão entre os possíveis alertas para a doença – e pessoas com “falta de ar” são orientadas pelo Ministério da Saúde a procurar um hospital para terem o caso investigado e os cuidados de que precisam.

Mas como diferenciar possíveis dificuldades para respirar causadas pela COVID-19 das geradas por outras doenças? E a que sinais pais ou cuidadores de crianças e de outras pessoas que não conseguem explicar o que estão sentindo devem estar atentos?

O tema é abordado neste vídeo, o primeiro de uma série elaborada por preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência – do Instituto Santos Dumont (ISD) – com orientações para educação no contexto da pandemia.

Orientações

O conteúdo de estreia se baseia em recomendações do Ministério da Saúde e no livro Neonatal and Pediatric Respiratory Care: A Patient Case Method – “Cuidados respiratórios neonatais e pediátricos: um estudo de caso de pacientes”, em tradução livre – da especialista em terapia respiratória e diretora de educação e inovação do Johns Hopkins Medicine Simulation Center, dos Estados Unidos, Julianne Perretta.

O objetivo, segundo o ISD, é informar à toda população, especialmente a atendida pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, unidade-escola do Instituto para profissões de saúde e referência em atenção especializada à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.

O Anita está em operação há mais de 10 anos no município de Macaíba e atende pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Por meio de canais como vídeos, cartilhas e folders as equipes mostram desde como identificar sintomas da COVID-19, até mudanças práticas em serviços do dia a dia, cuidados a serem adotados e atividades de integração e lazer para uma rotina saudável em tempos de quarentena. 

Os temas foram discutidos e os materiais têm sido elaborados em reuniões online com preceptores multiprofissionais e residentes das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. 

O ISD é uma organização social do governo federal financiada pelo Ministério da Educação.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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(84) 99416-1880

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O objetivo, segundo o ISD, é informar à toda população, especialmente a atendida pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, unidade-escola do Instituto para profissões de saúde e referência em atenção especializada à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.

O Anita está em operação há mais de 10 anos no município de Macaíba e atende pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

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O ISD é uma organização social do governo federal financiada pelo Ministério da Educação.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

 

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