Centro de Educação Científica de Serrinha – BA e ambas unidades do Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde, Natal e Macaíba fazem a primeira Mostra de Trabalhos de 2015

Publicado em 10 de junho de 2015

As mostras de trabalho fazem parte dos rituais coletivos dos Centros de Educação Científica do Instituto Santos Dumont e são realizados durante o processo de ensino e aprendizagem no ano letivo, ao final de cada semestre. Nelas os alunos assumem, desde o planejamento até a avaliação, papéis diferenciados que se relacionam à organização e manutenção dos espaços e equipamentos, a recepção dos visitantes, a coordenação e o desenvolvimento de propostas interativas com o público, a monitoria das oficinas e laboratórios expressando o conhecimento produzido durante o semestre, o que estimula o contato deles com o público e o desenvolvimento da expressão de ideias fundamentadas cientificamente, vinculando-as ao uso das Tecnologias e das Artes.

Esses eventos fazem parte de estratégias de divulgação do saber científico e também são formas de aproximar os pais, para que eles conheçam os espaços, equipamentos e conhecimentos que seus filhos utilizam e produzem. Neles os pais e demais visitantes também se encontram e conversam com os professores e com todos da equipe pedagógica e se encantam com o que seus filhos aprendem. A animação e o envolvimento de todos são tão significativos que as mostras se transformam em verdadeiras festas de aprendizagem.

A 1ª Mostra de Trabalhos de 2015 do Centro de Educação Científica de Serrinha – BA, realizada no sábado 30/05, recebeu, em média trezentos pais e familiares dos alunos.

Dona Marina Pereira, mãe de Cleiton Pereira Mota, aluno das oficinas de Ciência e Robótica e Ciência e Arte, participou da Mostra de Trabalhos pela primeira vez.

“É uma alegria muito grande ter o meu filho participando deste projeto e saber da importância desta escola para a sua formação e para sua vida”.

Na unidade de Macaíba do Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde, no sábado 13/06, mais de 280 pessoas participaram da Mostra, entre pais e demais familiares dos alunos, que representam os municípios de Macaíba, Bom Jesus e Parnamirim. Também recebemos a visita de alguns ex-alunos e de professores parceiros das escolas dos nossos alunos e a visita de Márcia de Paula Brilhante Portela, Secretária de Educação de Macaíba.

Segue abaixo, parte de um dos depoimentos mais representativo das entrevistas realizadas com pais e familiares nesse semestre, concedido por Hélia Patrícia dos Santos Silva, mãe de Lara Beatriz da Silva, aluna da Oficina de Ciência Ambiente e Ciência e História:

Escrever numa folha é pouco, para explicar o que sinto, em ver esta escola, e a minha filha participando dela. Vejo como os professores e os funcionários são atenciosos e se dedicam muito. Vi que a mostra tem alunos empenhados, que nem gaguejam e nem ficam nervosos e eu acho isso lindo. Eles demonstram interesse pelo que fazem e também de explicar pra gente.

Eu vi coisas muito interessantes, como por exemplo: não sabia que se pode gerar energia através de pedaladas em bicicleta e agora sei e nem como funcionam as lâmpadas no circuito elétrico e entendo agora como acontece em casa. Eu vejo que minha filha está mais dedicada, tem força de vontade para acordar muito cedo, e vir pra cá. Ela coloca o relógio para despertar logo cedo. Então, quero agradecer a vocês por todo o empenho, que percebo e todo o cuidado e atenção aos nossos filhos”.

Na unidade de Natal, também no sábado 13/06, 320 pais e familiares dos alunos participaram da Mostra e puderam conhecer de perto os trabalhos construídos por eles nas oficinas.

Tânia de Araújo Lima, mãe de Ana Cibelly Lima da Silva, aluna de Ciência e Química e Ciência e Robótica, participou da Mostra de Trabalhos e deu seu depoimento:Estou extasiada com a recepção de vocês, muito boa. Vocês têm um jeito muito peculiar de nos atender. […] Percebi que aqui abriu mais os olhos dela [a filha Ana]. Ela ficou mais interessada em saber como funcionam as coisas e ela sempre tá de olho em alguma peça, dentro de casa, equipamento […]. Ela mostrou uma bateria, explicou como funcionava e tal. […] A gente se surpreende com a amplitude de conhecimento que os alunos estão tendo na escola”.

 

Leia aqui os conteúdos apresentados em cada uma das unidades dos Centros de Educação Científica e veja fotos de cada um deles:

Fotos CEC EAJM Unidade Natal

Fotos CEC EAJM Unidade Macaíba

Fotos CEC Serrinha

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Centro de Educação Científica de Serrinha – BA e ambas unidades do Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde, Natal e Macaíba fazem a primeira Mostra de Trabalhos de 2015

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia