Centro de Educação Científica de Serrinha- BA e Escola Alfredo J. Monteverde, Unidades Natal e Macaíba, realizam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2015

Publicado em 27 de outubro de 2015

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Na SNCT 2015, os Centros de Educação Científica receberam alunos e professores das Escolas Públicas Parceiras, o evento é uma das estratégias de divulgação do saber científico, os alunos assumem papel de monitores e apresentam o conhecimento produzido e sistematizado por eles nas oficinas.

Na Unidade de Natal, 565 alunos e professores das Escolas parceiras compareceram no evento nos dois dias de visitas, todos puderam participar das atividades desenvolvidas nas oficinas, com experimentos, apresentações e explicações dos alunos.

Já em Macaíba, professores, coordenadores e diretores das Escolas Públicas do Ensino Fundamental I e II dos municípios de Macaíba, Bom Jesus, Parnamirim e São José do Mipibu, participaram do evento. Ao longo dos dois dias, tiveram uma média de 900 visitantes que puderam conhecer experimentos e participar das atividades interativas nas 04 oficinas. Também participaram da SNCT, os alunos do Projeto Cientistas do Futuro – INCEMAQ apresentando as atividades que desenvolvem no Centro de Pesquisa.

No Centro de Educação Científica de Serrinha – BA, 956 alunos e 63 professores de 18 Escolas Públicas Parceiras, visitaram a SNCT durante os dois dias e puderam conhecer experimentos e atividades interativas desenvolvidas pelos alunos.

A Diretora Maelia Pinheiro do Nascimento, da Escola Municipal Auta de Sousa, município de Macaíba, participou do evento e deu o seguinte depoimento:

 “Estou amando tudo. Gostei demais dos trabalhos apresentados nas oficinas. Eu vi muita coisa legal e interessante aqui. Gostei da oficina de Ciência e Arte com a foto-animação e de como eles fizeram para montar esse trabalho, utilizando tantas fotos. Gostei da parte histórica que vi na Oficina de Ciência e História, que trazia as mulheres, seus direitos, principalmente a poetisa Auta de Souza que é Macaíbense. Muito bom! Todos estão de parabéns. Vejo que esse trabalho é importante demais, esse dia a dia deles, aqui e lá na nossa escola tem ajudado bastante na aprendizagem deles, mas aqui tem um lado importante, eles vêem com mais tempo os conteúdos e as atividades concretizam mais facilmente. Vocês têm mais oportunidade e tempo de trabalhar o concreto e isso é ganho para eles e pra gente também, porque quando voltam para a nossa escola eles melhoram o desempenho”.

Veja os conteúdos apresentados em cada uma das unidades dos Centros de Educação Científica e as fotos do evento:

SNCT CEC EAJM Unidade Natal/RN

CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS

 Ciência e Biologia

  • Fungos e Bactérias:

Os visitantes puderam de visualizar em placas de vidro bactérias e fungos, identificando-os em seu dia a dia. Os alunos ressaltaram a importância dos microrganismos no nosso corpo alertando para o cuidado dos sabonetes que eliminam 99% das bactérias do corpo.

  • Ditadura da Beleza

A partir de um vídeo os alunos discutiram a imposição da mídia sobre os padrões de beleza valorizando nossa diversidade brasileira.

  • Protozoários

Os visitantes aprenderam como lavar frutas e verduras adequadamente para evitar a presença de protozoários que podem causar algumas doenças comuns na infância como ameba e giardia.

  • Solos (alagamentos)

Os visitantes observaram os solos em lupas estereoscópicas analisando suas características e relacionando-os com alagamentos e possíveis soluções para esse problema.

  • Fotossíntese

A partir de um experimento os alunos mostraram a importância da luz para a nossa vida.

  • Horta

Os visitantes puderam ver como fazer uma horta em casa utilizando material reciclado e conhecendo os cuidados para ter uma vida mais saudável se livrando de agrotóxicos.

Ciência e Comunicação

  • Exposição fotográfica:

Diversos olhares para a americanização em Natal. O trabalho abordou o tema da imagem e representação a partir dos elementos históricos que constituem o imaginário coletivo, nesse caso sobre o período da Segunda Guerra Mundial em Natal. Também foi apresentado alguns fundamentos da fotografia, sobretudo o controle de luz que envolve os mecanismos da câmera fotográfica, representados pela “abertura, velocidade e ISO”.

  • Vídeo reportagem sobre a presença americana em Natal nos anos 40:

O trabalho relaciona a história e a memória de pessoas que viveram a década de 1940 em Natal, assim como os desdobramentos desse fato nos dias de hoje. Além disso, apresentou-se as características de uma videorreportagem e sua concepção desde a produção do roteiro, filmagem e edição.

  • “Memes” e produções textuais sobre a atualidade do imperialismo norte-americano:

Abordamos a discussão sobre a política imperialista dos Estados Unidos e suas consequências na formação da identidade brasileira. Apresentamos como essa política atua sobretudo por meio de uma dominação cultural que tem na mídia sua principal ferramenta. Foram expostos “memes” e textos, produzidos pelos alunos que fazem uma crítica a essa questão.

Oficina de Ciência e Física

Foram apresentados diversos experimentos envolvendo os seguintes conteúdos:

  • Moléculas da Água e Estados Físicos da Água
  • Mudanças de Estados Físicos da Água
  • Ciclo da Água
  • Transformações de Energia
  • Câmara Escura/Olho Humano
  • Problemas de Visão – Lentes E Correções
  • Luz e Cores (Arco-Íris)
  • Óculos 3D

Oficina de Ciência e História

  • Origens (Universo, terra, vida e seres humanos): foi apresentado o papel da ciência na construção do conhecimento e o valor das hipóteses.
  • Colcha de Retalhos: trabalho mostrando o reconhecimento da própria identidade e como a história de cada um está interligada com a de todos.
  • Rede Social: trabalho que buscou compreender o impacto das redes sociais na atualidade; ferramenta de informação e interação; a relação de dependências e exposição excessiva.

Pesquisa: foi feito um levantamento de como os visitantes estão utilizando as redes sociais.

  • Qual o Lado da Mídia/Política e Mídia/Sociedade Capitalista Industrial: O objetivo é entender e identificar as relações de poder existentes, a lógica e o funcionamento da nossa sociedade capitalista e o papel da grande mídia em meio a isso.
  • Bairros: Conhecer as histórias dos bairros e questionar as principais carências e qualidades desse lugar.
  • Transformação da Paisagem: Entender e analisar criticamente as mudanças que ocorrem nos espaços ao longo do tempo, tratando a ação transformadora do home

Oficina de Ciência e Química

  • Termodinâmica

Apresentamos conteúdos de termodinâmica através de experimentos com bexigas e demonstração de uma máquina térmica, mostrando a transformação da energia térmica em energia mecânica.

  • Eletroquímica

Apresentamos o conteúdo de eletroquímica através de uma pilha caseira feita com uma solução salina, mostrando aos visitantes as respectivas correntes que passam pela mesma utilizando o multímetro, trazendo a tecnologia aliada a química. Além disso, utilizamos a voltagem gerada pela pilha no funcionamento de uma calculadora e um LED.

  • Cinética

Apresentamos o conteúdo de cinética química através de um experimento que mostra os fatores que influenciam as velocidades de uma reação. O experimento foi realizado com a dissolução de dois comprimidos efervescentes em água de diferentes temperaturas. Assim foi analisado o tempo de reação de cada um a partir da explosão das bombinhas efervescentes.

  • Reações Químicas

Apresentamos o conteúdo mostrando as reações químicas que acontecem nos dentes. O experimento foi apresentado utilizando dois ovos, vinagre e solução de flúor. Mostramos as reações químicas que acontecem nos nossos dentes, representado pelo ovo. A casca do ovo e o ácido do vinagre irão reagir mostrando a corrosão. Já na reação com o flúor, mostramos a proteção que a substância faz na casca do ovo, destacando a importância com a higiene bucal e a forma correta para escovação diária.

  • Ácidos, Bases e pH

Apresentamos o conteúdo de ácidos, bases e pH trazendo algumas substâncias presentes no nosso dia a dia para que os visitantes as identificassem pelas cores. A mudança na cor das substâncias disponíveis foi mostrada pelos alunos falando o porquê das diferenças entre elas e as semelhanças nas cores de algumas. Usamos o repolho roxo como indicador ácido-base e foi realizada a medição do pH dessas substâncias através de um papel indicador.

Oficina de Ciência e Robótica

  • Maquete virtual (programação na linguagem logo);
  • Carros com engrenagens e roldanas (uso das engrenagens e polias na mudança da velocidade ou força de motor);
  • Soldagem e Circuitos (Como se remove ou insere um componente numa placa de fenolite);
  • Programação superlogo e kit pop1 (linguagem binária sendo convertida em comandos elétricos no controle dos motores servos, por meio da interface Robótica pop1);
  • Domótica (Robótica aplicada a ambientes domésticos);

Oficina de Ciência e Tecnologia

  • Movimento:
  • Carro corre quanto pesa;
  • Direitos do Pedestre;
  • Plano Cartesiano (Batalha Naval e Teorema de Pitágoras).
  • Eletricidade:
  • Cidade Elétrica (Distribuição de Energia e Fontes de Energia)
  • Quadro Elétrico (Tipos de Circuitos, Voltagem, Amperagem e Resistência Elétrica).
  • Tecnologias Sociais

Biblioteca

  • Gibis Turma da Mônica Jovem
  • Jogos de raciocínio: Torre de Hanói, Jogos da Velha 3D e 4D, Dama, Tangram, Triângulo matemático, Croma 4 e o Desafio da Argola.
  • Acervo fotográfico: Acervo formado por fotos dos: trabalhos desenvolvidos nas oficinas, espaços de convivência da escola, Mostra de Trabalhos e Formação Continuada de professores.
  • Hemeroteca: Acervo de notícias que são publicados sobre a nossa escola, Miguel Nicolelis e os projetos que fazem parte do ISD;

SNCT CEC EAJM Unidade Macaíba/RN

CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS

 Oficina de Ciência e Ambiente:

  1. Fotossíntese
  2. Horta Escolar (Área Externa)
  3. Projeto de Irrigação
  4. Alimentos Orgânicos e Inorgânicos
  5. Alimentos Transgênicos
  6. Microscopia

Oficina de Ciência e História:

  1. Direitos da Criança e do Adolescente
  2. Direitos da Mulher
  3. Direitos dos Homossexuais
  4. Direito a Terra
  5. História da Ciência
  6. Tecnologia da Comunicação
  7. Tecnologia de Ocupação

Oficina de Ciência e Arte:

  1. Origem das Cores
  2. Difração da Luz
  3. Filtro de Luz e Estereoscopia
  4. Literatura de Cordel
  5. Métrica e Rima
  6. Gravura
  7. Fotografia
  8. Mídia e Sensacionalismo
  9. Animação

Oficina de Ciência e Tecnologia:

  1. Sistemas Computacionais
  2. História dos Computadores
  3. Código Binário
  4. Fibra Óptica
  5. Comunicação pela Internet
  6. Desmontagem e montagem dos computadores
  7. Força e Pressão
  8. Prensa Hidráulica
  9. Teorema de Pascal
  10. Engenhocas Hidraulicas

Projeto INCEMAQ:

  1. Divisão Cerebral
  2. Áreas Cerebrais
  3. Sistema Nervoso
  4. Microeletrodos

SNCT CEC Serrinha/BA

CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS

OFICINA DE CIÊNCIA E ROBÓTICA:

– Componentes eletrônicos: Circuito da luz do poste;

– Servomotores e ângulos;

– Programação: Display de sete segmentos;

– Sensores: Carro seguidor de linha (sensor ultrassônico e de luz);

– Hidráulica e Pressão: Manipulador hidráulico;

– Robótica para deficientes: Braço robótico.

OFICINA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

– Choque elétrico, teste de condutividade e cuidados com a eletricidade – Gerador de Vander Graff;

– Circuitos elétricos em série, paralelo e misto;

– Instalações elétricas e distribuição de energia: bateria com limões; Placas solares com LEDs; Gerador eólico; Hidrelétricas.

– Relação entre eletricidade e Magnetismo: Motores elétricos; Eletroímãs e campanhia elétrica;

– Ilusões de óptica e persistência retiniana – Zootrópio

OFICINA DE CIÊNCIA E ARTE

– Geometria no desenho: Relógio do Sol; Símbolos Adinkras

– Música e Ambiente: Ondas sonoras e Programa Garagem Band; Decibéis e Decibelímetro; Instrumento Percussivo – Xequerê; Monocórdio e notas musicais; Cultura Hip-HOP; Medidas dos instrumentos Percussivos (tibau, tantam, pandeiro e bongô)

– Cobertura fotográfica do evento;

– Entrevistas com alunos e Professores visitantes na Rádio Escola

OFICINA DE CIÊNCIA E AMBIENTE

– IMC (Índice de Massa Corporal) – Bulimia, anorexia – Calculo das medidas dos participantes (atividade interativa);

– Pirâmide alimentar: exposição dos alimentos básicos que compõem a pirâmide; – Tabela nutricional; sal, gordura, açúcar;

– Sistema Circulatório: Observação do sangue, função e composição do sangue, medindo pressão, Sistema ABO, Fator RH. (Atividade interativa);

– Sistema Respiratório: medindo a capacidade pulmonar, modelo do pulmão, tempo sem respirar; – Sistema digestório: Escovação dos dentes, percurso do alimento, experimento do ovo com “dor de dente”;

– Aparelhos reprodutores masculino e feminino: Métodos contraceptivos

ESPAÇOS COLETIVOS:

  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Ilusões de Óptica com alunos da Oficina de Ciência e Tecnologia;

Uso da Rádio escola pelos alunos de Ciência e Arte;

  • SALA DE MULTIMEIOS: Medição de pressão Arterial – Oficina de Ciência e Ambiente
  • BIBLIOTECA: Exposição de livros, vídeos e murais interativos.
  • REFEITÓRIO: Jogos

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Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

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