Centro de Saúde Anita Garibaldi

Centro de Saúde Anita Garibaldi

Centro de Saúde Anita Garibaldi

Educação em Saúde é a essência dessa unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) dedicada à formação, ao desenvolvimento e à educação permanente de profissionais de saúde. O ISD acredita que investir no ensino e na pesquisa em saúde é contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), fundado em 2008,é uma grande escola para estudantes de graduação, residências médicas e multiprofissionais, profissionais e pesquisadores nas ciências da saúde e áreas afins.

A educação e o trabalho interprofissional em saúde desenvolvidos no Anita buscam a reorientação da formação e do modelo de atenção à saúde na perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado, da valorização dos usuários e suas necessidades como elementos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizado em Macaíba, no Rio Grande do Norte, o Anita está inserido no SUS como serviço de referência ambulatorial para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e para reabilitação auditiva, física e intelectual e, mais recentemente, visual, na proposta de Educação Baseada na Comunidade.

As ações de atenção à saúde são destinadas, exclusivamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os agendamentos são realizados por meio dos encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde, obedecendo os procedimentos utilizados pelo Sistema de Referência e Contrarreferência e pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

Educação e Trabalho Interprofissional

Educação Permanente em Saúde

Saúde Materno-infantil e da Pessoa com Deficiência

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a principal parceira do Anita para o desenvolvimento das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

As estratégias de articulação com as Redes de Atenção à Saúde no SUS, segundo as prioridades das agendas de saúde federal, estadual e municipal, representam o mecanismo pelo qual a proposta ético-político-pedagógica do ISD alcança a Educação Permanente em Saúde.

Saúde Materno-infantil

Em quase uma década de atuação como centro de referência ambulatorial do SUS no Estado do Rio Grande do Norte, as atividades do CEPS incluem:

  • Pré-natal de alto-risco;
  • Assistência especializada às gestantes e crianças com  HIV/AIDS;
  • Serviço multidisciplinar de atenção ao Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Infectologia na gravidez;
  • Medicina fetal;
  • Enfermagem na Saúde da Mulher e na Saúde da Criança;
  • Pediatria;
  • Neurologia infantil;
  • Eletroencefalografia;
  • Ultrassonografia;
  • Fisioterapia infantil e na saúde da mulher;
  • Psicologia adulto e infantil;
  • Laboratório de análises clínicas.

Saúde da Pessoa com Deficiência

Em 2016, a Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde habilitou o CEPS como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER-III).

No dia 6 de agosto de 2021, a Portaria Nº 1.842, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga,  oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER Anita) de III para IV. A partir de então, além dos serviços de reabilitação em deficiência auditiva, intelectual e motora, o CER IV Anita, operacionalizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), passou a atender pacientes com deficiência visual.

O primeiro CER IV da Grande Natal, e o segundo do Rio Grande do Norte, atenderá pacientes oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Essa região concentra 1.371.945 habitantes, o que corresponde a quase 39% da população potiguar. 

O CER gerido pelo ISD é o primeiro da região Nordeste a cuidar da saúde de pessoas com deficiência integrado a um sistema de pesquisa e inovação, por meio do trabalho desenvolvido juntamente com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

As ações do CER IV são organizadas em clínicas:

  • Epilepsia (infantil e adulto);
  • Parkinson;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Lesão Medular (infantil e adulto);
  • Microcefalia;
  • Deficiência Auditiva (infantil e adulto);
  • Prematuridade;
  • Bexiga Neurogênica.

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

O Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiênciaaprovado por meio do chamamento público do Ministério da Educação, de 2017, é pioneiro no Brasil. 

Oferecido pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, é direcionado a profissionais nas áreas de fisioterapiafonoaudiologia, psicologia e serviço social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Além disso, o Programa contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Atendimento de Fisioterapia no Anita Garibaldi _ Foto ASCOM ISD

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi funciona de segunda-feira a sexta-feira (com exceção de feriados nacionais e locais), das 8h às 17h.

Agendamentos de consultas e exames: +55 (84) 4042-0044 | (84) 4042-0033

Assuntos administrativos: +55 (84) 3271-3311

Rodovia RN 160, Km 1,5 – nº 2010 (próximo à UPA Aluízio Alves)
Distrito de Jundiaí
Macaíba – RN
59280 – 970

Localização: https://g.page/cepsanitagaribaldi

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.