Projeto de CEC no Maranhão inicia com seleção e estágio de profissionais

Publicado em 1 de dezembro de 2016

Projeto de CEC no Maranhão inicia com seleção e estágio de profissionais

01/12/2016

Texto: Ariane Mondo – Ascom ISD / Equipe pedagógica CECs

 

caxias
Processo seletivo IEMA CEC. Foto: Equipe IEMA CEC Caxias

Na semana de 14 a 18 de novembro, Dora Montenegro, diretora dos Centros de Educação Científica (CECs) e Rachel Dantas, assessora pedagógica dos CECs, estiveram em Caxias (MA) iniciando o cronograma de implantação do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Centro de Educação Científica. Essa etapa contou com seleção e contratação da equipe de profissionais, tanto pedagógica quanto administrativa. 70 candidatos se inscreveram no processo seletivo e ao final doze profissionais de diversas áreas foram selecionados.

Estágio no RN

IMG_6872_site
Luciane Teixeira (à esquerda) e Francisca Morais (à direita) são recebidas em um dia de trabalho por Walter Romero Jr, coordenador pedagógico do CEC Natal e Maria Alice Fernandes, assistente pedagógica desta unidade. Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

Entre 28 de novembro e 02 de dezembro a coordenadora pedagógica do IEMA CEC, Luciane Teixeira, e a assistente pedagógica do IEMA CEC, Francisca Morais, vão passar por estágio nos CECs de Natal e de Macaíba.

Luciane, que é pedagoga, disse que foi fundamental conhecer de perto o projeto dos CECs para sentir o seu funcionamento. “É uma proposta que vai mexer com Caxias. Eu me sinto privilegiada de fazer parte de um projeto dessa proporção. Posso me realizar como profissional e como ser humano no momento em que eu puder ajudar a transformar a vida dessas crianças e adolescentes. Estou encantada!”, disse ela.

Francisca, que também é pedagoga, complementou: “Esses alunos dos CECs são sujeitos construtores do seu conhecimento”.

Em fevereiro de 2017 serão realizados, em Caxias, o planejamento e a formação inicial de toda a equipe de trabalho do Maranhão. A previsão de início das atividades do IEMA CEC é em março de 2017.

Sobre a parceria ISD e SECTI do Maranhão

Em setembro de 2016, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada, visitou as unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) das cidades de Natal e Macaíba (veja a matéria AQUI). Em outubro, o ISD firmou parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão, por meio de um termo de cooperação técnica, para a implantação de um Centro de Educação Cientifica, localizado no município de Caxias.

Essa é uma das ações de política pública da SECTI deste estado e na parceria estabelecida, compete ao ISD prestar assessorias técnica e pedagógica no processo de implantação, além de acompanhamento das atividades pedagógicas, que serão desenvolvidas no prédio do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O futuro IEMA Centro de Educação Científica terá vagas para 400 alunos da rede pública de ensino da cidade de Caxias, que vão frequentar quatro oficinas didáticas no período de dois anos: Ciência e Ambiente, Ciência e História, Ciência e Robótica e Ciência e Tecnologia. Todas elas terão como referência metodológica e pressupostos pedagógicos o projeto de Educação Científica desenvolvido pelo ISD em Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA).

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Projeto de CEC no Maranhão inicia com seleção e estágio de profissionais

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia