Presidente da CAPES visita o ISD e reconhece importância do desenvolvimento das neurociências

Publicado em 6 de abril de 2024

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, visitou na manhã deste sábado (6) as duas unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), localizadas em Macaíba. O encontro aconteceu um dia após a solenidade alusiva aos 10 anos da instituição, onde a presidente ressaltou, durante discurso, a importância do trabalho desenvolvido pelo ISD para o avanço científico do país.

A visita deste sábado começou pelo Anita, unidade onde são desenvolvidas as ações de ensino, pesquisa e extensão para as profissões da saúde, com foco na pessoa com deficiência, no pré-natal de alto risco e no paradesporto. 

Médica de formação e membro-titular da Academia Brasileira de Ciências, Denise enfatizou o impacto das pesquisas em saúde realizados pelo ISD. Essas pesquisas contribuem para a formação profissional interdisciplinar, através da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), de práticas acadêmicas e do estágio curricular obrigatório para os cursos da área da saúde, em parceria com a UFRN.

Já no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), a presidente da CAPES conheceu os laboratórios de eletrofisiologia humana e interface cérebro-máquina, de microscopia, de neuroengenharia e de neurorreabilitação. Ela pôde conversar com mestrandos que realizam pesquisas em neurociências.

“O ISD é referência do que o Brasil é capaz e pode fazer através dos profissionais de altíssima qualidade que nós já temos no nosso país nas diferentes áreas de conhecimento. Aqui há esse exemplo, desde os profissionais da área da saúde, até os profissionais da engenharia, da bioengenharia, que liga as necessidades humanas aos equipamentos importantes para o desenvolvimento de habilidades. O ISD é um exemplo do que o Brasil tem de melhor para oferecer ao mundo”, afirmou.

Acompanhada da direção do ISD, Denise conversou sobre a possibilidade de ampliação do programa de pós-graduação do Instituto. Desde 2022, o ISD dialoga com o Ministério da Educação e a CAPES para formatar a proposta de criação do ‘Doutorado em Neurociências e Saúde’. Anualmente, são ofertadas vagas no Mestrado em Neuroengenharia, o primeiro do país nessa área, criado em 2013. 

“O ISD tem um mestrado, pretende ter um doutorado. Não há motivos para que aqui as atividades ligadas à pós-graduação não se ampliem. Mas, obviamente, isso precisa passar pela diretoria de avaliação, pelo processo de criação de cursos, que nós chamamos APCN. Eu soube que já foi enviado uma proposta de APCN e eu espero que seja bem sucedida”, declarou Denise.

O novo programa, quando aceito, será ofertado IIN-ELS. “Será uma forma de reter o conhecimento que, hoje, vai para fora do país e dar continuidade às pesquisas realizadas no nosso programa de mestrado”, considera o gerente do IIN-ELS, Edgard Morya.

Em fevereiro deste ano, Denise Pires assumiu uma vaga no Conselho de Administração do ISD. Ela substituiu a ex-presidente da CAPES, Mercedes Bustamante. O diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, agradeceu a visita e afirmou que Denise pode auxiliar o Instituto na concretização de novos objetivos. 

“A professora Denise representa o Ministério da Educação no Conselho de Administração do ISD. Na Organização, essa é a nossa mais importante instância de tomada de decisões. Tê-la conosco aqui para conhecer a nossa realidade e ver de perto o nosso trabalho é essencial para o fortalecimento do ISD. Como médica e pesquisadora, a professora tem muito a contribuir para a concretização da nossa missão e visão de futuro”, projeta.

Também acompanharam a visita deste sábado o diretor-administrativo do ISD, Jovan Gadioli dos Santos, a coordenadora de pós-graduação e professora-pesquisadora do ISD, Maria Carolina Gonzalez, e o professor-pesquisador do ISD, Ramon Hypolito Lima.

Sobre a CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC) e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Presidente da CAPES visita o ISD e reconhece importância do desenvolvimento das neurociências

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia