Pesquisadores do IIN-ELS

Um dos maiores diferenciais da equipe de pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) é a multidisciplinaridade. Os estudos científicos são conduzidos por médicos, médicos veterinários, engenheiros, físicos, biólogos e fisioterapeutas. Conheça abaixo o perfil profissional dos pesquisadores e professores da Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS:

PESQUISADORES DO IIN-ELS

Pesquisadora do IIN-ELS Ana Kunicki

Ana Carolina B. Kunicki, Ph.D.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutorado em Ciências (Neurociências) pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. Tem experiência na área de neurofisiologia, com ênfase em interface cérebro-máquina e integração sensório-motora.

André Salles Cunha Peres, Ph.D.

Possui graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Físicas e Aplicadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia também pela Faculdade de Ribeirão Preto e pós-doutorado pelo Instituto do Cérebro – UFRN. Tem experiência na área de instrumentação biomédica e processamento de sinais, atuando principalmente com: transcranial magnetic stimulation (TMS), functional magnetic resonance imaging (fMRI), neuronavegação e machine learning.

Edgard Morya, Ph.D.

É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo, com Doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
Suas áreas de interesse são: controle motor, reabilitação, plasticidade, aprendizado, EMG, EEG, psicofísica, percepção-ação, eletroneurofisiologia, realidade virtual, eye-tracker.

Fabrício Lima Brasil, Ph.D.

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (com projeto na área de Engenharia Biomédica) e Doutor em Neurociência pelo Max Planck Research School – University of Tübingen, Alemanha. Possui experiência na área de interface entre cérebro máquina/computador (BMI/BCI), reabilitação, plasticidade, ‘Estimulação Magnética Transcraniana’ (TMS) e ‘Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua’ (tDCS), além de projetos em Engenharia Biomédica.

Hougelle Simplício, M.D., Ph.D

É médico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui especialização em Neurocirurgia no Hospital Santa Marcelina/SP e aprimoramento (Fellowship) em Neurocirurgia funcional.  É Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Suas áreas de interesse são: neuromodulação e neurocirurgia funcional – Parkinson, Epilepsias e dor crônica – em pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento de pesquisa translacional e inovação.

Manuela S. Nascimento, Ph.D.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP. Doutorado sanduíche pela Yale University, EUA. Tem experiência Imunologia, Biologia Molecular e Neurociências. Áreas de interesse: mecanismos imunológicos após neuromodulação, interface imunidade inata x imunidade adaptativa, interfaces neuroimunológicas, inflamação, doenças neurodegenerativas e doenças infecciosas.

Mariana F. P. de Araújo, Ph.D.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Doutorado em Neurociência Emocional e Cognitiva pela Universidade de Toyama, Japão. Possui as seguintes áreas de interesse: cognição de primatas, neurobiologia do comportamento social, eletrofisiologia, neurofisiologia e neuromodulação.

Reginaldo Freitas Jr, M.D., Ph.D.

Médico, é Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professor Associado II do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont. Áreas de Concentração: Tocoginecologia.

Renan Cipriano Moioli, Ph.D.

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado pela mesma universidade (ênfase em inteligência artificial e robótica) e doutorado pelo Centre for Computational Neuroscience and Robotics na Universidade de Sussex, no Reino Unido, onde foi tutor de disciplinas de graduação e pós-graduação. Tem experiência em Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em neurociência computacional, processamento de sinais, teoria da informação, e robótica autônoma.

Miguel Nicolelis, M.D., Ph.D.

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), consultor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e presidente da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia,
Linhas de pesquisa: propriedades computacionais de grandes conjuntos neuronais no comportamento de primatas; plasticidade sensório-motora em animais adultos e em desenvolvimento sensorial; bases neuronais da aprendizagem sensório-motora; desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para restaurar a função neurológica; bases neuronais da percepção tátil.