Projeto do ISD em parceria com Universidades aborda a microcefalia

Aula Inaugural do Projeto Re(h)abilitar
Publicado em 2 de março de 2018

O projeto Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde, idealizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), irá oferecer reuniões mensais, por meio da Rede Universitária de Telemedicina ​(​RUTE).

No dia 23 de fevereiro, uma equipe do ISD coordenou a aula inaugural do projeto, que foi acompanhada por profissionais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Amazonas. Os professores da UFRN Reginaldo Freitas Júnior (Departamento de Tocoginecologia) e Izabel Hazin (Departamento de Psicologia) coordenam o projeto. Reginaldo, que também é Diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, destaca a importância dessa iniciativa: “A inserção do Re(h)abilitar na RUTE representa mais uma estratégia de fortalecimento das ações de educação permanente em saúde desenvolvidas pelo ISD. A Rede é um importante canal para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa, além de interligar todas as instituições federais de ensino superior e unidades federais de pesquisa”.

Esse projeto está articulado com o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD, recém aprovada pelo Ministério da Educação. O objetivo do Re(h)abilitar é integrar, nos âmbitos local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de pesquisa e trabalho interprofissional atuantes nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora, intelectual e cognitiva com ênfase nas clínicas de Microcefalia, Lesão Medular adquirida ou congênita, Parkinson, Epilepsias e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tal como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Manuela Sales, pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Reginaldo Freitas Júnior e Samantha Maranhão, preceptora multiprofissional do CEPS

“Essa nova interface de interação entre o ISD e a UFRN tem um potencial muito grande de trazer benefícios para as instituições, os profissionais e os usuários da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Além disso, a escolha da Microcefalia como tema central para 2018 é a resposta a uma grave demanda social que o ISD entende como prioritária nesse momento”, explica Reginaldo.

Ao longo do ano o tema central das reuniões será a habilitação de crianças com Microcefalia. A escolha por essa temática se dá pelo alto índice de casos em recém-nascidos no ano de 2015 (54,6 casos por 100 mil nascidos vivos), em especial na região Nordeste (139 casos por 100 mil nascidos vivos). Em 2018, essas crianças entram em idade escolar e, com isso, aumenta a necessidade de apoio à habilitação auditiva, física e intelectual para facilitar a inclusão social e escolar.

As reuniões do Projeto Re(h)abilitar serão coordenadas pelo ISD, ​UFRN, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estarão acessíveis a todas as instituições brasileiras que possuam vínculo com a Rede Rute.

Interessados externos podem acompanhar as reuniões, sendo necessário estar em uma conexão de banda larga e possuir um dispositivo de áudio. Os passos para acompanhar as discussões estão listados a seguir:


1) Acessar o endereço: 

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigrehabilitar;

2) Na janela “Não tenho uma conta” digitar o nome e município/estado. Clicar em “entrar”;

3) Aguardar para entrar na sala virtual da reunião.

 

A seguir, o cronograma anual 2018 de encontros do projeto Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde. Todos as reuniões ocorrem das 11h às 12h30:

23/03: A Neurociência e Neuroengenharia no estudo da Microcefalia – Edgard Morya/Manuela Sales / ISD;

27/04: Construção de uma rede de assistência para crianças com Microcefalia – Juliana Sousa Soares de Araújo / UFPB; 

25/05: Protocolo Intensivo Multidisciplinar para Crianças com Microcefalia (Síndrome Congênita) por Zika Vírus – Paula Lisiane Assunção / UESB;

29/06: A CIF como modelo integrador na avaliação multiprofissional da Microcefalia – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

27/07: Habilitação motora da criança com Microcefalia: protocolos de avaliação e intervenção da Fisioterapia – Ana Raquel Lindquist/ Camila Simão / MEJC-UFRN/ISD;

31/08: O papel do fonoaudiólogo na habilitação da Microcefalia – Cintia Azoni/ Marília Pontes / MEJC-UFRN/ISD;

28/09: Atividade e participação das crianças com Microcefalia: Uma visão baseada na CIF – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

30/11: Microcefalia e Parentalidade – Symone Melo/Fernanda Rebouças / MEJC-UFRN/ISD;

14/12: Encerramento do calendário temático da Microcefalia: proposições de parcerias de pesquisa e diretrizes terapêuticas da Microcefalia – Reginaldo Freitas Júnior/Izabel Hazin / MEJC-UFRN / ISD.

Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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O projeto Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde, idealizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), irá oferecer reuniões mensais, por meio da Rede Universitária de Telemedicina ​(​RUTE).

No dia 23 de fevereiro, uma equipe do ISD coordenou a aula inaugural do projeto, que foi acompanhada por profissionais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Amazonas. Os professores da UFRN Reginaldo Freitas Júnior (Departamento de Tocoginecologia) e Izabel Hazin (Departamento de Psicologia) coordenam o projeto. Reginaldo, que também é Diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, destaca a importância dessa iniciativa: “A inserção do Re(h)abilitar na RUTE representa mais uma estratégia de fortalecimento das ações de educação permanente em saúde desenvolvidas pelo ISD. A Rede é um importante canal para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa, além de interligar todas as instituições federais de ensino superior e unidades federais de pesquisa”.

Esse projeto está articulado com o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD, recém aprovada pelo Ministério da Educação. O objetivo do Re(h)abilitar é integrar, nos âmbitos local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de pesquisa e trabalho interprofissional atuantes nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora, intelectual e cognitiva com ênfase nas clínicas de Microcefalia, Lesão Medular adquirida ou congênita, Parkinson, Epilepsias e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tal como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Manuela Sales, pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Reginaldo Freitas Júnior e Samantha Maranhão, preceptora multiprofissional do CEPS

“Essa nova interface de interação entre o ISD e a UFRN tem um potencial muito grande de trazer benefícios para as instituições, os profissionais e os usuários da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Além disso, a escolha da Microcefalia como tema central para 2018 é a resposta a uma grave demanda social que o ISD entende como prioritária nesse momento”, explica Reginaldo.

Ao longo do ano o tema central das reuniões será a habilitação de crianças com Microcefalia. A escolha por essa temática se dá pelo alto índice de casos em recém-nascidos no ano de 2015 (54,6 casos por 100 mil nascidos vivos), em especial na região Nordeste (139 casos por 100 mil nascidos vivos). Em 2018, essas crianças entram em idade escolar e, com isso, aumenta a necessidade de apoio à habilitação auditiva, física e intelectual para facilitar a inclusão social e escolar.

As reuniões do Projeto Re(h)abilitar serão coordenadas pelo ISD, ​UFRN, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estarão acessíveis a todas as instituições brasileiras que possuam vínculo com a Rede Rute.

Interessados externos podem acompanhar as reuniões, sendo necessário estar em uma conexão de banda larga e possuir um dispositivo de áudio. Os passos para acompanhar as discussões estão listados a seguir:


1) Acessar o endereço: 

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigrehabilitar;

2) Na janela “Não tenho uma conta” digitar o nome e município/estado. Clicar em “entrar”;

3) Aguardar para entrar na sala virtual da reunião.

 

A seguir, o cronograma anual 2018 de encontros do projeto Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde. Todos as reuniões ocorrem das 11h às 12h30:

23/03: A Neurociência e Neuroengenharia no estudo da Microcefalia – Edgard Morya/Manuela Sales / ISD;

27/04: Construção de uma rede de assistência para crianças com Microcefalia – Juliana Sousa Soares de Araújo / UFPB; 

25/05: Protocolo Intensivo Multidisciplinar para Crianças com Microcefalia (Síndrome Congênita) por Zika Vírus – Paula Lisiane Assunção / UESB;

29/06: A CIF como modelo integrador na avaliação multiprofissional da Microcefalia – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

27/07: Habilitação motora da criança com Microcefalia: protocolos de avaliação e intervenção da Fisioterapia – Ana Raquel Lindquist/ Camila Simão / MEJC-UFRN/ISD;

31/08: O papel do fonoaudiólogo na habilitação da Microcefalia – Cintia Azoni/ Marília Pontes / MEJC-UFRN/ISD;

28/09: Atividade e participação das crianças com Microcefalia: Uma visão baseada na CIF – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

30/11: Microcefalia e Parentalidade – Symone Melo/Fernanda Rebouças / MEJC-UFRN/ISD;

14/12: Encerramento do calendário temático da Microcefalia: proposições de parcerias de pesquisa e diretrizes terapêuticas da Microcefalia – Reginaldo Freitas Júnior/Izabel Hazin / MEJC-UFRN / ISD.

Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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