Jornada Bexiga Neurogênica

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A Bexiga Neurogênica (BN) compreende a incapacidade de controlar o ato de urinar devido a uma disfunção neste órgão causada por doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos. Tratamentos convencionais costumam utilizar medicamentos ou cateterismo. 

Em 7 e 8 de outubro de 2021, o Instituto Santos Dumont (ISD) promove a IV edição da Jornada de Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica, a primeira desde o começo da pandemia, e que acontece em formato completamente online e gratuito. O público-alvo contempla profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde que assistem a pacientes com esse distúrbio. 

 

Histórico 

A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2017 e foi promovida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse ano, o evento abordou de maneira mais direcionada a atuação multiprofissional no cuidado às crianças com Bexiga Neurogênica (BN) em geral, discutindo o que tem sido feito para o cuidado a esses pacientes e como é possível avançar nas estratégias de cuidado, com um olhar da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) sobre a BN, disfunções vesicais e intestinais em pacientes com Lesão Medular, além do acompanhamento psicológico à família das crianças com BN.

 

No ano de 2018, o foco foi no tratamento de crianças utilizando a técnica de neuromodulação, o perfil das crianças que buscam o urologista, infeções do trato urinário, refluxo vesico-uretral e o manejo da fisioterapia.
 
Em 2019, ampliamos o olhar para as disfunções neurogênicas em pacientes neurotípicos, com síndrome congênita do Zika Vírus e em pacientes com Doença de Parkinson.
 
Em 2021, faremos uma abordagem voltada para o acompanhamento dos pacientes com BN desde a fase hospitalar até a fase ambulatorial, passando por todos os níveis de atenção à saúde e abordando as formas de articulação da rede de saúde no manejo desses pacientes. Teremos a participação de meédico da Atenção Básica, urologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

 

As inscrições para a IV JIMBN devem ser realizadas até 04/12/2021 por meio deste formulário

 

O evento acontecerá na plataforma Google Meet e será limitado a 250 participantes, selecionados por ordem de inscrição. 

 

Thiago Gomes da Trindade 

É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), fez residência em Medicina de Família e Comunidade no Programa de Residência do Hospital Nossa Senhora da Conceição/Porto Alegre (2004) e especializou-se em Terapia de Família e de Casal pelo Instituto da Família/Porto Alegre (2006). É Mestre (2007) e Doutor (2013) em epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como foco de ensino e pesquisa em Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde, Epidemiologia Clínica e Educação Médica. É Professor do Curso de Medicina da Universidade Potiguar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor Visitante do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto.  

Grace Ferreira de Araujo

É enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Possui doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2010) e é professora da Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá e tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz. 

Natália Maria Barbosa Bezerra

É fisioterapeuta, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-graduada em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar. Mestre em Neuroengenharia pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e  Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher (ABRAFISM/COFFITO). Atualmente, trabalha como fisioterapeuta na Clínica de Urologia de Natal e em pesquisa no grupo da Bexiga Neurogênica do ISD. Tem experiência na área de Fisioterapia e neuromodulação, com ênfase em Fisioterapia Pélvica no tratamento das disfunções miccionais, evacuatórias e sexuais. 

Rafael Pauletti Gonçalves

É médico Urologista pela PUC-SP (2008); Mestre em educação nas profissões de saúde pela PUC-SP (2019) e Fellowship em Urologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Urologia – equipe do Dr. Ubirajara Barroso – Salvador/BA. Atua como urologista no Instituto Santos Dumont (ISD). 

Lilian Lira Lisboa

É fisioterapeuta graduada pela UFRN (2001) e Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Professora adjunta no Departamento de Fisioterapia da UFRN e gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do Instituto Santos Dumont (ISD). 

Marta Raquel Paiva de Farias Alves

É psicóloga especialista em Psicologia da Saúde pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), sendo sua área de concentração Atenção à Saúde da Criança. Atualmente trabalha como preceptora multiprofissional psicóloga no Instituto Santos Dumont (ISD). 

 

Coordenação:

Lílian Lira Lisboa (Gerente do CEPS Anita Garibaldi e Professora da UFRN);

Comitê Organizador:

  • Gentil Gomes da Fonseca Filho (Fisioterapeuta e Supervisor de Estágio do CEPS Anita Garibaldi/ISD);
  • Luana Cecília Farache Lemos Leal (Fisioterapeuta especialista no cuidado da saúde da pessoa com deficiência pelo ISD e mestranda em Neuroengenharia pelo ISD);
  • Valéria Azevedo (Fisioterapeuta e Mestre em Neuroengenharia pelo ISD)
  • Natália Maria Bezerra Barbosa (Fisioterapeuta e Mestre em Neuroengenharia pelo ISD).


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •