Início / Blog / ISD : IIN-ELS participa de Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde

IIN-ELS participa de Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde

07/06/2017

Texto: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Fotos: Divulgação ENEIS

 

O Instituto Santos Dumont (ISD) participou no mês de maio do I Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS). O evento foi fruto de uma parceria entre Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CIMATEC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo dos organizadores foi integrar profissionais da academia, governo e empresas para elaborarem novas soluções em produtos e tecnologias que melhorem a qualidade do atendimento aos pacientes.

O coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya, apresentou no ENEIS o potencial da neuroengenharia para gerar novos produtos e empresas, principalmente na área de reabilitação. Ele mostrou resultados de pesquisas básicas e aplicadas desenvolvidas no IIN-ELS e em outras instituições científicas renomadas que aplicam interface cérebro-máquina para auxiliar no tratamento de doenças como autismo e Parkinson. “Estes trabalhos podem dar origem a novos equipamentos ou protocolos de tratamento para esses transtornos,” explica Morya.

edgard-morya-eneis

Coordenador de Pesquisas do IIN-ELS, Edgard Morya, falou sobre neuroengenharia no ENEIS.

Público presente no ENEIS.

Público presente no ENEIS.

 

Tecnologias que humanizam o atendimento em saúde

O Encontro contou também com bons exemplos de inovações tecnológicas na área de saúde que já estão disponíveis à sociedade. Exemplo disso é o aplicativo para smartfones Meu Médico, que conecta médicos, pacientes e profissionais de saúde para agilizar a comunicação e diminuir o número de retornos desnecessários a hospitais e clínicas de saúde. Este aplicativo identifica o paciente e armazena o seu histórico de exames, alergias, medicamentos, etc. para auxiliar a equipe médica a tomar a decisão mais rápida e segura.

Para a coordenadora do curso de graduação em Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Ana Verônica Mascarenhas, o evento serviu para, entre outros objetivos, ressaltar a importância de aliar tecnologia à humanização, atendendo a grandes demandas como o Sistema Único de Saúde (SUS). O I Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC), Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Copyright © 2016 Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont   |   Subir