O ISD está inserido na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência na qualidade de Centro Especializado em Reabilitação (CNES Nº 6058256), abrangendo os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. A Portaria/GM/MS Nº 1.842, de 06 de agosto de 2021, oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação elevando-o de CER III para CER IV. A instituição atende pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.
As ações do CER IV ISD incorporam a atuação conjunta do Anita e do IIN-ELS, priorizando integrar a atenção à saúde das pessoas com deficiência com as atividades de ensino e de pesquisa translacional, bem como a integração ensino-serviço-comunidade. Todas as ações são pactuadas com diferentes níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para preencher vazios assistenciais e construir respostas às demandas sociais
O ISD é pioneiro no Brasil em oferecer um Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia, uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de neurociências e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a esse sistema, e aplicáveis aos usuários do CER IV ISD.
O Instituto também é pioneiro no Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é formar profissionais de saúde capazes de desenvolver as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e, sobretudo, comprometidos com a redução das iniquidades de saúde enfrentadas pelas pessoas com deficiência.



Clínicas
As ações do CER IV ISD estão organizadas por áreas de atuação e clínicas especializadas, destinadas aos usuários da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, sendo que algumas delas assumem abrangência estadual. Cada clínica apresenta critérios de inclusão específicos, os quais estão descritos a seguir:
Indivíduos de todas as idades, com diagnóstico de Doença de Parkinson.
Indivíduos acima de 17 anos de idade com paraplegia em consequência à Lesão Medular; para os munícipes de Macaíba/RN a Clínica também inclui usuários com tetraparesia.
Crianças e adolescentes de 0 a 16 anos de idade com lesão medular congênita ou adquirida. Para os usuários vinculados à Associação Neurinho não há restrição de territorialidade (abrangência estadual).
Crianças de 0 a 5 anos de idade com microcefalia congênita. Para os usuários vinculados à Associação Neurinho não há restrição de territorialidade (abrangência estadual).
Crianças de 0 a 3 anos de idade que nasceram com idade gestacional inferior a 37 semanas e alto risco perinatal para desordens neurológicas (hipóxia neonatal, baixo peso ao nascer, pequenos para a idade gestacional, hemorragia periventricular, entre outros fatores de risco).
Crianças de 0 a 3 anos de idade acompanhadas no serviço materno-infantil do Anita e com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (para os munícipes de Macaíba a faixa etária é estendida até os 16 anos).
Crianças de 0 a 12 anos com disfunções vesicais e intestinais para investigação diagnóstica e manejo terapêutico da bexiga e intestino neurogênicos (abrangência estadual), para os usuários das demais clínicas especializadas do CER ISD não há limitação etária.
Crianças de 0 a 5 anos de idade com suspeita ou diagnóstico confirmado de TEA para estimulação precoce; crianças de 6 a 12 anos para avaliação e confirmação diagnóstica.
Indivíduos de todas as idades com epilepsia refratária de difícil controle – isto é, que tomam duas ou mais medicações, há mais de 6 meses e continuam tendo crises epilépticas – (abrangência estadual).
Indivíduos de todas as idades com deficiência auditiva para realização de testes auditivos e para reabilitação auditiva, seleção, indicação, dispensação e adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).
Testes auditivos realizados:
- Teste da orelhinha (emissões otoacústicas);
- PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico);
- Audiometria Tonal e vocal;
- Imitanciometria;
- VRA (Audiometria de Reforço Visual);
- Ganho de inserção;
- Acufenometria (exame indicado para medir a frequência e a intensidade do zumbido);
Importante
As marcações de primeira vez são direcionadas à Triagem do CER ISD e devem ser agendadas pelos telefones (84) 4042-0044 e (84) 4042-0033.
Atualmente, o CER IV ISD vem migrando sua Triagem para o formato remoto e está acontecendo no formato híbrido (presencial e remoto/online) de acordo com a necessidade e facilidade de acesso dos usuários. No dia da consulta, o usuário deve comparecer com os originais e cópias xérox dos documentos abaixo relacionados:
- Ficha de Referência;
- CPF;
- Documento de Identidade;
- Cartão SUS;
- Comprovante de Residência.