Cuidado em Saúde

Cuidado em Saúde

Cuidado em Saúde

O Instituto Santos Dumont atua há quase 10 anos na assistência em saúde, exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando diversos cenários de prática para atividades acadêmicas e estágio curricular obrigatório para os cursos da área da saúde e afins.
A atuação inclui as áreas de pré-natal de alto-risco; Infectologia na gestação; Serviço de Assistência Especializada às crianças vivendo com HIV/Aids; medicina fetal; Ambulatório de Identificação e Estimulação Precoce e o Centro Especializado em Reabilitação IV, que atua com reabilitação de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
As ações em saúde do ISD priorizam a integração entre assistência em saúde e atividades de pesquisa, assim como a integração entre ensino, serviço e comunidade. 

Linhas de cuidado

A assistência em saúde do ISD acontece a partir de linhas de cuidado. Elas são formadas por equipes multiprofissionais voltadas para oferecer uma atenção especializada e com um olhar integrado para o usuário e sua condição de saúde. 
As linhas de cuidado do ISD são destinadas aos residentes da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, composta pelos municípios de Natal, Macaíba, Extremoz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Com o objetivo de atender alguns dos principais vazios assistenciais do RN, algumas de nossas linhas de cuidado possuem abrangência estadual. 
Confira abaixo os critérios de inclusão específicos para cada linha de cuidado:

Ambulatório para gestantes que realizam o pré-natal de alto risco. Acompanhamento em medicina fetal e casos de infectologia com risco de transmissão vertical para o bebê com abrangência estadual. Também é feito o acompanhamento de crianças em consultas especializadas para o neurodesenvolvimento.

Indivíduos de todas as idades, com diagnóstico de Doença de Parkinson.

Indivíduos acima de 17 anos de idade com paraplegia em consequência à Lesão Medular; para os munícipes de Macaíba/RN a Clínica também inclui usuários com tetraparesia.

Crianças e adolescentes de 0 a 16 anos de idade com lesão medular congênita ou adquirida. Para os usuários vinculados à Associação Neurinho não há restrição de territorialidade (abrangência estadual).

Crianças de 0 a 5 anos de idade com microcefalia congênita. Para os usuários vinculados à Associação Neurinho não há restrição de territorialidade (abrangência estadual).

Crianças de 0 a 3 anos de idade que nasceram com idade gestacional inferior a 37 semanas e alto risco perinatal para desordens neurológicas (hipóxia neonatal, baixo peso ao nascer, pequenos para a idade gestacional, hemorragia periventricular, entre outros fatores de risco).

Crianças com risco para o desenvolvimento neuropsicomotor acompanhadas pelo Ambulatório Materno-Infantil do Anita moradores de Macaíba.

Crianças de 0 a 12 anos com disfunções vesicais e intestinais para investigação diagnóstica e manejo terapêutico da bexiga e intestino neurogênicos (abrangência estadual), para os usuários das demais clínicas especializadas do CER ISD não há limitação etária.

Crianças de 0 a 5 anos de idade com suspeita ou diagnóstico confirmado de TEA para estimulação precoce, com prioridade para munícipes de Macaíba. 

Indivíduos de todas as idades com epilepsia farmacorresistente – isto é, que tomam duas ou mais medicações, há mais de 6 meses e continuam tendo crises epilépticas – (abrangência estadual).

Indivíduos de todas as idades com deficiência auditiva para realização de testes auditivos e para reabilitação auditiva.

Testes auditivos realizados:

  • Teste da orelhinha (emissões otoacústicas); 
  • PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico);
  • Audiometria Tonal e vocal;
  • Imitanciometria;
  • VRA (Audiometria de Reforço Visual);
  • Ganho de inserção;
  • Acufenometria (exame indicado para medir a frequência e a intensidade do zumbido);

Pessoas de todas as idades, com cegueira ou baixa visão. 

O ISD é reconhecido como Centro de Referência Paralímpico pelo Centro Paralímpico Brasileiro. A linha de cuidado do paradesporto recebe pessoas a partir de 6 anos de idade para treinamentos nas modalidades de bocha e paratletismo.

Marcação de consultas e triagem

As marcações de primeira vez são direcionadas à Triagem do CER ISD e devem ser agendadas pelos telefones (84) 4042-0044 e (84) 4042-0033.
A triagem do CER ISD acontece no formato remoto, de acordo com a necessidade e facilidade de acesso dos usuários. No dia da teleconsulta, o usuário deve enviar as cópias dos documentos abaixo relacionados:
  • Ficha de Referência;
  • CPF;
  • Documento de Identidade;
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de Residência.
 

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.