Alunos do CEC Serrinha (BA) visitam horta e aprendem sobre irrigação e funcionamento de cisternas

Alunos do CEC Serrinha visitam horta
Publicado em 31 de maio de 2017

Nos dias 24 e 25 de maio, alunos das oficinas de Ciência e Tecnologia e Ciência e Ambiente do Centro de Educação Científica (CEC) de Serrinha (BA), realizaram uma visita à comunidade adjacente de Alto Alegre, com o objetivo de observar e trocar experiências com agricultores, unindo o conhecimento popular vivenciado pela comunidade e a fundamentação científica feita pelos alunos do CEC.

Os integrantes da oficina de Ciência e Ambiente observaram uma horta local que utiliza técnicas populares de agricultura. Com isso, os educadores do CEC pretendiam estimular novas ideias para que sejam utilizadas no espaço de pesquisa da escola. Além disso, a experiência na prática leva os alunos a entenderem que a ciência não é produzida apenas em ambientes fechados, mas também pode ser desenvolvida por meio das experiências de quem se dedica ao fazer científico.

Com o intercâmbio de informações feito durante a visita foi possível mostrar que a pesquisa também é importante para a criação e execução de projetos. Um exemplo disso foi quando alunos compartilharam informações sobre as pesquisas e testes realizados nos projetos de irrigação feitos com garrafas pet. Os projetos pesquisados e realizados por eles foram mostrados para que a família visitada possa utilizar em sua propriedade.

Agricultor mostra sistema de irrigação a alunos
Alunos observam explicações sobre sistema de irrigação.
Sistema de irrigação com garrafas PET desenvolvido por alunos do CEC Serrinha.

Já na oficina de Ciência e Tecnologia foi abordado o uso das cisternas, tecnologia social que capta e armazena água da chuva e que são ferramentas importantes para a realidade da região onde está localizado o CEC Serrinha. Desta maneira, a visita aprofundou os conhecimentos dos alunos sobre os princípios e técnicas de captação da água da chuva, processos de filtragem e tratamento, a aplicação na agricultura e na vida dos agricultores. Ao observar as adaptações feitas na lavoura decorrentes do uso de cisternas, os alunos puderam comparar o que viram no local visitado com o que foi estudado na oficina e entender que as tecnologias não precisam ser caras e complexas para contribuir no desenvolvimento da vida do homem.

 

Estudos do meio

 

Ampliar os horizontes e buscar o conhecimento além da escola. Esse é um dos focos de trabalho em todos os Centros de Educação Científica (CECs) com os chamados estudos do meio. A ideia dessa didática é conduzir os alunos para além dos limites físicos da escola. Com isso é possível que eles façam reflexões sobre assuntos escolhidos com antecedência e aprendam, na prática, conteúdos relacionados às oficinas que frequentam.

Alunos observam explicações sobre sistema de irrigação.
Agricultora explica como fazer e manter uma horta
Alunos observam como fazer e manter uma horta.

Texto: Ariane Mondo, com informações CEC Serrinha

Fotos: Divulgação CEC Serrinha

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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Nos dias 24 e 25 de maio, alunos das oficinas de Ciência e Tecnologia e Ciência e Ambiente do Centro de Educação Científica (CEC) de Serrinha (BA), realizaram uma visita à comunidade adjacente de Alto Alegre, com o objetivo de observar e trocar experiências com agricultores, unindo o conhecimento popular vivenciado pela comunidade e a fundamentação científica feita pelos alunos do CEC.

Os integrantes da oficina de Ciência e Ambiente observaram uma horta local que utiliza técnicas populares de agricultura. Com isso, os educadores do CEC pretendiam estimular novas ideias para que sejam utilizadas no espaço de pesquisa da escola. Além disso, a experiência na prática leva os alunos a entenderem que a ciência não é produzida apenas em ambientes fechados, mas também pode ser desenvolvida por meio das experiências de quem se dedica ao fazer científico.

Com o intercâmbio de informações feito durante a visita foi possível mostrar que a pesquisa também é importante para a criação e execução de projetos. Um exemplo disso foi quando alunos compartilharam informações sobre as pesquisas e testes realizados nos projetos de irrigação feitos com garrafas pet. Os projetos pesquisados e realizados por eles foram mostrados para que a família visitada possa utilizar em sua propriedade.

Agricultor mostra sistema de irrigação a alunos
Alunos observam explicações sobre sistema de irrigação.
Sistema de irrigação com garrafas PET desenvolvido por alunos do CEC Serrinha.

Já na oficina de Ciência e Tecnologia foi abordado o uso das cisternas, tecnologia social que capta e armazena água da chuva e que são ferramentas importantes para a realidade da região onde está localizado o CEC Serrinha. Desta maneira, a visita aprofundou os conhecimentos dos alunos sobre os princípios e técnicas de captação da água da chuva, processos de filtragem e tratamento, a aplicação na agricultura e na vida dos agricultores. Ao observar as adaptações feitas na lavoura decorrentes do uso de cisternas, os alunos puderam comparar o que viram no local visitado com o que foi estudado na oficina e entender que as tecnologias não precisam ser caras e complexas para contribuir no desenvolvimento da vida do homem.

 

Estudos do meio

 

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Alunos observam explicações sobre sistema de irrigação.
Agricultora explica como fazer e manter uma horta
Alunos observam como fazer e manter uma horta.

Texto: Ariane Mondo, com informações CEC Serrinha

Fotos: Divulgação CEC Serrinha

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