Health Education: ISD receives third group of Multidisciplinary Residency

Posted in 2 de March de 2020
Residentes vão atuar junto a pessoas com deficiências auditiva, física e intelectual

O Instituto Santos Dumont (ISD) dá as boas-vindas nesta semana a sua terceira turma de Residência, um programa pioneiro no Brasil que recebe profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social – e que tem o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPES), em Macaíba (RN), como principal campo de estágio.

Os residentes vão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física e intelectual, distribuídos – no CEPS – entre as clínicas de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

“Eles também deverão passar por hospitais, centros de reabilitação e por serviços de atenção básica da Região Metropolitana (de Natal)”, explica Lorenna Santiago, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD. A Residência, diz ela, “complementa o trabalho do Instituto, uma vez que seu principal papel é formar profissionais de saúde com atenção integral e humanizada”.

Acolhimento

A nova turma é recebida nesta semana em atividades de acolhimento promovidas pelos residentes do segundo ano e já chega se colocando, literalmente, no lugar das pessoas que irá atender.

Na prática, eles participam no primeiro dia de uma simulação em que são incentivados a se locomover pelas instalações do CEPS usando cadeira de rodas, órteses, muletas ou com olhos vendados. 

“A proposta desse exercício é eles vivenciarem o contexto da pessoa com deficiência. É um jeito também de fortalecer a empatia pelos pacientes”, diz Lorenna.

As atividades com eles começam no momento em que a primeira turma de Residência do ISD -iniciada em 2018 – se forma. A formação ocorre em um período de 2 anos.

“Nosso objetivo é formar profissionais que atuem no cuidado centrado na pessoa. Isso significa que, para eles, não há uma hierarquia no cuidado, ou seja, o profissional tomando as decisões sozinho, mas sim em conjunto com os pacientes”, observa Lorenna.

“O paciente é participante ativo na tomada de decisão terapêutica e o cuidado é voltado as suas necessidades individuais”, acrescenta.

About ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social que mantém Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC) e que atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neurociências, neuroengenharia, saúde materno-infantil e da Pessoa com Deficiência por meio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), localizados em Macaíba (RN).

Residentes do ISD com a coordenadora do programa, Lorenna Santiago (de pé na imagem, vestindo blusa preto e branco): “Cuidado centrado na pessoa"

 

Text:  Renata Moura / Ascom – ISD

Photograph: Renata Moura / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

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Residentes vão atuar junto a pessoas com deficiências auditiva, física e intelectual

O Instituto Santos Dumont (ISD) dá as boas-vindas nesta semana a sua terceira turma de Residência, um programa pioneiro no Brasil que recebe profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social – e que tem o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPES), em Macaíba (RN), como principal campo de estágio.

Os residentes vão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física e intelectual, distribuídos – no CEPS – entre as clínicas de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

“Eles também deverão passar por hospitais, centros de reabilitação e por serviços de atenção básica da Região Metropolitana (de Natal)”, explica Lorenna Santiago, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD. A Residência, diz ela, “complementa o trabalho do Instituto, uma vez que seu principal papel é formar profissionais de saúde com atenção integral e humanizada”.

Acolhimento

A nova turma é recebida nesta semana em atividades de acolhimento promovidas pelos residentes do segundo ano e já chega se colocando, literalmente, no lugar das pessoas que irá atender.

Na prática, eles participam no primeiro dia de uma simulação em que são incentivados a se locomover pelas instalações do CEPS usando cadeira de rodas, órteses, muletas ou com olhos vendados. 

“A proposta desse exercício é eles vivenciarem o contexto da pessoa com deficiência. É um jeito também de fortalecer a empatia pelos pacientes”, diz Lorenna.

As atividades com eles começam no momento em que a primeira turma de Residência do ISD -iniciada em 2018 – se forma. A formação ocorre em um período de 2 anos.

“Nosso objetivo é formar profissionais que atuem no cuidado centrado na pessoa. Isso significa que, para eles, não há uma hierarquia no cuidado, ou seja, o profissional tomando as decisões sozinho, mas sim em conjunto com os pacientes”, observa Lorenna.

“O paciente é participante ativo na tomada de decisão terapêutica e o cuidado é voltado as suas necessidades individuais”, acrescenta.

About ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social que mantém Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC) e que atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neurociências, neuroengenharia, saúde materno-infantil e da Pessoa com Deficiência por meio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), localizados em Macaíba (RN).

Residentes do ISD com a coordenadora do programa, Lorenna Santiago (de pé na imagem, vestindo blusa preto e branco): “Cuidado centrado na pessoa"

 

Text:  Renata Moura / Ascom – ISD

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