Direção do ISD se reúne com o deputado Hermano Morais e apresenta equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar

Posted in 12 de April de 2024

A diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD) esteve reunida, nesta quarta-feira (10), com o deputado estadual Hermano Morais (PV). O encontro aconteceu durante a visita do parlamentar às instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD, em Macaíba.

Hermano foi recebido pelo diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, pela gerente do Anita, Lilian Lisboa, e pela coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD), Camila Simão. O grupo conduziu a visita do deputado pelo primeiro andar do IIN-ELS, onde ficam o Ginásio Terapêutico e os consultórios multiprofissionais, que integram o CER ISD.

O objetivo do encontro foi apresentar para Hermano Morais os materiais adquiridos pelo ISD a partir de uma emenda parlamentar impositiva destinada pelo deputado em 2021. Os recursos, na ordem de R$ 100 mil, foram liberados no início de 2023 e possibilitaram a compra de equipamentos permanentes, instalados no ginásio e nos consultórios.

Entre os produtos adquiridos estão: uma maca elétrica ortostática, cinco macas hidráulicas com regulagem de altura, equipamentos de pilates, uma gaiola de exercícios com trilhos para reabilitação por diferentes métodos, uma esteira ergométrica e uma bicicleta ergométrica. 

“Os equipamentos adquiridos com os recursos da emenda parlamentar destinada pelo deputado Hermano Morais foram muito importantes para a estruturação dos novos espaços de cuidados à pessoa com deficiência do ISD e receber o deputado aqui também tem a dimensão de prestar contas do emprego adequado desses recursos”, afirmou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.

A coordenadora do CER ISD, Camila Simão, pontuou que a estruturação do Ginásio Terapêutico e dos consultórios levou à melhoria dos atendimentos realizados pelas equipes multiprofissionais que atuam nesses espaços. Os profissionais atendem usuários das linhas de cuidado do Parkinson, da lesão medular e da epilepsia infantil. 

“A importância principal é na qualidade do atendimento realizado. Esses equipamentos possibilitam a realização de trabalhos específicos, focados na parte aeróbica e de fortalecimento do usuário, impactando muito positivamente na reabilitação dos pacientes”, analisou Camila.

Além dos atendimentos focados na reabilitação, tanto no Ginásio Terapêutico quanto nos consultórios multiprofissionais, são realizadas, ainda, pesquisas clínicas de iniciação científica, da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde e do mestrado em neurociências.

O deputado estadual Hermano Morais disse que a escolha por destinar os recursos para o ISD foi um reconhecimento pela relevância dos serviços prestados na formação de profissionais em saúde e no atendimento humanizado a usuários com deficiência e problemas neurológicos de diversos municípios potiguares. O parlamentar também destacou a importância de fomentar o desenvolvimento científico no Rio Grande do Norte.

“Fico muito feliz em ver que os recursos que destinamos para o Instituto foram muito bem empregados. O trabalho que o ISD realiza precisa de mais apoio e nós queremos continuar colaborando com o crescimento da instituição e, consequentemente, da ciência no Rio Grande do Norte”, afirmou Hermano Morais.

Após a visita, o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, fez a entrega de uma placa de agradecimento ao parlamentar. A honraria “reconhece o empenho do deputado estadual Hermano Morais para o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Norte”.

“O ISD atua muito fortemente vinculado às demandas da sociedade potiguar e essa articulação com o poder legislativo é mesmo muito importante para a concretização de políticas públicas relacionadas com essas demandas. Uma grande parcela da população do Rio Grande do Norte vive com alguma deficiência. E nós entendemos que também é nosso papel contribuir para que nossos políticos, nossos legisladores e nossos gestores estejam sempre atentos às ações que, efetivamente, sejam capazes de garantir os direitos, a inclusão social e a cidadania dessas pessoas.”, enfatizou Reginaldo.

Emenda parlamentar

As Emendas Parlamentares são recursos do orçamento público, legalmente indicados por deputados ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), definido pelo Executivo. As emendas podem ser direcionadas para projetos sociais, obras públicas ou fortalecimento de demandas que beneficiem a população.

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Direção do ISD se reúne com o deputado Hermano Morais e apresenta equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news