ISD realiza ação de conscientização sobre o autismo em supermercado de Macaíba

Posted in 15 de April de 2024

O Instituto Santos Dumont (ISD) realizou nesta segunda-feira (15) uma ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Supermercado Favorito, no centro de Macaíba, região metropolitana de Natal. A atividade faz parte de um conjunto de iniciativas realizadas pelo ISD ao longo do mês de abril, em que é celebrado o Mês de Conscientização sobre o Autismo.

A ação externa teve como objetivo principal dialogar com a população sobre o TEA. Isso porque houve um aumento significativo de diagnósticos de pessoas com autismo – sobretudo em crianças – nos últimos anos, no passo em que também surgiram mais dúvidas acerca do assunto. 

Preceptores, residentes e estudantes de cursos da área da saúde distribuíram panfletos informativos e explicaram para a comunidade como o autismo é caracterizado. Eles ainda apontaram quais as formas de tratamento existentes e os direitos da pessoa com TEA, visto que no Brasil o autismo é considerado uma deficiência para todos os efeitos legais.

“A gente tentou trazer informações acessíveis para toda a população, como os sinais de alerta, que podem ser percebidos desde os primeiros meses de vida. No início do desenvolvimento, os pais precisam estar atentos a qualquer comportamento que possa ser diferente e procurar ajuda especializada. Hoje, no SUS, esse primeiro atendimento pode ser realizado na rede básica, em uma unidade de saúde”, orienta a preceptora fonoaudióloga e coordenadora da atividade, Luana Aprígio.

A observação desses sinais de alerta tem sido importante para a dona de casa Vanderlúcia Santos. O neto dela de apenas 3 anos apresenta características que se assemelham a de pessoas diagnosticadas com autismo, como déficit de atenção e dificuldade de socialização, mas o diagnóstico ainda não foi fechado. 

“Essa ação foi importante porque me fez entender mais sobre o autismo e como a família pode ajudar no desenvolvimento da pessoa com autismo. Há a suspeita que meu neto esteja no espectro autista, mas ainda não há confirmação. Se houver, vamos cuidar para que ele consiga lidar da melhor forma possível com essa situação”, acredita.

Realidade virtual simula crise aguda de pessoa com TEA

Uma das iniciativas que mais chamou a atenção durante a atividade realizada nesta segunda-feira foi o uso de óculos de realidade virtual para simular um momento de crise aguda de uma criança com TEA. O público pôde colocar o equipamento que cria um ambiente em três dimensões e reproduz um cenário de hipersensibilidade para pessoas com autismo. 

A ambientação simula um shopping center em que a criança aguarda a mãe realizar um pagamento em um caixa eletrônico. Há barulho de conversas, exposição sensorial a cores intensas e movimentação nos corredores. A experiência sensorial termina com o personagem com autismo hiperventilando e sendo conduzido para fora do shopping pela mãe, onde ele consegue ser estabilizado.

“A ideia é justamente fazer com que as pessoas entendam como uma pessoa com autismo enfrenta as situações normais. Nos faz refletir sobre como um momento cotidiano, como ir ao shopping ou no mercado, pode ser uma experiência estressante para pessoas com autismo”, explica a preceptora psicóloga Bárbara Cortat.

A profissional comenta que a ocorrência de crises agudas podem ser minimizadas através do diálogo. “O que a gente indica é estabelecer a previsibilidade. O ideal é, antes de ir para algum espaço que você já sabe que vai ser incomodo, falar para a criança que haverá barulho no local, que terá luz forte. Contextualizar para a criança o que ela vai esperar nesse espaço”.

O ISD possui uma linha de cuidado voltada para crianças com autismo. São atendidas 60 crianças nessa condição, todas de Macaíba, com idade entre 0 e 5 anos. As triagens são realizadas no início de cada ano, com prioridade para as crianças que já são atendidas pela linha de cuidado. Atualmente, não há vagas disponíveis.

O que é autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um grupo diversificado de condições, caracterizado por algum grau de dificuldade de interação social e comunicação.

Algumas características

  • Dificuldade de entender gestos comunicativos e expressões faciais;
  • Dificuldade em fazer contato visual e para interagir socialmente;
  • Movimentos estereotipados e repetitivos e rigidez de pensamentos e comportamentos.

Autismo tem cura?

O autismo é permanente, mas, com apoio adequado, as pessoas no espectro podem aprender a lidar com desafios e entender melhor as suas potencialidades.

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

 

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD realiza ação de conscientização sobre o autismo em supermercado de Macaíba

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news