Corpo técnico

Corpo técnico

O Instituto Santos Dumont conta com uma equipe qualificada de técnicos (as) de pesquisa e desenvolvimento, disponíveis para auxiliar na condução de experimentos em nossas instalações. 

Ao todo, a instituição dispõe de quatro técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento, que se dividem em quatro grandes áreas de atuação: Eletrofisiologia e comportamento animal (incluindo neuroprostética); Eletrofisiologia humana e neurorreabilitação; Neurobiologia e Microscopia e Neuroengenharia. 

Além da equipe de técnicos de apoio de pesquisa e desenvolvimento, o ISD também conta com uma veterinária responsável pelo biotério e três técnicos auxiliares,  que atuam no cuidado e atenção aos animais utilizados para ensino e pesquisa, orientação e capacitação de pesquisadores para realização de pesquisas em modelos animais.

Conheça nossa equipe de Técnicos de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento:
2
Diego Aquino Câmara

Curriculum lattes 

Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e licenciado em Ciências Biológicas (UFRN). Possui experiência nas áreas de envelhecimento, Parkinson e cronobiologia. É responsável pelo laboratório molhado, onde são feitas as técnicas de coloração por Nissl, imunohistoquímica, imunofluorescência e também pela microtomia em criostato, microscopia (campo claro e fluorescência) e confocal.

3
Joseph Andrews Belo Alves

Curriculum lattes

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também está realizando o Doutorado na área de Neurofisiologia Comportamental. Graduado em Tecnologia Biomédica com ênfase em Neurociência pela UFRN. Possui experiência nas áreas de aquisição de eletrofisiologia, montagem de aparatos de comportamento animal e análise de sinais fisiológicos e comportamentais. No ISD, é responsável pela assistência das pesquisas em eletrofisiologia em modelo animal durante comportamento, atuando na manutenção e no treinamento das atividades associadas ao uso dos laboratórios de Neuroprostética e Eletrofisiologia.

1
Larissa Coutinho de Lucena

Curriculum lattes

Doutora e Mestre em Fisiotearpia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com graduação em Fisioterapia e especialização em Fisioterapia Neurofuncional. Possui conhecimento e experiência nas área de fisioterapia neurofuncional voltada para adultos e idosos, biomecânica e análise de movimento no contexto da reabilitação, treinamento de marcha com suporte parcial de peso ou assistida por robôs e neurotecnologia e suas aplicações clínicas. No ISD, é responsável pelo apoio às pesquisas realizadas nos laboratórios de Eletrofisiologia Humana, Interface Homem-Máquina e Neurorreabilitação.

4
Luiz Henrique Bertucci Borges

Curriculum lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2021) pela Universidade Positivo e mestrado em Neuroengenharia (2023) pelo Instituto Santos Dumont (ISD). Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase no desenvolvimento de circuitos eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, tecnologia para reabilitação, aquisição de sinais biológicos e interface humano-máquina. No ISD, atua no apoio às pesquisas desenvolvidas no laboratório de neuroengenharia. 

Conheça nossa equipe técnica responsável pelo biotério e centro cirúrgico:
1
Valéria Arboés Petronilo

Graduada em Medicina Veterinária (2004) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atua como médica veterinária do ISD, onde desde 2006 é Responsável Técnica do Biotério de criação e experimentação. É coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais do ISD, com experiência em medicina veterinária de animais de laboratório, bioterismo; bioética e biossegurança na experimentação animal. Atual, principalmente, nos seguintes temas: manejo, criação, saúde e bem-estar de animais de experimentação, Cirurgia estereotáxica experimental em roedores e saguis. No biotério, planeja, supervisiona, atua e acompanha os processos e os cuidados das espécies animais utilizadas em pesquisa e ensino, além de prover assistência e cuidados básicos aos animais e outras responsabilidades. Na pesquisa, orienta e desenvolve treinamentos aos técnicos e pesquisadores quanto ao manejo, manipulação e procedimentos realizados nos animais.

3
Alexandre Magno de Freitas Dias

Possui Ensino Fundamental completo pela Escola Estadual Henrique Castriciano de Sousa. Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2009. Possui experiência em manejo de animais de laboratório, com foco em saguis. No biotério, é responsável pela manejo, checagem e cuidados com os animais do biotério de saguis, incluindo a reprodução, do pareamento ao desmame. Auxilia os pesquisadores no manejo e checagem dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente, preparo e disponibilização da alimentação dos animais.

4
Sergio Caciano de Oliveira Neto

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2010. Tem experiência em manejo de animais de laboratório (ratos, camundongos e saguis). No biotério de roedores, é responsável pela checagem e cuidados com os animais do biotério de experimentação; auxilia os pesquisadores no manejo e acompanhamento dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente; faz controle de estoque; garante a troca de gaiolas e a disponibilização da alimentação dos animais.

2
Sidney Pereira da Cruz

Possui ensino médio completo pela Escola Estadual Mario Franciscon (2001). Atua como Auxiliar de Biotério do Instituto Santos Dumont, desde 2010. No biotério de roedores, é responsável pela checagem e cuidados com os animais, incluindo a reprodução, do pareamento ao desmame; auxilia os pesquisadores no manejo e acompanhamento dos animais; faz manejo e checagem dos animais; realiza manutenção da limpeza e organização do ambiente; faz controle de estoque; garante a troca de gaiolas e a disponibilização da alimentação dos animais.

Highlights on our website

More news

career

Find out about opportunities open positions for the careers offered by the Santos Dumont Institute.

News

Follow the institutional news and the day to day from the Santos Dumont Institute.

neurotalks

Go to discussion and presentation platform of ideas about the various areas within neuroscience.