ISD leva paradesporto para o Salão da Inclusão do RN

Posted in 22 de March de 2024

A importância de ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao esporte foi o tema central da participação do Instituto Santos Dumont (ISD) no Salão da Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação do RN, nesta quinta-feira (21). Paratletas e profissionais ligados ao paradesporto potiguar participaram de palestras, de rodas de conversa e fizeram demonstrações ao público de modalidades paralímpicas, como bocha e parataekwondo.

Representante da Seleção Brasileira de parataekwondo, o potiguar Cícero Nascimento foi um dos paratletas convidados pelo ISD para participar do evento. Ele foi medalhista de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, realizado em novembro do ano passado na capital do Chile, e apresentou a modalidade para os visitantes do salão. “Espaços como esse são importantes para dar mais visibilidade aos esportes paralímpicos. Mostramos que pessoas com deficiência podem vencer e ter novas oportunidades através do esporte”, destacou.

Cícero fez uma demonstração de como o esporte é praticado com o também atleta de parataekwondo Ricardo Wagner, atual campeão brasileiro da modalidade em sua categoria. “Queremos que mais pessoas com deficiência se interessem e possam praticar o parataekwondo”, enfatizou Ricardo.

Outros paratletas, como o mesatenista Ecildo Lopes e a judoca da Seleção Brasileira e medalhista de ouro no Parapan de Santiago (categoria até 48 quilos classe J1), Rosicleide Andrade, passaram pelo estande do ISD nesta quinta. Ambos compartilharam experiências e destacaram o papel do paradesporto na melhora da qualidade de vida e da integração social. As medalhas e os prêmios conquistados por eles ficaram em exposição no estande do Instituto.

Para o diretor-geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior, a presença no Salão da Inclusão reforça o papel de integração do ISD à sociedade. Isso porque o Instituto é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e oferece acesso a modalidades do paradesporto por meio do Centro de Referência Paralímpico, que funciona em Macaíba, para crianças e adultos com deficiência de todo o estado.

“Essa ação é uma estratégia que valorizamos muito. Ela concretiza uma das coisas que acreditamos no ISD: estar perto da população, interagir com a comunidade, abrir esses espaços de visibilidade e, principalmente, de escuta e de conexão com as pessoas. É essa sociedade que nos acolhe e é para essa sociedade que trabalhamos”, afirmou Reginaldo.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD), Camila Simão, destacou a contribuição da linha de cuidado do paradesporto na evolução no tratamento de pacientes com deficiência atendidos pelo ISD. A fala aconteceu durante palestra realizada dentro da programação oficial do salão. “O paradesporto é uma ferramenta muito potente para a reabilitação das pessoas com deficiência, promovendo a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Além disso, pode ser um desfecho para uma alta qualificada do paciente”, analisa.

Jéssika Azevedo é atleta da bocha paralímpica

A estudante de arquitetura Jéssika Azevedo, de 21 anos, conheceu a bocha paralímpica há 9 anos. O esporte vem tendo papel central na vida dela, ajudando, inclusive, na integração familiar. Jéssika é acompanhada pelo pai nas competições. É ele que faz a função de calheiro, auxiliando no manejo da calha usada para dar impulso e direção para a bola usada no esporte. “Muitas vezes a pessoa com deficiência se torna invisibilizada, tem a questão do capacitismo também, e aí quando você vai pro esporte e tem a oportunidade de conquistar algo, quebra esses preconceitos”, considera. 

O Salão da Inclusão vai até este sábado (23) e acontece das 9h às 21h no hall de entrada do Home Center Ferreira Costa, localizado no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A entrada e o estacionamento para o evento são gratuitos.

Centro de Referência Paralímpico

O Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e funciona nas unidades do ISD, em Macaíba. Oferece avaliação e treinamentos gratuitos para crianças a partir de 7 anos e adultos, com deficiência, nas modalidades de bocha e atletismo O agendamento para triagem pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou por mensagem de texto no WhatsApp: (84) 9-9155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD leva paradesporto para o Salão da Inclusão do RN

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news