Sobre o ISD

Sobre o ISD

O  Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, conhecido como Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ele opera a partir de duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). As duas unidades do ISD estão localizadas no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. 

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o ISD tem sua criação inspirada na figura inovadora de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. Os voos do ISD são guiados pela responsabilidade e impacto social. A instituição atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Missão

Promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Visão

Ser reconhecido internacionalmente como polo de ação transformadora nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Organização Social

decreto presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social. Esse formato de parceria entre os setores público e privado, possibilita que uma empresa sem fins lucrativos receba recursos da União, dos Estados e Municípios para realizar serviços de interesse público. Atualmente, o ISD desenvolve suas atividades por meio de um Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação (MEC). 

Unidades

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)

Centro de ensino e pesquisa nas áreas de neurociências e neuroengenharia. Desde 2013, oferece o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, autorizado pela CAPES. Com foco na pesquisa translacional, o IIN-ELS desenvolve estudos principalmente nas áreas de Neuromodulação e Interface Cérebro-Máquina. Você pode agendar uma visita para conhecer as instalações do IIN-ELS clicando aqui. 

Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita)

Parte do Sistema Único de Saúde (SUS), o Anita funciona como uma grande escola para as profissões da saúde, desenvolvendo ações que vão da graduação à educação permanente.  É um serviço de referência para atenção multiprofissional à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre o cuidado em saúde oferecido pelo ISD clicando aqui. 

Conheça mais sobre o ISD:

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.