Sobre o ISD

Confecção de placa de circuito impresso por alunos do Mestrado em Neuroengenharia e de iniciação científica do IIN-ELS.
Atendimento de fisioterapia infantil com Preceptora Multiprofissional do CEPS e aluna de graduação da UFRN durante estágio.

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e inspirado na figura icônica e inovadora de Santos Dumont, o pai da aviação, foi criado o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, conhecido como Instituto Santos Dumont (ISD). Seus voos são guiados pela inovação e responsabilidade social, com foco na região Nordeste do Brasil. As rotas traçadas pelo ISD são norteadas pelas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia. O Instituto Santos Dumont é administrado por um Diretor-Geral, um Diretor Administrativo e dois Gerentes de unidades e possui um Conselho de Administração (CA), que é o órgão de deliberação superior do ISD. Seus membros são representantes do Poder Público, da sociedade civil e dos associados do Instituto. A atividade de conselheiro não é remunerada e consiste em reuniões periódicas para deliberar e aprovar assuntos relativos ao ISD. Saiba mais sobre os Diretores e membros do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont AQUI.

O decreto presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social. Esse formato de parceria entre os setores público e privado, possibilita que uma empresa sem fins lucrativos receba recursos do Estado para realizar serviços de interesse público. Atualmente, o ISD desenvolve suas atividades por meio de um Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação (MEC).

O ISD mantém um Termo de Convênio firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em vários dos seus projetos (Termo de Convênio UFRN-ISD nº 5798.11.0117) e também é parceiro de outras entidades brasileiras, além de colaborar com instituições dos Estados Unidos, Escócia, Japão, França, México, Portugal, Suécia e Suíça.

O cumprimento da Missão do ISD ocorre por meio de ações nas seguintes unidades:

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)

Localizado em Macaíba-RN, desenvolve pesquisas científicas inovadoras em duas linhas principais: Interface Cérebro-máquina e Neuromodulação. Desde 2013, oferece o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, autorizado pela CAPES, e 82 alunos de todo o país já ingressaram nesse curso. Acesse a página do IIN-ELS AQUI.

Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS)

Também situado em Macaíba-RN, é dedicado à formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde. Integra o Sistema Único de Saúde (SUS) como serviço de referência para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte. Acesse a página do CEPS AQUI.

MISSÃO

Promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

VISÃO

Ser reconhecido internacionalmente como polo de ação transformadora nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.