Simpósio de Neuroengenharia

A Neuroengenharia é um campo interdisciplinar que associa conhecimentos das Neurociências e Engenharias. A geração de conhecimento nessa área é de interesse estratégico em diversos países, visto que suas aplicações abrangem desde o desenvolvimento de próteses até o aperfeiçoamento de tecnologias de neuromodulação com potencial terapêutico para doenças neurológicas.

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), realizou o V Simpósio de Neuroengenharia nos dias 29 e 30 de novembro de 2018. Veja AQUI a matéria sobre o evento.

O Simpósio de Neuroengenharia visa a complementar a formação de futuros pesquisadores e docentes, com capacidade de gerar novos conhecimentos mediante a execução de pesquisa independente, bem como articular a pesquisa e o ensino como agente de transformação social integrado à comunidade de importância local, regional, nacional e internacional. Desta forma, o público-alvo do evento contempla estudantes e profissionais das áreas de ciências da saúde, biológicas, engenharias e tecnológicas.

Data: 29/11/2018

08h15 – Abertura

08h30 – Palestra Inaugural: Por que gostamos de andar de bicicleta? A Pedalada como um ativador do Sistema de Recompensa
Prof. John Fontenele Araujo – UFRN

09h20 – Apresentações orais

10h20 – Coffee break

10h50Ansiedade na retirada do álcool: envolvimento da neurotransmissão serotonérgica
Profa. Vanessa Rachetti – UFRN

11h40 – Localização de fonte sonora
Prof. Rodrigo Pavão – UFABC

12h30 – Almoço

14h30 – Minicursos 

  • Minicurso: Prototipagem na Neuroengenharia: Do scratch à aplicação com Fabrício Brasil e  Severino Peixoto Nunes Netto 
  • Minicurso: Aplicações da microscopia na Neuroengenharia, com Manuela Nascimento
  • Minicurso: Decodificação de sinais neurais, com André Peres

16h30 – Coffee break

17h – Término das atividades do 1º dia

 

Data: 30/11/2018

08h – Sessão de pôsteres

10h – Coffee break

10h30Decomposição do sinal eletromiográfico
Dra. Liane de Brito Macedo – UFRN

11h20 – Uma metrópole digital para alavancar o desenvolvimento econômico, social e humano
Prof. Anderson CruzUFRN

12h – Almoço

14hZebrafish: pequeno modelo, grande contribuição
Profa. Ana Carolina Luchiari – UFRN

14h50 – Palestra de Encerramento: Quantificando a estabilidade da marcha humana
Prof. Marcus Fraga- UFG

16h – Sessão de Encerramento

 

MINICURSOS CONFIRMADOS

Prototipagem na Neuroengenharia: do scratch à aplicação
Palestrante: Prof. Dr. Fabrício Brasil (ISD/IIN-ELS), Severino Peixoto Nunes Netto (ISD/IIN-ELS)

Resumo: O desenvolvimento tecnológico permeia as mais diversas áreas do conhecimento propiciando especialização progressiva em inúmeros campos. Num contexto demográfico em constante alteração com maior longevidade e com patologias mais presentes devido ao modo de vida moderno, reforça-se o uso de tecnologia para a criação de novas abordagens e terapias. A neuroengenharia contribui para esse progresso de forma multidisciplinar, utilizando conhecimentos em neurociências unidos à engenharia. Nesse contexto temos o desenvolvimento de Interface Homem-Máquina (IHM) como sistema que coleta e transduz uma variável biológica (sinais bioelétricos, químicos, movimento, entre outros) de um indivíduo e tem a capacidade de utilizar essa informação em diversas aplicações. Registros bioelétricos como Eletromiograma (EMG), Eletroencefalograma (EEG) e Eletrocardiograma (EKG) podem ser utilizados, bem como informações referentes à atividade química como na Espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS), ao movimento como em rastreamento de movimento ocular (Eye-Tracking) ou gestos, a estímulos mecânicos como avaliações de marcha e equilíbrio através de transdutores de pressão. Todas essas informações podem ser utilizadas como entradas em IHMs, combinadas com diversas abordagem como controle de próteses, órteses para reabilitação, realidade virtual, dispositivos vestíveis e biofeedback com o intuito de criar, aprimorar ou complementar intervenções terapêuticas para as mais diversas enfermidades. No entanto, para se alcançar o objetivo final existem diversas etapas no curso do projeto, por exemplo a prototipagem, sendo muitas vezes a primeira materialização da proposta definida. O objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos e o estado da arte, bem como discutir novos desafios em prototipagem mecatrônica aplicadas ao desenvolvimento de IHMs. Os tópicos abordados serão: circuito elétrico, mecânica, desenho e impressão 3D.

Aplicações da Microscopia na Neuroengenharia
Palestrante: Profa. Dra. Manuela Nascimento (ISD/IIN-ELS)

Resumo: Curso teórico/prático em microscopia de fluorescência e confocal. Serão abordados conceitos fundamentais para realização da técnica, semelhanças e diferenças entre a microscopia de fluorescência e confocal, guia de preparação de amostras e painéis para aquisição, aplicações para as Neurociências e Neuroengenharia e componentes dos microscópios. Os participantes poderão manusear o equipamento.

Decodificação de sinais neurais 
Palestrante: Prof. Dr. André Peres (ISD/IIN-ELS)

Resumo: Resumo: Curso introdutório no qual pretendemos mostrar uma visão geral sobre aplicações de algoritmos de aprendizado de máquina em sinais neurais. Nesse curso abordaremos aplicações em modelos animais (spike e LFP) e estudo com humanos (EEG, fMRI). Apresentaremos conceitos clássicos de aprendizado de máquina como seleção de atributos, amostragem e validação cruzada, bem como tópicos da neurociência, como a extração do LFP e spike de sinais de eltrofisiologia, e o efeito BOLD para a construção dos mapas de fMRI.

Prof. Dr. John Fontenele Araujo (UFRN) – LATTES

Médico, Professor titular do programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador 1C do CNPq. Especialista em cronobiologia (tema ganhador do Nobel 2017). É Secretário Regional da SBPC-RN.

Profa. Dra. Ana Carolina Luchiari (UFRN) – LATTES

Bióloga, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadora 2 do CNPq. Especialista em comportamento e fisiologia de peixes, com destaque para pesquisas sobre os efeitos de drogas, como álcool e nicotina, no comportamento. Como e por que drogas como o álcool agem de forma individualizada? É possível desenvolver medicamentos personalizados para combater a dependência de álcool? Foi uma das ganhadoras da chamada Serrapilheira (2017).

Profa. Dra. Vanessa de Paula Soares Rachetti (UFRN) – LATTES

Bióloga, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em farmacologia ligada a ansiedade, depressão e dependência química.

Prof. Dr. Anderson Paiva Cruz (UFRN) – LATTES

Engenheiro, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Diretor do Parque Metrópole Digital e Presidente da Rede Potiguar de Incubadoras e Parques. Especialista em Inovação Tecnológica. O Parque Metrópole Digital é uma iniciativa de destaque no RN para fomentar a inovação e empreendedorismo, aliando o conhecimento produzido na universidade às demandas do setor produtivo.

Prof. Dr. Rodrigo Pavão (UFABC) – LATTES

Biólogo, Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), especialista em cognição em humanos. Trabalhos recentes estudando os mecanismos cerebrais de animais no processo de localização de fontes sonoras.

Prof. Dr. Marcus Fraga (UFG) – LATTES

Engenheiro e Educador Físico, Professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador CNPq nível 2. Coordenador do Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica e da Rede Goiana de Pesquisa em Tecnologias em Saúde da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Foi diretor da FEF/UFG por 8 anos, membro do Conselho Deliberativo da Funape – Fundação de Apoio a Pesquisa/UFG e membro do Conselho Editorial da Editora da UFG. Atualmente é membro da Câmara de Assessoramento em Ciências da Saúde da FAPEG e integra a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Especialista em modelagem de sistemas neuronais e biomecânica. Possui mais de 50 artigos publicados em periódicos indexados.

Dra. Liane de Brito Macedo (UFRN) – LATTES

Fisioterapeuta, doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com doutorado sanduíche na University of Central Lancashire, Inglaterra. Professora da Faculdade Maurício de Nassau (Natal/RN) e ex-professora substituta da UFRN. Realiza pesquisas com foco em plasticidade neuromuscular, com ênfase em dor lombar e eletromiografia.

Minicursos Satélites

Profissionais inscritos no V Simpósio de Neuroengenharia poderão participar de minicursos que serão realizados no dia 28 de novembro, das 13h30 às 17h, no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN). São eles: 

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (10 vagas)
Palestrante: Dra. Fernanda Cristina de Mesquita (ISD/IIN-ELS)

Transmitirá conceitos básicos da técnica, focando nos componentes do cromatógrafo líquido, principais aplicações e possíveis dificuldades na utilização do equipamento. Seu destaque no campo da neurociência é pela capacidade de quantificar neurotransmissores em amostras biológicas e, consequentemente, promover o desenvolvimento de estudos científicos relacionados a distúrbios neurológicos.


Confecção de Placa de Circuito Impresso (16 vagas)
Palestrante: José Firmino Rodrigues Neto (ISD/IIN-ELS)

Serão abordadas ferramentas básicas para criação de placas de circuito impresso e os diferentes contextos para a utilização desta técnica em neurociências e neuroengenharia. Na sequência, haverá uma aula prática com a fabricação de uma placa de circuito impresso.  Os participantes terão acesso a kits contendo o material para realização da atividade.

Eletrofisiologia e Neuromodulação para Interface Cérebro-Máquina (20 vagas)
Palestrante: Prof. Dr. Edgard Morya (ISD/IIN-ELS)

Tratará sobre temas relacionados ao implante de microeletrodos, registro e estimulação para utilização em interface cérebro-máquina e neuromodulação.

Para reservar a sua vaga em um dos mini-cursos satélites você deve:

1) Ter a sua inscrição e o pagamento no V Simpósio de Neuroengenharia confirmados;
2) Preencher e submeter este formulário para reserva de vagas: https://goo.gl/forms/x0CmaTCyFLY1jrDs2
 
  • As vagas serão preenchidas por ordem de solicitação, até o limite máximo de vagas para cada mini-curso.
  • Aqueles que solicitarem vaga após o preenchimento das mesmas integrarão, automaticamente, uma lista de espera.

LOCAL DO EVENTO

O V Simpósio de Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (ISD) será realizado no Campus do Cérebro, localizado no município de Macaíba (14 Km de Natal).

Acesse o mapa com localização do evento e sugestão de rota a partir de Natal: https://goo.gl/maps/epz23gMNXsD2

Nos dois dias do evento, será oferecido traslado Natal-Campus do Cérebro-Natal para os participantes. Os interessados devem indicar o interesse em utilizar o transporte oferecido pela organização do evento no formulário de inscrições.

SUGESTÕES DE HOSPEDAGEM

Em Macaiba

  • Pousada Macamirim (http://www.pousadamacamirim.com.br/): Localizada a 6,8 km do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, na Rodovia BR-304, S/n, Macaíba-RN. A pousada fica a 21,3 km do aeroporto.
    Single: R$ 110,00 / Duplo: R$ 150,00/ Triplo: R$ 178,00 / Quadruplo: R$ 210,00

Em Natal

  • Pousada Solar Ponta Negra (http://www.pousadasolarpontanegra.com.br/): Localizada a 25,6 km do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, na Rua Praia do Zumbí, 9004 – Ponta Negra, Natal – RN. A pousada fica a 40,6 km do aeroporto.
    Single: R$ 150,00 / Duplo: R$ 150,00 / Triplo: R$ 190,00/ Quadruplo: R$ 230,00
  • Praiamar Hotel (http://www.praiamarnatal.com.br/). Localizada a 25,7 km do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, na Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra, Natal, RN. O hotel fica a 40,3 km do aeroporto.
    Single R$ 241,00 / Duplo: R$ 268,00 / Triplo: R$ 348,00 / Quadruplo: R$ 428,00
  • Republika Hostel (https://www.republikahostel.com.br/). Situado a 25,8 km do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, na Rua Pôrto das Oficinas, 8944 – Ponta Negra, Natal – RN. O hostel fica a 32,5 km do aeroporto.
    A partir de R$ 31,00 por pessoa (cama em quarto coletivo).
  • Che Lagarto (https://www.chelagarto.com/pt/). Situado a 25,8 km do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, na Rua Poe. Jorge Fernandes, 45 – Vila de Ponta negra, Natal – RN. O hostel fica a 35,1 km do aeroporto.
    A partir de R$ 31,00 por pessoa (cama em quarto coletivo) e R$ 81,00 (Suíte para duas pessoas).

COMITÊ ORGANIZADOR

  • Profa. Dra. Ana Carolina Bione Kunicki (ISD/IIN-ELS)
  • Profa. Dra. Mariana Ferreira Pereira de Araújo (ISD/IIN-ELS)
  • Prof. Dr. Renan Cipriano Moioli (ISD/IIN-ELS)
  • Profa. Dra. Thaís Gaudencio do Rêgo (UFPB)
  • Prof. Dr. Eduardo Bodnariuc Fontes (UFRN)
  • Camila Néri Campos (ISD/IIN-ELS)
  • Juliani Falcari Barbieri (ISD/IIN-ELS)
  • Marcelo Pacheco de Carvalho (ISD/IIN-ELS)
  • Ariane Mondo (ISD)
  • Luiz Paulo Juttel (ISD)
  • Amanda Salmeron (ISD/IIN-ELS)
  • Severino Peixoto (ISD/IIN-ELS)
  • Lucas de Melo (ISD/IIN-ELS)
  • Junio Alves (ISD/IIN-ELS)

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Prof. Dr. André Peres (ISD/IIN-ELS)
  • Prof. Dr. Edgard Morya (ISD/IIN-ELS)
  • Prof. Dr. Fabrício Lima Brasil (ISD/IIN-ELS)
  • Prof. Dr. Hougelle Simplício Gomes Pereira (ISD/IIN-ELS/CEPS, UERN)
  • Profa. Dra. Manuela Sales Lima Nascimento (ISD/IIN-ELS)
  • Dra. Fernanda Cristina de Mesquita (ISD/IIN-ELS)
  • Prof. Dr. Maxwell Barbosa de Santana (UFOPA)

Localizado em Macaíba (RN), o Instituto Internacional de Neurociências – Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), vinculado ao Instituto Santos Dumont (ISD), originou-se em 2006 e tem a missão de promover a realização de pesquisas na fronteira da ciência, para contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Rio Grande do Norte e de toda a região Nordeste do Brasil. No ano de 2013, o IIN-ELS iniciou o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil recomendado pela CAPES (33280010001P2), totalmente gratuito.

A Neuroengenharia é uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de Neurociência e Engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele. O nosso curso de mestrado possui duas áreas de concentração: interfaces cérebro-máquina (ICM) e neuromodulação. A ICM tem como objetivo estabelecer uma comunicação direta entre o sistema nervoso e artefatos robóticos, eletrônicos ou computacionais por meio do uso de sinais neurofisiológicos e de micro-estimulação cerebral. O desenvolvimento de ICM e neuropróteses possui um grande potencial terapêutico e tecnológico assistivo para uma variedade de doenças neurológicas que afetam dramaticamente as funções sensoriais e motoras, como a paralisia, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral. A área de neuromodulação utiliza dispositivos para liberar, no sistema nervoso central ou periférico, agentes químicos, biológicos ou físicos capazes de restabelecer, modular, inibir ou aumentar funções do sistema nervoso. Pesquisas com neuromodulação podem auxiliar no desenvolvimento de intervenções para prevenção e tratamento de distúrbios do sistema nervoso.

A infraestrutura do IIN-ELS inclui: laboratórios de eletrofisiologia e comportamento de roedores e primatas não-humanos, laboratórios de microscopia de fluorescência e confocal, laboratório de neuroprostética, laboratório de eletroencefalografia, laboratório de neurobiologia celular e molecular, e criadouro científico de primatas não-humanos e roedores.

As informações sobre o mestrado e o processo seletivo atual podem ser encontradas em http://www.isd.org.br/instituto-internacional-neurociencias/ na aba: Ensino e Pesquisa > Processo seletivo.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar entrar em contato com o Comitê Organizador do IV Simpósio em Neuroengenharia, envie um e-mail para: eventos@isd.org.br.