O Instituto Santos Dumont (ISD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  promovem Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde. Reuniões mensais, por meio da Rede Universitária de Telemedicina ​(​RUTE), estão programadas para iniciar no dia 23 de fevereiro. A aula inaugural será coordenada por uma equipe do ISD para profissionais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Amazonas.

O objetivo do Re(h)abilitar é integrar, nos âmbitos local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de pesquisa e trabalho interprofissional atuantes nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora, intelectual e cognitiva com ênfase nas clínicas de Microcefalia, Lesão Medular adquirida ou congênita, Parkinson, Epilepsias e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tal como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

Cronograma 2018 de encontros do projeto Re(h)abilitar. Reuniões ocorrem das 11h às 12h30:

 

23/03: A Neurociência e Neuroengenharia no estudo da Microcefalia – Edgard Morya/Manuela Sales / ISD;

27/04: Construção de uma rede de assistência para crianças com Microcefalia – Juliana Sousa Soares de Araújo / UFPB;

25/05: Protocolo Intensivo Multidisciplinar para Crianças com Microcefalia (Síndrome Congênita) por Zika Vírus – Paula Lisiane Assunção / UESB;

29/06: A CIF como modelo integrador na avaliação multiprofissional da Microcefalia – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

27/07: Habilitação motora da criança com Microcefalia: protocolos de avaliação e intervenção da Fisioterapia – Ana Raquel Lindquist/ Camila Simão / MEJC-UFRN/ISD;

31/08: O papel do fonoaudiólogo na habilitação da Microcefalia – Cintia Azoni/ Marília Pontes / MEJC-UFRN/ISD;

28/09: Atividade e participação das crianças com Microcefalia: Uma visão baseada na CIF – Egmar Longo / HUAB-UFRN;

30/11: Microcefalia e Parentalidade – Symone Melo/Fernanda Rebouças / MEJC-UFRN/ISD;

14/12: Encerramento do calendário temático da Microcefalia: proposições de parcerias de pesquisa e diretrizes terapêuticas da Microcefalia – Reginaldo Freitas Júnior/Izabel Hazin / MEJC-UFRN / ISD.

 

O Re(h)abilitar está articulado com o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD, recém aprovada pelo Ministério da Educação.

Para mais informações sobre o Projeto, clique AQUI.