Miguel Nicolelis anuncia parceria para criação de polo de Neurotecnologia em Milão

Posted in 5 de March de 2024

O pesquisador-emérito e idealizador do Instituto Santos Dumont (ISD), Miguel Nicolelis, anunciou nesta terça-feira (5) uma parceria de longo prazo com duas organizações italianas – o Hospital IRCCS San Raffaele e a Universidade Vita-Salute San Raffaele, localizados em Milão – para estabelecer um polo de neurotecnologia no país e levar protocolos de neuroreabilitação baseados em interfaces cérebro-máquina não invasivas (ICMn) a pacientes na Europa. O acordo foi celebrado através do recém-criado Instituto Nicolelis de Estudos Avançados do Cérebro, vinculado à Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (Aasdap).

A iniciativa – considerada pioneira em um país europeu – faz parte do projeto “Treat 1 Billion”, pensado por Nicolelis, para difundir neurotecnologias clinicamente seguras, eficientes e de baixo custo para pessoas acometidas por algum tipo de disfunção cerebral, incluindo doenças neurológicas e psiquiátricas e lesões medulares. Para alcançar este objetivo de longo prazo, o Instituto Nicolelis tem como meta estabelecer polos regionais com parceiros de reconhecida competência médica em todos os continentes, uma vez que estimativas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas sejam acometidas por neuropatologias em todo o mundo. 

Inicialmente, o Polo de Neurotecnologia San Raffaele terá a missão central de prover aos pacientes o acesso integral aos modernos protocolos de neuroreabilitação e neurotecnologias desenvolvidas originalmente pela equipe brasileira multidisciplinar liderada por Miguel Nicolelis. O brasileiro criou no final dos anos 90, ao lado do pesquisador John Chapin, a abordagem neurofisiológica que eles denominaram interface cérebro-máquina. Nos últimos 25 anos, Nicolelis e sua equipe de pesquisadores nos EUA e Brasil desenvolveram múltiplas aplicações clínicas, baseadas em diferentes arranjos de ICM, combinadas com múltiplas ferramentas derivadas dos campos da realidade virtual e robótica. Além da autoria do Plano Diretor que possibilitará a construção do Polo Neurotecnológico, Miguel Nicolelis assumirá a posição de Professor Visitante da Universidade Vita-Salute San Raffaele, e co-liderará a colaboração Brasileira-Italiana.

Desenvolvidos originalmente para a demonstração do primeiro exoesqueleto de membros inferiores controlados pelo cérebro, que possibilitou que um jovem com paraplegia desferisse o chute inicial da Copa do Mundo da Fifa em 2014, os protocolos de neuroreabilitação que serão implementados no Centro de Neuroreabilitação do Polo de Neurotecnologia San Raffaele são baseados na combinação de ICM não invasivas, realidade virtual, robótica, e mais recentemente em técnicas de neuromodulação não-invasivas.

De acordo com Nicolelis: “Estabelecer esta colaboração com um dos hospitais mais prestigiosos do mundo é a realização de um sonho. Esta parceria internacional permitirá às pessoas acometidas de doenças neurológicas o acesso a tecnologias de ICM não invasivas de última geração, que são seguras, de baixo custo, e altamente eficazes. Estou certo de que meu grande amigo John Chapin, que criou esta tecnologia comigo, se orgulharia deste anúncio. Nós esperamos alcançar um grande número de pacientes nos próximos anos, e demonstrar categoricamente que as ICM não-invasivas, combinadas a outras tecnologias inovadoras e ferramentas de dados, se tornarão a principal abordagem para tratar doenças neurológicas e psiquiátricas muito em breve.”

O Professor Enrico Gherlone, Reitor da Universidade Vita-Salute San Raffaele comenta: “É com prazer que anunciamos o início do projeto estratégico Polo Neurotecnológico, resultado da parceria que estabelecemos com o Professor Nicolelis e sua equipe. Após o período de dois anos de implementação do Plano Diretor, o Polo Neurotecnológico está pronto para entrar em sua fase operacional, garantindo que nos próximos anos nós alcançaremos nossa visão estratégica: as neurotecnologias como uma medicina avançada, nova e mandatória, com aplicações potenciais na melhora das saúdes motora e cognitiva, e também na abordagem de doenças neurológicas e psiquiátricas. Sem dúvida, tudo isso representa uma oportunidade crucial, especialmente para nossos residentes, proporcionando a eles a oportunidade de interagir com tecnologia de ponta, única na Europa”.

Marco Centenari, Engenheiro e CEO do Hospital IRCCS San Raffaele, afirma: “O novo Polo Neurotecnológico representa um dos principais projetos estratégicos do nosso Instituto. A colaboração com o Professor Nicolelis é uma prova tangível do nosso compromisso em apoiar um esforço de longo prazo, que visa desenvolver a medicina cada vez mais translacional. O grupo de Nicolelis contará com o apoio de uma equipe de excelentes neurologistas do nosso hospital, liderada pelo professor Massimo Filippi, que possui expertise reconhecida internacionalmente no teste de novas terapias para doenças neuroinflamatórias e neurodegenerativas, bem como no desenvolvimento de novos biomarcadores para prevenir e tratar tais doenças de forma mais eficaz. Estamos confiantes de que, num futuro próximo, seremos capazes de avançar ainda mais no campo transdisciplinar, como aquele que apoia o desenvolvimento neurotecnológico, uma ajuda valiosa para um envelhecimento mais saudável do sistema nervoso”.

Em adição a um Centro de Neuroreabilitação, a fase inicial do Polo de Neurotecnologia San Raffaele também prevê o estabelecimento de um Laboratório de Neurodados e uma iniciativa de Neurotelemedicina. Além destes, uma série de iniciativas educacionais também estão planejadas, incluindo a criação de um Programa de Neuroreabilitação para profissionais da saúde, um curso global em ICM, um Programa de bolsas de graduação, e, eventualmente, um Programa de Graduação em Neuroreabilitação de ICM.

Em relação ao estabelecimento da parceria clínico-científica internacional, singular e abrangente lançada nesta terça-feira, o Dr. Alan Rudolph disse: “Nós estamos entusiasmados com o lançamento deste programa, que vai ajudar pessoas acometidas por doenças neurológicas e expandir nosso trabalho em técnicas de reabilitação inovadoras que utilizam novos conceitos e protocolos para auxiliar pessoas que precisam de tratamento, e também treinar uma nova geração de profissionais”.

ABOUT ISD

The Santos Dumont Institute is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Miguel Nicolelis anuncia parceria para criação de polo de Neurotecnologia em Milão

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news