ISD promove ações educativas e celebra Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson com programação especial

Posted in 11 de April de 2024

Nesta quinta-feira, 11 de abril, é celebrado o  Dia Internacional da Conscientização da Doença de Parkinson. O Instituto Santos Dumont (ISD) deu início a uma programação alusiva no último sábado (6), com o evento “Muito Além do Parkinson”, no Parque das Dunas, com o objetivo de conscientizar e levar informações para a detecção e tratamento da doença. Os profissionais destacam que as terapias podem contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida e saúde mental dos pacientes, quando diagnosticados e tratados precocemente.

“Esse é um mês muito significativo para todas as pessoas que convivem com a Doença de Parkinson, então toda a equipe multiprofissional do Instituto Santos Dumont, que trabalha nessa linha de cuidado, realiza ações de forma muito mais intensa, porque é um mês que representa todas as batalhas dessas pessoas que convivem com os sintomas da doença e os desafios que as famílias vão encarando na medida em que a doença progride”, explica a preceptora neuropsicóloga do ISD, Joísa Araújo.

O neurocientista do ISD, Hougelle Simplício, pontua que a Doença de Parkinson não tem cura e é progressiva, o que muitas vezes leva os pacientes a quererem negar o diagnóstico e a realização do tratamento. No entanto, o acesso às terapias ameniza as limitações e ensina os pacientes a lidarem com os sintomas, promovendo a melhoria das capacidades motoras e devolvendo a autonomia em cada fase da doença.

“O tratamento é muito vasto e é personalizado para a necessidade de cada pessoa. Alguns vão precisar mais de reabilitação e fisioterapia, outros de acompanhamento neuropsicológico, outros do raciocínio correto das medicações e outros, eventualmente, de cirurgia. Então a vantagem do centro integrado é que cada pessoa possa descobrir qual é a melhor terapia para cada pessoa”, esclarece.

Além do evento no Parque das Dunas, pacientes, preceptores e pesquisadores do ISD estarão participando de atividades que se debruçam sobre o tema do Parkinson em diferentes esferas. Nesta quinta-feira (11),  a fisioterapeuta preceptora do ISD, Lorenna Santiago, e o terapeuta ocupacional preceptor do ISD, Fábio Galvão, participam da discussão de um caso clínico na Liga Multiprofissional de Neurologia da USP por meio de videoconferência.

Nos dias 19 e 20 de abril, acontece o I Simpósio de Parkinson do Rio Grande do Norte, com a participação dos neurologistas Hougelle Simplício e Agábio Diógenes, e da neuropsicóloga, Joísa Araújo, preceptores do ISD. As discussões abrangem desde o diagnóstico precoce às terapêuticas mais avançadas, tomando o Parkinson como uma questão de saúde pública.

 

Edição Especial do Educa Parkinson

O projeto Educa Parkinson do ISD promove encontros mensais entre pacientes, médicos e pesquisadores, para discutir temas de interesse, explorando diferentes abordagens sobre como lidar com a doença no dia-a-dia, ultrapassar desafios e vencer obstáculos físicos, psíquicos e sociais desencadeados pela progressão da doença.

No próximo dia 24, será realizada uma edição especial em que os pacientes poderão conhecer melhor as pesquisas transdisciplinares relacionadas ao Parkinson que foram feitas ou que seguem em desenvolvimento no Instituto, com a participação do pesquisador neurocientista e gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer os laboratórios de pesquisa do local. O IIN-ELS compõe as instalações do ISD em Macaíba, assim como o Anita. As unidades oferecem atendimento multiprofissional para o tratamento do Parkinson através do Sistema Único de Saúde a pacientes da Grande Natal.

 

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD promove ações educativas e celebra Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson com programação especial

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news