ISD brings together preceptors to discuss skills and teaching improvement strategies

Posted in 23 de February de 2022

Os preceptores médicos e multiprofissionais que atuam no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, se reuniram nesta segunda-feira, 21, para discutir estratégias de aprimoramento de competências e ensino na II Oficina de Preceptoria deste ano. O objetivo é aplicar o conhecimento adquirido no cotidiano da instituição e na formação de graduandos e residentes que passam pelas clínicas do ISD.

 

O ISD está inserido na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência na qualidade de Centro Especializado em Reabilitação IV, habilitado pelo Ministério da Saúde nas modalidades Física, Intelectual, Visual e Auditiva, para a Sétima Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Região Metropolitana), abrangendo os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

 

Conforme a coordenadora das Atividades Acadêmicas de Ensino na Saúde do ISD, a neuropsicóloga Samantha Maranhão, a Oficina visa uma reflexão em torno das competências próprias de cada um dos preceptores – divididos entre médicos(as) de especialidades diversas, fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagoga – e que podem ser compartilhados com outros profissionais, graduandos e mestrandos. Além das competências, a Oficina trouxe como um dos temas discutidos a aplicação das Atividades Profissionais Confiáveis (Entrustable Professional Activities – EPA, em inglês), ambas com ênfase no cuidado à saúde da pessoa com deficiência.

 

Elas são unidades de prática profissional do dia a dia, que podem ser confiadas aos discentes/preceptores, uma vez que demonstram as competências necessárias para executá-las. São executáveis, observáveis e mensuráveis dentro de um período. O conceito de EPA, desta forma, reconhece que o atendimento ao paciente geralmente envolve múltiplos comportamentos observáveis. Para fins educacionais, não é suficiente identificar as EPAs apenas como uma lista simples de tarefas. As EPAs devem indicar a supervisão necessária com o fim de proporcionar autonomia ao discente. Assim, os objetivos educacionais estão ligados aos cuidados de saúde e a segurança do paciente.

 

“Essa discussão é importante porque a gente precisa entender que não somos apenas profissionais de saúde. Como preceptores, assumimos papéis de educadores”, comenta a neuropsicóloga Samantha Maranhão.

Conforme apresentado durante a Oficina de Preceptoria, competência é a capacidade de mobilizar diferentes recursos para solucionar, com pertinência e sucesso, os problemas da prática profissional, em diferentes contextos. Assim, a combinação das capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras, mobilizadas para a realização de uma ação, é traduzida por desempenhos que refletem a excelência na prática.

 

O termo competência tem duas linhas de concepção: a atomística, muito conhecida como CHA – iniciais dos atributos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes; e a holística, com visão integradora.

Text: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Photograph: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

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Os preceptores médicos e multiprofissionais que atuam no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, se reuniram nesta segunda-feira, 21, para discutir estratégias de aprimoramento de competências e ensino na II Oficina de Preceptoria deste ano. O objetivo é aplicar o conhecimento adquirido no cotidiano da instituição e na formação de graduandos e residentes que passam pelas clínicas do ISD.

 

O ISD está inserido na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência na qualidade de Centro Especializado em Reabilitação IV, habilitado pelo Ministério da Saúde nas modalidades Física, Intelectual, Visual e Auditiva, para a Sétima Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Região Metropolitana), abrangendo os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

 

Conforme a coordenadora das Atividades Acadêmicas de Ensino na Saúde do ISD, a neuropsicóloga Samantha Maranhão, a Oficina visa uma reflexão em torno das competências próprias de cada um dos preceptores – divididos entre médicos(as) de especialidades diversas, fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagoga – e que podem ser compartilhados com outros profissionais, graduandos e mestrandos. Além das competências, a Oficina trouxe como um dos temas discutidos a aplicação das Atividades Profissionais Confiáveis (Entrustable Professional Activities – EPA, em inglês), ambas com ênfase no cuidado à saúde da pessoa com deficiência.

 

Elas são unidades de prática profissional do dia a dia, que podem ser confiadas aos discentes/preceptores, uma vez que demonstram as competências necessárias para executá-las. São executáveis, observáveis e mensuráveis dentro de um período. O conceito de EPA, desta forma, reconhece que o atendimento ao paciente geralmente envolve múltiplos comportamentos observáveis. Para fins educacionais, não é suficiente identificar as EPAs apenas como uma lista simples de tarefas. As EPAs devem indicar a supervisão necessária com o fim de proporcionar autonomia ao discente. Assim, os objetivos educacionais estão ligados aos cuidados de saúde e a segurança do paciente.

 

“Essa discussão é importante porque a gente precisa entender que não somos apenas profissionais de saúde. Como preceptores, assumimos papéis de educadores”, comenta a neuropsicóloga Samantha Maranhão.

Conforme apresentado durante a Oficina de Preceptoria, competência é a capacidade de mobilizar diferentes recursos para solucionar, com pertinência e sucesso, os problemas da prática profissional, em diferentes contextos. Assim, a combinação das capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras, mobilizadas para a realização de uma ação, é traduzida por desempenhos que refletem a excelência na prática.

 

O termo competência tem duas linhas de concepção: a atomística, muito conhecida como CHA – iniciais dos atributos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes; e a holística, com visão integradora.

Text: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Photograph: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

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It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

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