Diretor-Geral do ISD discute parcerias com secretaria de Cultura do RN

Posted in 2 de May de 2024

O diretor-geral do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo Freitas Júnior, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (2) com a secretária extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Maryland Brito, para propor o desenvolvimento de parcerias entre as instituições. O encontro aconteceu no Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, zona Leste de Natal.

A reunião foi marcada por um diálogo produtivo e aberto, onde foram discutidos potenciais projetos e iniciativas que poderão ser realizados em conjunto, visando a ampliação do acesso à cultura em Macaíba, município no qual o ISD está inserido. A intenção é estabelecer uma agenda que promova mostras de cinema, exposições, seminários e estimule a produção cultural entre pessoas com deficiência, estudantes da rede pública de Macaíba e moradores de comunidades locais.

Para isso, o diretor-geral do ISD colocou a estrutura física do Instituto à disposição dos agentes culturais do estado. “Nós temos um auditório totalmente equipado e acessível a pessoas com deficiência que pode virar uma sala de cinema. Temos também um espaço de exposições que pode receber inúmeros projetos artísticos. Não nos faltam ideias. O que queremos é sair da inércia e fazer do Instituto Santos Dumont um meio de acesso à cultura em Macaíba”, afirmou Reginaldo Freitas Júnior.

Diretor-Geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior (direita), e Secretária-Extraordinária de Cultura discutem possibilidades de parceria. Foto: Ascom/ISD.

As ideias compartilhadas foram bem recebidas pela secretária-extraordinária de Cultura. Maryland Brito expôs a missão da pasta em promover a diversidade cultural e artística no estado e destacou a relevância de parcerias estratégicas para alcançar esses objetivos. Ela ainda enfatizou a necessidade de incluir pessoas com deficiência nos editais de incentivo à cultura, como forma de promover maior equidade no acesso a recursos de fomento ao setor.

“A intenção da gente é mudar o mundo através da cultura. Tem uma frase de Einstein que diz que a mente, depois de expandida, é que nem um paraquedas: não volta para o mesmo lugar. E a cultura traz isso, traz essa quebra. E para a pessoa com deficiência, eu sei também que através da cultura é um caminho para quebrar os paradigmas. Quando eles estão lá na dança, estão no cinema, estão em outras coisas, acaba que a atenção vai para outra coisa que não a deficiência”, enfatizou.

Ao final da reunião, ambas as partes concordaram em iniciar um processo de avaliação detalhada das oportunidades identificadas e formação de grupos de trabalho com objetivo de estabelecer bases para futuras cooperações. Reginaldo Freitas Júnior e Maryland Brito destacaram o compromisso mútuo para impulsionar o desenvolvimento cultural e educacional no estado, com foco na inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais.

“O que ancora as pessoas com deficiência para baixo é a limitação  da participação social. A maioria não participa de atividades de lazer e de cultura, não vai ao cinema, ao teatro, não sai de casa. Aliás, sai de casa para o serviço de saúde e do serviço de saúde para casa. Eu acho que nossa parceria pode alavancar isso. A gente pode ter uma agenda potiguar de cultura que seja absolutamente pautada na inclusão”, projetou Reginaldo.

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Diretor-Geral do ISD discute parcerias com secretaria de Cultura do RN

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news