ISD joins the Territorial Committee for Integral Education of RN

Reunião do Comitê Interterritorial do RN
Posted in 6 de October de 2017

Em 29 de setembro a equipe pedagógica dos Science Education Centers (CECs) participou da XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, ocasião em que se formalizou a inclusão do CEC Natal nesse fórum de especialistas, que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Dora Montenegro, Diretora dos Science Education Centers (CECs), considera esse um importante espaço de interlocução com outros profissionais da educação: “Com a inclusão formal do ISD nesse Comitê, o trabalho desenvolvido nos CECs poderá contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação da educação integral”, explicou ela.

Dora Montenegro, Diretora dos CECs, apresenta o trabalho de educação científica do ISD na XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN

No mesmo evento, em outro momento do dia, os educadores dos CECs de Natal-RN e Macaíba-RN também participaram da I Jornada Potiguar de Educação Integral, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a Educação Integral na atualidade, contribuindo para práticas e políticas públicas que possam garantir o alcance das Metas do Plano Nacional de Educação relacionadas a essa temática. A abertura da Jornada foi feita pela Professora Márcia Gurgel, Diretora do Centro de Educação da UFRN, representando a Reitora Ângela Maria Paiva. Em sua fala, Márcia destacou a importância do debate acerca da educação integral e o diálogo entre a Universidade, Secretarias de Educação, escolas e demais setores da sociedade para a proposição de práticas integradoras.

Educadores dos CECs de Natal e Macaíba assistem à palestra de Jaqueline Moll

Em seguida, houve conferência da Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, que abordou o tema “Uma Agenda para a Educação integral no Século XXI”. Durante sua fala, a educadora citou exemplos de práticas pedagógicas brasileiras diferentes das tradicionais e promoveu reflexões sobre a realidade e os desafios da Educação Integral no Brasil. No período entre 2007 e 2013, Jaqueline foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC e é autora de diversas publicações sobre Educação Integral, incluindo o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma referência nessa área.

Equipe dos CECs Natal e Macaíba durante evento na UFRN
Equipe pedagógica dos CECs durante apresentação na Reunião do Comitê Territorial de Educação Integral do RN (da esquerda para a direita): Téssia Maciel, Dora Montenegro e Rachel Dantas.

Text and photos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD joins the Territorial Committee for Integral Education of RN

Reunião do Comitê Interterritorial do RN

Em 29 de setembro a equipe pedagógica dos Science Education Centers (CECs) participou da XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, ocasião em que se formalizou a inclusão do CEC Natal nesse fórum de especialistas, que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Dora Montenegro, Diretora dos Science Education Centers (CECs), considera esse um importante espaço de interlocução com outros profissionais da educação: “Com a inclusão formal do ISD nesse Comitê, o trabalho desenvolvido nos CECs poderá contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação da educação integral”, explicou ela.

Dora Montenegro, Diretora dos CECs, apresenta o trabalho de educação científica do ISD na XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN

No mesmo evento, em outro momento do dia, os educadores dos CECs de Natal-RN e Macaíba-RN também participaram da I Jornada Potiguar de Educação Integral, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a Educação Integral na atualidade, contribuindo para práticas e políticas públicas que possam garantir o alcance das Metas do Plano Nacional de Educação relacionadas a essa temática. A abertura da Jornada foi feita pela Professora Márcia Gurgel, Diretora do Centro de Educação da UFRN, representando a Reitora Ângela Maria Paiva. Em sua fala, Márcia destacou a importância do debate acerca da educação integral e o diálogo entre a Universidade, Secretarias de Educação, escolas e demais setores da sociedade para a proposição de práticas integradoras.

Educadores dos CECs de Natal e Macaíba assistem à palestra de Jaqueline Moll

Em seguida, houve conferência da Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, que abordou o tema “Uma Agenda para a Educação integral no Século XXI”. Durante sua fala, a educadora citou exemplos de práticas pedagógicas brasileiras diferentes das tradicionais e promoveu reflexões sobre a realidade e os desafios da Educação Integral no Brasil. No período entre 2007 e 2013, Jaqueline foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC e é autora de diversas publicações sobre Educação Integral, incluindo o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma referência nessa área.

Equipe dos CECs Natal e Macaíba durante evento na UFRN
Equipe pedagógica dos CECs durante apresentação na Reunião do Comitê Territorial de Educação Integral do RN (da esquerda para a direita): Téssia Maciel, Dora Montenegro e Rachel Dantas.

Text and photos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news