Em 29 de setembro a equipe pedagógica dos Science Education Centers (CECs) participou da XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, ocasião em que se formalizou a inclusão do CEC Natal nesse fórum de especialistas, que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Dora Montenegro, Diretora dos Science Education Centers (CECs), considera esse um importante espaço de interlocução com outros profissionais da educação: “Com a inclusão formal do ISD nesse Comitê, o trabalho desenvolvido nos CECs poderá contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação da educação integral”, explicou ela.
No mesmo evento, em outro momento do dia, os educadores dos CECs de Natal-RN e Macaíba-RN também participaram da I Jornada Potiguar de Educação Integral, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a Educação Integral na atualidade, contribuindo para práticas e políticas públicas que possam garantir o alcance das Metas do Plano Nacional de Educação relacionadas a essa temática. A abertura da Jornada foi feita pela Professora Márcia Gurgel, Diretora do Centro de Educação da UFRN, representando a Reitora Ângela Maria Paiva. Em sua fala, Márcia destacou a importância do debate acerca da educação integral e o diálogo entre a Universidade, Secretarias de Educação, escolas e demais setores da sociedade para a proposição de práticas integradoras.
Em seguida, houve conferência da Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, que abordou o tema “Uma Agenda para a Educação integral no Século XXI”. Durante sua fala, a educadora citou exemplos de práticas pedagógicas brasileiras diferentes das tradicionais e promoveu reflexões sobre a realidade e os desafios da Educação Integral no Brasil. No período entre 2007 e 2013, Jaqueline foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC e é autora de diversas publicações sobre Educação Integral, incluindo o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma referência nessa área.
Text and photos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.