CECs students complete the first self-assessment of 2017

Posted in 24 de May de 2017

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Texto: Ariane Mondo – Ascom ISD (Foto acima: oficina Ciência e Ambiente CEC Serrinha -BA)

De 15 a 18 de maio, todos os alunos dos Science Education Centers (CECs) estiveram envolvidos no processo de autoavaliação, um dos diferenciais desse projeto educacional do Santos Dumont Institute (ISD).

Alunos da Oficina de Ciência e Ambiente, do CEC Macaíba (RN). Foto: Divulgação CEC Macaíba
Alunos da Oficina de Ciência e Ambiente, do CEC Macaíba (RN). Foto: Divulgação CEC Macaíba

As autoavaliações dos alunos das unidades dos CECs em Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA) sempre ocorrem duas vezes por ano, próximo ao fim de cada semestre. Durante o processo, eles têm a oportunidade de se expressar sobre a aprendizagem que tiveram nas duas oficinas que frequentam, avaliando o que aprenderam de forma mais fácil e mais difícil, sempre explicando o porquê de suas respostas. Além disso, eles analisam quais conteúdos aprendidos nos CECs ajudaram no dia a dia e nas escolas regulares que frequentam. Por fim, os alunos observam quais os desafios que se apresentam para o semestre seguinte e que eles precisam transformar em conquista. Durante a autoavaliação, os alunos antigos são estimulados a interagir com os novatos e a ajudarem no processo de autoavaliação.

Erick dos Santos, de 13 anos, cursa o 7º ano do ensino fundamental e está no CEC, unidade Natal (RN), há três anos, atualmente frequentando as oficinas de ciência e robótica e ciência e química. Sobre o processo de autoavaliação, ele opina: “Acho bom, porque na escola regular a gente não pode dar opinião sobre a escola. Aqui é bom, porque a gente fala, vai melhorando e ficando melhor ainda nos anos seguintes em que outros alunos entrarão nos CECs”. Erick considera a autoavaliação uma prática que melhora a si mesmo e também à escola.

Erick e Nathalia, alunos das oficinas de Ciência e Química e Ciência e Robótica. Foto: Ariane Mondo - Ascom ISD
Erick e Nathalia, alunos das oficinas de Ciência e Química e Ciência e Robótica. Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

“Além de a gente se autoavaliar, também é possível perceber com o decorrer do tempo no que a gente melhorou. Eu era uma péssima aluna nas minhas avaliações, porque conversava bastante e eu melhorei muito depois dessa autoavaliação. Os professores falaram comigo e eu botei na consciência de que o que eu estava fazendo não era bom”, reflete a aluna Nathalia Cardoso da Silva, de 14 anos, aluna do 8º ano do ensino fundamental e aluna do CEC Natal há três anos. Ela avalia que nas oficinas do CEC os alunos podem aprender conteúdos diversos que serão levados para seu dia a dia. Mas Nathalia não esquece da importância dos intervalos: “eu gosto dos intervalos, pois aproveito muito em dialogar com os professores e alunos. O professor pode ensinar a gente na sala de aula e fora também”, conclui ela.

E para que servem as autoavaliações realizadas pelos alunos dos CECs? Segundo Walter Romero Jr, coordenador pedagógico do CEC Natal, esse processo é muito importante para que o aluno aprenda a se colocar e também possa refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem vivido nos Centros de Educação Científica. Além disso, as observações dos alunos ajudam a melhorar o funcionamento dos CECs: “Isso ampara a direção e as coordenações a analisarem o que precisa ser melhorado, o que está legal e o que pode ser mantido. Para os professores serve para verem que conteúdos não foram tão bem trabalhados e que precisam melhorar na próxima vez que sejam ofertados. Ou, por outro lado, quais assuntos foram tão bons que merecem ser mantidos”.

[/column]

[column width=”1/2″ title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Macaíba. Foto: Divulgação CEC Macaíba
Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Macaíba. Foto: Divulgação CEC Macaíba

[/column]

[column width=”1/2″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Oficina de Ciência e Biologia - CEC Natal. Foto: Ariane Mondo - Ascom ISD
Oficina de Ciência e Biologia – CEC Natal. Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Segundo Walter, foi por conta de autoavaliações mais antigas que o CEC Natal foi melhorando, como por exemplo, o funcionamento da biblioteca. Antes os alunos só podiam ler os livros enquanto estivessem nas dependências do CEC. Atualmente, o empréstimo de obras literárias a quem está regularmente matriculado é uma prática comum e que foi adotada por ter sido uma questão recorrente em autoavaliações no passado.

Após todo o processo de autorreflexão, os educadores das oficinas pedagógicas leem os escritos e todas as informações são transformadas em dados. Após a organização dos aspectos abordados, as turmas recebem nos últimos dias de aula um retorno sobre temas e inquietações gerais levantados pelos alunos nas autoavaliações.

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

::::::::::::::::::::::::

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC), e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

[/column]

[column width=”1/2″ title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Natal. Foto: Ariane Mondo - Ascom ISD
Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Natal. Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

[/column]

[column width=”1/2″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]

Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Natal. Foto: Ariane Mondo - Ascom ISD
Oficina de Ciência e Tecnologia CEC Natal. Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

[/column]

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

CECs students complete the first self-assessment of 2017

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news