ISD videos about Covid-19 compete for participation in SBPC exhibition

Posted in 10 de November de 2020

Dois vídeos produzidos pelo Instituto Santos Dumont (ISD) concorrem à exibição na Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Mostra integra as atividades da SBPC Jovem, parte da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, e recebeu inscrições de diversos estados do Brasil. Das 27 universidades e instituições de ensino e pesquisa que participam, sete – incluindo o ISD – são da região Nordeste, a maioria na disputa.

Ao todo, 58 vídeos concorrem à exibição na Mostra. Três deles serão escolhidos por um júri selecionado da SBPC e outros nove serão eleitos por votação do público, prorrogada de 20 para 24 de novembro no canal da SBPC no YouTube. A votação será feita por meio de “curtidas” nos vídeos. Para votar, é preciso estar logado no YouTube para “marcar como gostei”, ou seja, curtir os vídeos favoritos – opção disponível próxima ao botão de compartilhamento.

Clique abaixo para ver os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença, com os quais o ISD concorre (Mas, para votar neles, é preciso acessar o YouTube, nos seguintes endereços: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19 It is https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19 e curtí-los)

Os 9 vídeos mais curtidos pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Os vencedores participarão ainda de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2020. 

Entre as instituições de ensino e pesquisa concorrentes estão ainda a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Academia Brasileira de Ciências, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a PUC-MG e o Observatório Covid-19 no Brasil.

Vídeos do ISD

Os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens” (que pode ser acessado neste endereço: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19) e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença” (disponível aqui: https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19), com os quais o Instituto Santos Dumont concorre, foram produzidos por alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, com acompanhamento dos preceptores multiprofissionais do Anita.

Para Camila Simão, fisioterapeuta, preceptora multiprofissional e coordenadora da “Comissão Covid-19” do Anita/ISD – uma das três comissões criadas para atuar em demandas prioritárias no serviço em relação à pandemia – o desafio foi encarado com determinação pelos residentes, que produziram os vídeos em trabalho remoto. “Nosso objetivo era informar a população em um momento em que havia muitas dúvidas sobre a Covid-19, incentivando as pessoas a tomarem os cuidados necessários e ensinando-as a reconhecer possíveis sintomas. Essa missão foi abraçada pelos nossos residentes que aprenderam uma nova habilidade, já que a produção de vídeos como esses não era parte do conhecimento da maioria deles”, diz Camila.

O processo de produção dos vídeos levou em consideração diversas nuances do início da pandemia e a acessibilidade dos conteúdos – que foram legendados e, os dois agora inscritos na mostra da SBPC, tiveram tradução em libras. Os assuntos mais relevantes foram escolhidos e debatidos em conjunto por preceptores e alunos, através de grupos de trabalho da Comissão Covid-19, e consideraram também as dúvidas mais frequentes do público atendido pelo Anita.

“Elencamos a importância de falar da questão de higienização dos alimentos e embalagens, que era algo necessário e que não tinha tanta informação circulando. Já o vídeo sobre os sintomas respiratórios foi feito pensando em muitos dos nossos pacientes, como crianças, pessoas com deficiência ou lesões medulares que teriam que ter cuidadores e familiares bem inteirados da situação para identificar possíveis sintomas”, explica a fisioterapeuta.

ISD x Covid-19

Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, alunos, pesquisadores e preceptores do Instituto Santos Dumont se uniram em um esforço coletivo para responder a demandas da sociedade que vão desde máscaras-escudo, produzidas e doadas para proteger equipes nas unidades de saúde, até a produção de vídeos, folders, artes e ciência para mostrar à população caminhos possíveis para atravessar o momento, cuidar da saúde física e mental, denunciar a violência e tomar decisões no contexto.

No Anita, três comissões foram criadas para atuar em linhas específicas no serviço. A da Psicologia, com foco no plantão psicológico, foi incumbida de cuidar da saúde mental dos profissionais e dos usuários. A Comissão de Serviço Social, por sua vez, ficou responsável por falar dos direitos das pessoas durante a pandemia. E a Comissão Covid-19, que juntou residentes e preceptores da fonoaudiologia, fisioterapia e profissionais da terapia ocupacional e da nutrição para trabalhar questões específicas voltadas ao combate a pandemia, teve a missão de gerar informações acessíveis para usuários e a comunidade em geral no período.

O ISD passou ainda por uma adaptação inédita nos serviços durante a pandemia, quando o Anita passou a funcionar temporariamente como pronto-atendimento para casos suspeitos de Covid-19 e urgências de menor risco em gestantes e crianças.

Outras frentes de trabalho foram o combate a informações falsas, por meio de informações oficiais e científicas levantadas por alunos do mestrado em Neuroengenharia, e a produção de máscaras-escudo no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) para doação a unidades de saúde na Paraíba e no Rio Grande do Norte. 

Estratégias como a adoção de atendimento via telessaúde para manter estímulos a pacientes em reabilitação, a conscientização online sobre abuso e exploração sexual no período de isolamento e uma linha telefônica aberta à população para apoio psicológico e emocional também foram adotadas.

SAIBA MAIS SOBRE A MOSTRA DE VÍDEOS DA SBPC

A mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ tem por objetivo estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Três categorias participam: a Drops, com vídeos de até 1 minuto; a curta-metragem - a qual o Instituto Santos Dumont concorre - com produções de até 10 minutos, e a média-metragem, com vídeos de de 10 a 20 minutos. A seguir, saiba mais sobre os vídeos produzidos por alunos e preceptores do Anita/ISD, inscritos na Mostra pelo fisioterapeuta Gentil Fonseca.

ISD Explica - Dificuldades respiratórias que são alertas para a Covid

Os sintomas da #COVID-19, o novo #coronavírus, podem ser os de uma gripe comum ou ter a potência de uma pneumonia grave. Febre acompanhada de tosse, dor no tórax ou dificuldade respiratória estão entre os possíveis alertas para a doença - e pessoas com “falta de ar” são orientadas pelo Ministério da Saúde a procurar um hospital para terem o caso investigado e os cuidados de que precisam. Mas como diferenciar possíveis dificuldades para respirar causadas pela COVID-19 das geradas por outras doenças? E a que sinais pais ou cuidadores de crianças e de outras pessoas que não conseguem explicar o que estão sentindo devem estar atentos? O tema é abordado neste vídeo, o primeiro de uma série elaborada por preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência - do Instituto Santos Dumont (ISD) – com orientações para educação no contexto da pandemia. O conteúdo de estreia se baseia em recomendações do Ministério da Saúde.

Coronavírus: Como higienizar alimentos e embalagens

Você sabia que além de higienizar as mãos, é importante lavar bem alimentos e embalagens como prevenção ao novo #coronavírus? Neste vídeo, preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont (ISD), ensinam a fazer isso. As informações são baseadas em orientações nutricionais para o enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Sociedade Brasileira de Diabetes, da International Society for Immunonutrition, da Associação Brasileira de Nutrição e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Text:  Renata Moura – Journalist – and Kamila Tuenia – Journalism Student / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD videos about Covid-19 compete for participation in SBPC exhibition

Dois vídeos produzidos pelo Instituto Santos Dumont (ISD) concorrem à exibição na Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Mostra integra as atividades da SBPC Jovem, parte da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, e recebeu inscrições de diversos estados do Brasil. Das 27 universidades e instituições de ensino e pesquisa que participam, sete – incluindo o ISD – são da região Nordeste, a maioria na disputa.

Ao todo, 58 vídeos concorrem à exibição na Mostra. Três deles serão escolhidos por um júri selecionado da SBPC e outros nove serão eleitos por votação do público, prorrogada de 20 para 24 de novembro no canal da SBPC no YouTube. A votação será feita por meio de “curtidas” nos vídeos. Para votar, é preciso estar logado no YouTube para “marcar como gostei”, ou seja, curtir os vídeos favoritos – opção disponível próxima ao botão de compartilhamento.

Clique abaixo para ver os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença, com os quais o ISD concorre (Mas, para votar neles, é preciso acessar o YouTube, nos seguintes endereços: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19 It is https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19 e curtí-los)

Os 9 vídeos mais curtidos pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Os vencedores participarão ainda de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2020. 

Entre as instituições de ensino e pesquisa concorrentes estão ainda a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Academia Brasileira de Ciências, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a PUC-MG e o Observatório Covid-19 no Brasil.

Vídeos do ISD

Os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens” (que pode ser acessado neste endereço: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19) e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença” (disponível aqui: https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19), com os quais o Instituto Santos Dumont concorre, foram produzidos por alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, com acompanhamento dos preceptores multiprofissionais do Anita.

Para Camila Simão, fisioterapeuta, preceptora multiprofissional e coordenadora da “Comissão Covid-19” do Anita/ISD – uma das três comissões criadas para atuar em demandas prioritárias no serviço em relação à pandemia – o desafio foi encarado com determinação pelos residentes, que produziram os vídeos em trabalho remoto. “Nosso objetivo era informar a população em um momento em que havia muitas dúvidas sobre a Covid-19, incentivando as pessoas a tomarem os cuidados necessários e ensinando-as a reconhecer possíveis sintomas. Essa missão foi abraçada pelos nossos residentes que aprenderam uma nova habilidade, já que a produção de vídeos como esses não era parte do conhecimento da maioria deles”, diz Camila.

O processo de produção dos vídeos levou em consideração diversas nuances do início da pandemia e a acessibilidade dos conteúdos – que foram legendados e, os dois agora inscritos na mostra da SBPC, tiveram tradução em libras. Os assuntos mais relevantes foram escolhidos e debatidos em conjunto por preceptores e alunos, através de grupos de trabalho da Comissão Covid-19, e consideraram também as dúvidas mais frequentes do público atendido pelo Anita.

“Elencamos a importância de falar da questão de higienização dos alimentos e embalagens, que era algo necessário e que não tinha tanta informação circulando. Já o vídeo sobre os sintomas respiratórios foi feito pensando em muitos dos nossos pacientes, como crianças, pessoas com deficiência ou lesões medulares que teriam que ter cuidadores e familiares bem inteirados da situação para identificar possíveis sintomas”, explica a fisioterapeuta.

ISD x Covid-19

Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, alunos, pesquisadores e preceptores do Instituto Santos Dumont se uniram em um esforço coletivo para responder a demandas da sociedade que vão desde máscaras-escudo, produzidas e doadas para proteger equipes nas unidades de saúde, até a produção de vídeos, folders, artes e ciência para mostrar à população caminhos possíveis para atravessar o momento, cuidar da saúde física e mental, denunciar a violência e tomar decisões no contexto.

No Anita, três comissões foram criadas para atuar em linhas específicas no serviço. A da Psicologia, com foco no plantão psicológico, foi incumbida de cuidar da saúde mental dos profissionais e dos usuários. A Comissão de Serviço Social, por sua vez, ficou responsável por falar dos direitos das pessoas durante a pandemia. E a Comissão Covid-19, que juntou residentes e preceptores da fonoaudiologia, fisioterapia e profissionais da terapia ocupacional e da nutrição para trabalhar questões específicas voltadas ao combate a pandemia, teve a missão de gerar informações acessíveis para usuários e a comunidade em geral no período.

O ISD passou ainda por uma adaptação inédita nos serviços durante a pandemia, quando o Anita passou a funcionar temporariamente como pronto-atendimento para casos suspeitos de Covid-19 e urgências de menor risco em gestantes e crianças.

Outras frentes de trabalho foram o combate a informações falsas, por meio de informações oficiais e científicas levantadas por alunos do mestrado em Neuroengenharia, e a produção de máscaras-escudo no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) para doação a unidades de saúde na Paraíba e no Rio Grande do Norte. 

Estratégias como a adoção de atendimento via telessaúde para manter estímulos a pacientes em reabilitação, a conscientização online sobre abuso e exploração sexual no período de isolamento e uma linha telefônica aberta à população para apoio psicológico e emocional também foram adotadas.

SAIBA MAIS SOBRE A MOSTRA DE VÍDEOS DA SBPC

A mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ tem por objetivo estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Três categorias participam: a Drops, com vídeos de até 1 minuto; a curta-metragem - a qual o Instituto Santos Dumont concorre - com produções de até 10 minutos, e a média-metragem, com vídeos de de 10 a 20 minutos. A seguir, saiba mais sobre os vídeos produzidos por alunos e preceptores do Anita/ISD, inscritos na Mostra pelo fisioterapeuta Gentil Fonseca.

ISD Explica - Dificuldades respiratórias que são alertas para a Covid

Os sintomas da #COVID-19, o novo #coronavírus, podem ser os de uma gripe comum ou ter a potência de uma pneumonia grave. Febre acompanhada de tosse, dor no tórax ou dificuldade respiratória estão entre os possíveis alertas para a doença - e pessoas com “falta de ar” são orientadas pelo Ministério da Saúde a procurar um hospital para terem o caso investigado e os cuidados de que precisam. Mas como diferenciar possíveis dificuldades para respirar causadas pela COVID-19 das geradas por outras doenças? E a que sinais pais ou cuidadores de crianças e de outras pessoas que não conseguem explicar o que estão sentindo devem estar atentos? O tema é abordado neste vídeo, o primeiro de uma série elaborada por preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência - do Instituto Santos Dumont (ISD) – com orientações para educação no contexto da pandemia. O conteúdo de estreia se baseia em recomendações do Ministério da Saúde.

Coronavírus: Como higienizar alimentos e embalagens

Você sabia que além de higienizar as mãos, é importante lavar bem alimentos e embalagens como prevenção ao novo #coronavírus? Neste vídeo, preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont (ISD), ensinam a fazer isso. As informações são baseadas em orientações nutricionais para o enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Sociedade Brasileira de Diabetes, da International Society for Immunonutrition, da Associação Brasileira de Nutrição e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Text:  Renata Moura – Journalist – and Kamila Tuenia – Journalism Student / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news